Cléber Machado é contratado pela Record uma semana após ser demitido da Globo
Apenas oito dias depois de ser demitido da Globo, Cléber Machado foi contratado pela Record. O narrador de 61 anos comandará as transmissões dos jogos da final do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Água Santa. Inicialmente, o o acordo assinado nesta quinta-feira (30/3) será pontual. As partidas decisivas da competição acontecem em 2 e 9 de abril e vão ao ar para todo o Brasil. Em um vídeo publicado nas redes sociais da Record, Machado agradeceu a oportunidade e comentou sobre a sua experiência narrando partidas do Campeonato Paulista: “Se você me perguntar quantos jogos do Campeonato Paulista eu já transmiti, eu não sei. E quantas finais de Campeonato Paulista eu já fiz? Eu não lembro também. Mas a próxima final de Paulistão que eu vou transmitir eu sei: no time da Record”, comemorou o jornalista. Lucas Pereira, então narrador das partidas do Paulistão na Record, foi retirado da função e será comentarista nas finais. Completam o time o ex-jogador Dodô e o ex-árbitro Renato Marsiglia, que foi colega de Cléber Machado na Globo durante quase 20 anos. Cleber também falou sobre a possibilidade de aceitar um possível convite para trabalhar em uma emissora concorrente, especialmente a Record: “Como diria a garotada: estou na pista. Tem algumas conversas, algumas possibilidades rolando”, afirmou sem dar detalhes. No mercado esportivo, cogitou-se que Cléber Machado poderia ser um reforço da Band para as transmissões da Série B do Campeonato Brasileiro. A emissora do Morumbi, no entanto, não pretende contratar ninguém e tende a usar o time que já tem para os jogos do torneio que comprou até 2024. Cléber Machado foi dispensado da Rede Globo depois de 35 anos de trabalho na emissora. O narrador foi um dos principais nomes das transmissões esportivas do canal ao lado de Galvão Bueno e Luis Roberto. Cleber Machado já está preparado para a final do Paulistão na tela da #RecordTV ⚽ O primeiro jogo você acompanha neste domingo (2), às 15h30 #PaulistãoNaRecord pic.twitter.com/404C1JUvpj — Record TV (@recordtvoficial) March 30, 2023
Cléber Machado é dispensado da Globo após 35 anos na emissora
Cléber Machado foi dispensado da rede Globo na quarta (22/3) depois de 35 anos de trabalho na emissora. O narrador foi um dos principais nomes das transmissões esportivas da Globo, ao lado de Galvão Bueno e Luis Roberto. “O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro”, disse a Globo em comunicado oficial. “Nos últimos 35 anos, Cleber Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro. Sua história profissional se mistura à história do esporte da Globo e, além de futebol, automobilismo, basquete, vôlei, atletismo, entre outras modalidades, ele mostrou versatilidade ao atuar também como apresentador e comentarista em programas da TV Globo e do SporTV e ao ancorar transmissões de desfiles de Carnaval”. “Grande profissional, Cleber esteve presente nos principais eventos esportivos nacionais e internacionais ao longo das últimas décadas e contribuiu para alimentar a paixão do brasileiro pelo esporte, especialmente o futebol. O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro”, finalizou a emissora. O locutor esportivo começou a trabalhar na Globo em 1988. Participou da implantação da antiga TV Vale do Paraíba — hoje TV Vanguarda, afiliada da rede Globo em São José dos Campos. Na época, ele se dividia entre os blocos locais do “Globo Esporte” e do “Esporte Espetacular” de São Paulo. Iniciou a narração de partidas de futebol em 1989, transmitindo um jogo da Copa do Brasil em que o Corinthians venceu o Tiradentes de Brasília por 5 a 0. Nessa época, Cleber também narrou pela primeira vez uma corrida de Fórmula 1, um Grande Prêmio do México, disputado no circuito Hermanos Rodríguez. Sua primeira cobertura de Jogos Olímpicos foi em 1992. Na ocasião, integrou a equipe enviada pela Globo à Espanha. Narrou diversas modalidades, como basquete, vôlei, atletismo e boxe. Em 2003, estreou como apresentador do “Arena”, do SporTV. Nos anos seguintes, venceu três vezes o prêmio Comunique-se de melhor narrador esportivo — ano sim, ano não: em 2004, 2006 e 2008. Além das transmissões esportivas, desde 1999 ele começou a participar também da cobertura do Carnaval. De 2002 a 2009, narrou o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, primeiro ao lado de Maria Beltrão, depois, com Glenda Koslowski. A partir de 2010, passou a narrar com Mariana Godoy as transmissões dos desfiles de São Paulo. Em 2012, fez uma participação especial na novela “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, narrando jogos do Flamengo, time do protagonista Tufão, vivido por Murilo Benício. Um momento de sua carreira, porém, é sempre lembrado, mas não exatamente por uma vitória: o bordão “Hoje não, hoje sim!”. Surgiu durante o histórico GP da Áustria de 2002, quando Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher ficar com a primeira posição, entregando a primeira posição nos metros finais, por ordem da Ferrari. A transmissão ficou marcada em sua trajetória.
Globo anuncia fim da Central do Apito e demite ex-árbitros
Após perder o monopólio das transmissões esportivas, a Rede Globo anunciou mais um corte drástico em sua programação. O quadro Central do Apito, criado em 2018, foi encerrado e a presença de ex-árbitros nas transmissões dos jogos também chegou ao fim. Em nota, a emissora confirmou a demissão de Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo, casal de ex-árbitros que participava das transmissões e entradas ao vivo do canal: “A Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”, diz o texto. A Globo ainda alega que o VAR (o árbitro de vídeo) tornou obsoleta a presença de comentaristas de arbitragem – prática que a emissora lançou, ainda no final dos anos 1980, com Arnaldo Cézar Coelho. “Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo não fazem mais parte do time de esporte da Globo. Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos”, disse a emissora em comunicado. Central do Apito era alvo de muitas críticas. O quadro era conhecido entre os telespectadores como “Central do Amigo” por sempre “passar pano” para o erro do juízes. Curiosamente, a decisão coincide com a ida de Galvão Bueno para o YouTube, onde o veterano narrador apresentará um amistoso da seleção brasileira justamente na companhia do comentarista de arbitragem Arnaldo Cézar Coelho, além de Casagrande e Tino Marcos. “Vou estar com amigos que, durante os mais de 41 anos da minha história na Globo, formaram parte fundamental do time que me acompanhou. Desde o ano passado eu venho dizendo que não estava fechando um livro, mas apenas virando uma página. Sou muito grato a tudo que a Globo me deu e proporcionou. Mas, no digital, chegou a hora de começar essa nova etapa”, comentou Galvão.
Galvão Bueno estreia canal no YouTube com Arnaldo, Casagrande e Tino Marcos
Galvão Bueno está de volta. Ao se despedir da Globo durante a Copa do Qatar, o locutor lamentou que seu último jogo narrando a seleção brasileira terminasse em derrota, mas aquela fatídica partida não será a última narração de Galvão de uma partida do time canarinho. Depois de 41 anos à frente das transmissões do futebol da TV Globo, Galvão Bueno vai estrear no YouTube no próximo dia 25. A primeira transmissão do Canal GB (obviamente, as iniciais do narrador) mostrará o amistoso entre Brasil e Marrocos. Retomando antigas parcerias de sucesso, o locutor convidou Arnaldo Cézar Coelho, Casagrande e Tino Marcos para estarem ao seu lado durante a estreia do seu canal. Os três deixaram a Globo antes dele: Arnaldo saiu logo após a Copa da Rússia, em 2018, e se aposentou. Tino deixou o canal em 2021, e Casagrande, há menos de um ano. João Pedro Paes Leme publicou o aviso anúncio sobre a novidade em suas redes sociais. A iniciativa acontece graças a uma parceria da CBF com a Play9, empresa de Felipe Neto e João Pedro Paes Leme, que adquiriu os direitos de transmissão das partidas da seleção brasileira para o novo canal de Galvão na internet. A estreia recebeu elogios calorosos de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, que festeja a chegada de “novos players” ao mercado do futebol brasileiro: “A CBF está orgulhosa em ter a partida do Brasil contra o Marrocos como a primeira transmissão do canal. Quem ganha é o futebol brasileiro e o torcedor brasileiro”.
Galvão Bueno narrou último jogo, mas não se aposentou. Saiba o que vem a seguir
A rede Globo fez uma grande festa para a despedida de Galvão Bueno como narrador de futebol ao longo deste domingo (18/12). E as seleções da Argentina e da França contribuíram com muitos gols e um final eletrizante de Copa do Mundo no Catar. Mas apesar do tom de aposentadoria, o veterano locutor esportivo de 72 anos não vai sair de cena tão cedo. Está apenas entrando numa nova fase da carreira. Há poucos dias, Galvão assinou um novo contrato com a Globo, para continuar a parceria marcante com a emissora em outras atividades. No novo acordo entre as partes, o principal papel de Galvão nos próximos dois anos será realizar chamadas institucionais e esportivas na TV aberta. O contrato também prevê a participação do narrador em um programa por ano na Globo. Ele também será foco de um documentário da Globoplay, que trará detalhes de suas 13 coberturas de Copa do Mundo – desde 1974. Válido até 2024, esse novo acordo não possui exclusividade. Portanto, Galvão poderá fechar projetos com outras empresas, como serviços de streaming, e até lançar um canal independente no YouTube, como Casimiro Miguel. Esse detalhe foi exigência do locutor, que parece já ter planos em andamento. Além disso, ele pretende apresentar projetos para a área de entretenimento da Globo, como programas de entrevistas e de variedades. Mais novidades devem surgir em breve.



