Guillermo Del Toro vence o prêmio do Sindicato dos Diretores dos EUA

Guillermo Del Toro vence o prêmio do Sindicato dos Diretores dos EUA

O cineasta mexicano Guillermo Del Toro foi considerado o Melhor Diretor do ano, na premiação do sindicato da categoria dos Estados Unidos, por seu novo filme de monstro “A Forma da Água”. […]

O cineasta mexicano Guillermo Del Toro foi considerado o Melhor Diretor do ano, na premiação do sindicato da categoria dos Estados Unidos, por seu novo filme de monstro A Forma da Água”.

Ele concorria com Greta Gerwig (“Lady Bird”), Martin McDonagh (“Três Anúncios para um Crime”), Christopher Nolan (“Dunkirk”) e Jordan Peele (“Corra!”). E a vitória no DGA Awards ratifica seu favoritismo ao Oscar 2018.

“A Forma da Água” já havia vencido o prêmio do Sindicato dos Produtores como Melhor Filme do ano e tem 13 indicações ao Oscar.

Mas o maior desafio do longa será vencer a desconfiança de plágio, após ser acusado de copiar a peça de teatro “Let Me Hear You Whisper”, escrita por Paul Zindel (1936–2003), vencedor do prêmio Pulitzer. Isto deve tirar pelo menos um Oscar de Del Toro: o de Melhor Roteiro Original.

A polêmica fortalece Jordan Peele, que também foi premiado no DGA Awards, como Melhor Diretor Estreante por “Corra!”. Ele concorre diretamente com Del Toro em três categorias do Oscar: Melhor Filme, Direção e justamente Roteiro Original.

Na disputa das séries de TV, os prêmios foram para duas mulheres: Reed Morano, por “The Handmaid’s Tale”, reprisando sua premiação no Emmy 2007, e Beth McCarthy-Miller, por “Veep”. Além delas, a neozelandesa Niki Caro foi reconhecida por “Anne”, na categoria de Programa Infantil.

O cineasta Jean‑Marc Vallee completa a lista das obras de ficção, premiado por Big Little Lies”, na categoria de Telefilme ou Série Limitada.

Confira abaixo a lista completa dos premiados abaixo.

Vencedores do DGA Awards 2018

Melhor Direção de Cinema
Guillermo Del Toro – “A Forma da Água”

Melhor Diretor Estreante
Jordan Peele – “Corra!”

Melhor Direção de Documentário
Matthew Heineman – “City of Ghosts”

Melhor Direção de Série Dramática
Reed Morano – “The Handmaid’s Tale: Offred”

Melhor Direção de Série de Comédia
Beth McCarthy-Miller – “Veep: Chicklet”

Melhor Direção de Telefilme ou Série Limitada
Jean‑Marc Vallee – “Big Little Lies”

Melhor Direção de Programa Infantil
Niki Caro – “Anne: Your Will Shall Decide Your Destiny”

Melhor Direção de Programa de Variedades
Don Roy King – “Saturday Night Live”

Melhor Direção de Especial de Variedades
Glenn Weiss – “The 89th Annual Academy Awards”

Melhor Direção de Reality Show
Brian Smith – “MasterChef”