The Weeknd libera música de “Avatar: O Caminho da Água”
O cantor The Weeknd disponibilizou a música “Nothing Is Lost (You Give Me Strength)” nas plataformas musicais. O novo lançamento integra a trilha sonora do filme “Avatar: O Caminho da Água”, que chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira (15/12). O arranjo eletrônico-progressivo com inclusão de coro de vozes processadas chega a lembrar as produções de Peter Gabriel nos anos 1980. A letra fala sobre “um amor que é mais forte que os poderes e os exércitos de seus inimigos”, refletindo a trama, que traz o casal Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña) tentam proteger sua família da ameaça dos exércitos da Terra.
Jennifer Coolidge diz que Ariana Grande foi responsável por seu sucesso atual
Jennifer Coolidge, que viveu a extravagante bilionária Tanya McQuoid em “The White Lotus”, disse que o sucesso da atual fase de sua carreira se deve à Ariana Grande. Vencedora do Emmy deste ano por seu papel na série da HBO, a atriz afirmou, em um encontro com a cantora para a revista Entertainment Weekly, que sua carreira estava “estagnada”, mas voltou a deslanchar após o convite para participar do clipe de “Thank u, next”, de Ariana, em 2018. “Sim, eu fiz ‘White Lotus’ e minha vida mudou. Mas realmente acredito que esse movimento começou com você me pedindo para participar do vídeo de ‘Thank U, Next'”, disse para Ariana. “Depois dali, participei do filme ‘Bela Vingança’ (2020) e tudo mais. E foi você quem instigou tudo isso. Se você não tivesse me colocado no seu clipe, não acho que estaria aqui onde estou”. Ariana rebateu, rindo: “Essa foi a coisa mais falsa que já ouvi na minha vida”. A cantora é fã declarada de Jennifer Cooligde, e chamou atenção da atriz ao fazer imitações de sua personagem no filme “Legalmente Loira”, a manicure Paulette, amiga da protagonista Elle Woods (interpretada por Reese Witherspoon), numa participação no talk show de Jimmy Fallon em 2018. Pouco depois, Coolidge também foi ao programa de Fallon e contou como aquela imitação a levou a conhecer Ariana. “Eu estava passando por uma ‘zona morta’ na minha carreira e a imitação da Ariana no seu programa foi o começo de tudo. Uma amiga minha que tem a idade dela me disse: ‘Você deveria mandar uma mensagem para Ariana e elogiar a imitação’. Por ela ter milhões de seguidores, pensei que eu fosse ser respondida por robôs”, relatou Coolidge. Mas, para sua surpresa, a própria Ariana respondeu. “Eu fiz isso, a resposta veio, e, em seguida, eu estava indo para a casa dela, me preparando para uma prova de guarda-roupa para ‘Thank u, next’”. No clipe, a atriz reinterpretou Paulette, a manicure de “Legalmente Loira”. Coolidge também é conhecida pelos cinéfilos como a mãe de Stifler (Seann William Scott) de “American Pie” (1999), outro papel marcante de sua carreira. Ela encerrou sua participação em “The White Lotus” no domingo passado (11/12), com o final da 2ª temporada da atração, num desempenho elogiadíssimo que segue rendendo muitos memes nas redes sociais. Lembre abaixo o clipe de “Thank u, next”, em que Ariana Grande referencia vários sucessos do cinema dos anos 2000.
Angelo Badalamenti, compositor de “Twin Peaks”, morre aos 85 anos
O compositor Angelo Badalamenti, que fez parcerias marcantes com o cineasta David Lynch em obras como “Veludo Azul” (1986), “Twin Peaks” (1990-91) e “Cidade dos Sonhos” (2001), morreu no último domingo (11/12) em sua casa em Nova Jersey, EUA, de causas naturais aos 85 anos. Compositor de formação clássica, Badalamenti também colaborou com diversos cantores em praticamente todos os gêneros musicais ao longo da sua carreira. Algumas das suas principais parcerias foram com Julee Cruise, Nina Simone, David Bowie, Paul McCartney, Liza Minnelli, Anthrax, Tim Booth e LL Cool J. Nascido em 22 de março de 1937 no Brooklyn, em Nova York, Badalamenti estudou música na Eastman School of Music e na Manhattan School of Music, onde fez mestrado, antes de iniciar sua carreira profissional como professor de música, pianista e compositor. Seus primeiros trabalhos no cinema foram as trilhas de “A Guerra de um Homem” (1973) e “Law and Disorder” (1974). A colaboração com Lynch começou em 1986, quando o diretor o contratou como treinador vocal da estrela do “Veludo Azul”, Isabella Rossellini, que deveria cantar no filme. A parceria funcionou e Badalamenti acabou fazendo a trilha sonora do longa e escreveu a música “Mysteries of Love” com o diretor. Isso abriu muitas portas na sua carreira, levando Badalamenti a compor temas para obras tão distintas quanto “A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos” (1987), “Férias Frustradas de Natal” (1989), “Nu em Nova York” (1993), “Secretária” (2002) e “Cabana do Inferno” (2002) Ele também compôs a música de abertura das Olimpíadas de 1992, em Barcelona. Mesmo com a carreira prolífica, Badalamenti nunca abandonou a parceria com Lynch. Eles trabalharam juntos em “Coração Selvagem” (1990), “Estrada Perdida” (1997), “Uma História Real” (1999), “Cidade dos Sonhos” (2001) e até no curta “Rabbits” (2002). Mas o marco dessa colaboração aconteceu na série “Twin Peaks” (1990-1991), que rendeu um Grammy ao compositor, além de sucesso nas paradas musicais com o hit “Falling”, cantado por Julee Cruise em cena da atração televisiva. “Eu sento com Angelo e converso com ele sobre uma cena e ele começa a tocar essas palavras no piano”, Lynch disse ao The New York Times em 2005, explicando a parceria criativa dos dois. “Às vezes, até nos reuníamos e inventávamos coisas no piano, e antes que você percebesse, isso nos levava à ideia de uma cena ou um personagem.” “Quando começamos a trabalhar juntos, tivemos uma espécie de afinidade instantânea – eu não sabendo nada sobre música, mas muito interessado em clima e efeitos sonoros”, contou o diretor. “Percebi muitas coisas sobre efeitos sonoros e música trabalhando com Angelo, como eles são próximos um do outro.” Badalamenti acrescentou que “os visuais de David são muito influenciados pela música. O andamento da música o ajuda a definir o andamento dos atores e seus diálogos e como eles se movem. Ele se sentava ao meu lado em um teclado, descrevendo o que estava pensando enquanto eu improvisava a partitura. Quase todo ‘Twin Peaks’ foi escrito sem que eu visse um único frame, pelo menos no episódio piloto.” O compositor esteve envolvido tanto na série original, quanto nos seus derivados: o filme “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer” (1992) e o revival “Twin Peaks: O Retorno” (2017). Ele também firmou relações fortes com outros diretores consagrados, em especial Paul Schrader, com quem trabalhou em quatro filmes (em “Uma Estranha Passagem em Veneza”, “Marcas da Vingança”, “Auto Focus” e “Domínio”), além de Jean-Pierre Jeunet (“Ladrão de Sonhos” e “Eterno Amor”), Jane Campion (“Fogo Sagrado!”), Danny Boyle (“A Praia”) e o brasileiro Walter Salles (“Água Negra”). Em uma entrevista de 2018, Badalamenti explicou como criou o célebre “tema de Laura Palmer” para “Twin Peaks”. “David veio ao meu pequeno escritório em frente ao Carnegie Hall e disse: ‘Tive uma ideia para uma série. Ele se sentou ao meu lado no teclado [do piano] e disse: ‘Eu não gravei nada, mas é como se você estivesse em uma floresta escura com uma coruja ao fundo e uma nuvem sobre a lua e os sicômoros soprando muito suavemente.” “Comecei a pressionar as teclas para o acorde de abertura de ‘Twin Peaks Love Theme’, porque era o som daquela escuridão. Ele disse: ‘Uma linda garota problemática está saindo da floresta, caminhando em direção à câmera…’ Toquei os sons que ele inspirou. ‘E ela se aproxima e chega ao clímax e…’ Continuei com a música enquanto ele continuava a história. ‘E a partir disso, nós a deixamos voltar para a floresta escura.’ “As notas simplesmente saíram. David ficou atordoado, assim como eu. Os cabelos de seus braços estavam arrepiados e ele tinha lágrimas nos olhos: ‘Eu vejo ‘Twin Peaks’. Eu consegui.’ Eu disse: ‘Vou para casa trabalhar nisso.’ ‘Trabalhar nisso?! Não mude uma nota’. E é claro que nunca mudei.” Confira abaixo o tema de Laura Palmer, a música de abertura de “Twin Peaks” e a gravação com vocais de Julee Cruise, cantora que morreu em junho passado. Para completar, o último vídeo traz o arranjo de Badalamenti para a versão de “Blue Velvet” cantada por Isabella Rossellini no filme “Veludo Azul”.
Confira os 50 melhores clipes indies de novembro
A seleção com clipes indies de novembro é das mais ecléticas já reunidas por aqui, com uma variedade extensa de tendências – dark wave eletrônica, pós-punk barulhento, balada dreampop, hardcore ultrarrápido e até ska. Entre os destaques, não há como ignorar Black Belt Eagle Scout, o projeto da cantora-guitarrista queer e nativo-americana Katherine Paul, que dá à expressão “som de indie” uma ressignificação e tanto. E para citar outra banda americana, a lista também registra a ascensão do trio feminino Hello Mary, que deixou de ser promessa para virar sensação no circuito indie de Nova York sem ter lançado ainda seu álbum de estreia. Como sempre, os vídeos são organizados por ordem de afinidade sonora numa playlist – para ver na Smart TV, busque Transmitir na aba de configurações do Chrome ou Mais Ferramentas/Transmitir etc no Edge. Alguns vídeos são um pouco mais antigos (setembro e outubro) para encaixar na sequência das faixas e ressaltar a impressão de videotecagem. Experimente ouvir sem saltar as faixas na versão Premium do YouTube (sem interrupções de anúncios).
Karol Conká e Lucas Penteado esquecem brigas em primeiro encontro pós-“BBB 21”
A cantora Karol Conká e o ator Lucas Penteado se reencontraram pela primeira vez após as brigas no “BBB 21”, que levaram a desistência do artista do reality show. Em seu perfil do Instagram, Lucas compartilhou um vídeo, no qual aparece no Festival Batekoo em que Karol se apresentou na noite de sábado (11/12), visitando o camarim da cantora e subindo no palco com ela. “Foi simplesmente um dia inesquecível”, ele escreveu na legenda da publicação. Nos comentários, os fãs se surpreenderam com o encontro. “Perdoar é um ato nobre”, afirmou um seguidor. “Queria ter a sua maturidade”, disse outro. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Lucas Koka Penteado (@lucaskokapenteado)
Lady Gaga imita dança de “Wandinha” em vídeo viral
Lady Gaga pegou carona no sucesso de “Wandinha” para lançar um vídeo viral no Tiktok. A cantora aproveitou a fama da plataforma de dancinhas para imitar a dança de Jenna Ortega na série, só que se quebrando ao som de sua música “Bloody Mary”. Longe de ser um psychobilly gótico como “Goo Goo Muck”, a 8ª faixa do disco “Born This Way”, lançado por Gaga em 2011, já tinha sido transformada em viral após ser escolhida aleatoriamente por fãs da cantora para substituir o clássico dos Cramps num vídeo da mesma dança, na semana passada. E graças a essa iniciativa, “Bloody Mary”, que nunca foi single, acabou aparecendo nas paradas do Spotify nos últimos dias. Gaga agora completa o círculo, aparecendo ela mesma fazendo a dança ao som da música. A coreografia original foi criada pela própria Jenna Ortega durante a gravação. E ela também revelou que estava com covid-19 quando fez a cena. Lançada em 23 de novembro na Netflix, “Wandinha” é atualmente a terceira série em inglês mais vista de todos os tempos na Netflix. BLOODY WEDNESDAY @ladygaga pic.twitter.com/oFZPLAGhTq — interscope (@Interscope) December 9, 2022
Filme da banda Bee Gees troca diretor pela terceira vez
A diretora Lorene Scafaria (“As Golpistas”) foi contratada pelo estúdio Paramount para assumir o comando da cinebiografia da banda Bee Gees. Ela vai substituir John Carney (“Apenas uma Vez”), que citou conflito de agenda para abandonar o projeto. Curiosamente, Carney já era o substituto de Kenneth Branagh (vencedor do Oscar 2020 de Melhor Roteiro Original por “Belfast”), que também deixou o projeto alegando conflitos de agenda. Boatos de bastidores afirmam que a produção enfrenta dificuldades com os responsáveis pelo espólio da banda, que estaria tentando controlar todos os aspectos da produção. Mas fontes do Deadline refutam essa informação, sem, entretanto, dar outra explicação para tantas mudanças. A equipe de produção, liderada por Graham King, é a mesma do premiado “Bohemian Rhapsody”, que contou com supervisão constante dos músicos da banda Queen. No novo filme, quem acompanha de perto o projeto é Barry Gibb, último dos três irmãos da banda que permanece vivo – após a morte de Maurice em 2003 e de Robin em 2012. Scafaria, terceira diretora do filme, vai trabalhar com o roteiro mais recente, escrito por John Logan (“007 – Operação Skyfall”). O longo pretende mostrar o começo humilde dos irmãos Barry, Maurice e Robin Gibb na Austrália, durante os anos 1960, acompanhando sua jornada para se tornar um fenômeno pop mundial com o sucesso da trilha sonora do filme “Embalos de Sábado à Noite” (Saturday Night Fever) em 1977.
Taylor Swift assina contrato para dirigir seu primeiro filme
A cantora Taylor Swift fechou contrato para estrear como diretora de cinema. Ela vai comandar um filme para o estúdio Searchlight Pictures, divisão da Disney responsável por vencedores do Oscar como “Nomadland” (2020) e “A Forma da Água” (2017). “Taylor é uma artista e contadora de histórias única. É uma alegria e um privilégio colaborar com ela enquanto embarca em uma nova jornada criativa”, destacou a nota oficial do estúdio, assinada por David Greenbaum e Matthew Greenfield, presidentes da Searchlight. O projeto ainda não título nem previsão de estreia, mas se trata de um roteiro original da própria cantora. Atualmente, Taylor tenta emplacar uma indicação ao Oscar de Melhor Curta para seu videoclipe “All Too Well: The Short Film”, estrelado por Dylan O’Brien (“Maze Runner”) e Sadie Sink (“Stranger Things”). O clipe já lhe rendeu o prêmio de Melhor Direção no MTV Video Music Awards – além de conquistar a estatueta do astronauta de Melhor Vídeo de 2022 e Melhor Vídeo Longo na premiação.
Céline Dion revela doença que pode transformá-la em “estátua humana”
A cantora Céline Dion revelou nesta quinta-feira (8/12) que está sofrendo com uma doença neurológica rara, identificada como síndrome da pessoa rígida (SPR). Em vídeo, a artista disse que o estágio da doença é avançado e que está correndo risco de se transformar numa “estátua humana”. Segundo a cantora, a descoberta da doença foi o motivo principal para o cancelamento de sua turnê mundial, que estava prevista para setembro deste ano. A condição autoimune rara da cantora é conhecida pelo impedimento dos movimentos corporais e também da fala. “Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo, e tem sido muito difícil para mim enfrentar estes desafios e falar sobre tudo o que tenho passado…”, disse a cantora em vídeo publicado nas suas redes sociais. “Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária, às vezes causando dificuldades quando ando e não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar do jeito que estou acostumada. Dói dizer a vocês hoje que isso significa que não estarei pronta para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro”, lamentou. No comunicado, Céline deu detalhes sobre a doença e os tratamentos, além de agradecer o carinho do público. “Quero agradecer muito por suas mensagens, amor e apoio em minhas redes sociais. Isto significa muito para mim. Cuidem-se. Fiquem bem. Eu amo muito vocês e realmente espero poder vê-los novamente em breve”, concluiu. A artista canadense já vinha relatando problemas de saúde relacionados com a doença desde novembro de 2021. No ano passado, ela adiou um show em Las Vegas devido aos “espasmos musculares severos e persistentes” que sofria. Um parente da cantora contou à revista Here que Céline não conseguia nem mesmo sair da cama. “Ela não consegue mais se levantar da cama, nem se mover, nem andar. Ela sofre de dores nas pernas e pés que a paralisam. Ela está muito fraca e perdeu muito peso”, relatou o parente não identificado. “É uma doença que pode exigir uma longa convalescença. Se as coisas não melhorarem, ela pode ficar afastada por vários meses ou até um ano. Porque seus sintomas são mais preocupantes do que o esperado”, acrescentou. Recentemente, os fãs espalharam teorias de que Céline estivesse doente após aparecer magra em aparições públicas. No vídeo, ela explica que não se sentiu confortável em falar sobre o assunto por um longo tempo. A boa notícia é que a maior parte dos pacientes diagnosticados se recuperam após tratamento com medicamentos ou transfusão de plasma. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Céline Dion (@celinedion)
Caixa e Gusttavo Lima se pronunciam após notícia de sigilo de 100 anos: “Fake news”
A Caixa Econômica Federal e o cantor Gusttavo Lima emitiram notas de esclarecimento após a publicação da notícia de que o cachê milionário do artista para participar de uma campanha da Mega-Sena teria sido colocado em sigilo de 100 anos por Jair Bolsonaro. O banco nega qualquer sigilo sobre seus gastos com publicidade e Gusttavo Lima se diz vítima de fake news. Já a Presidência da República afirmou que não se manifestaria sobre o assunto. A denúncia se originou no site Momento Country, especializado em música sertaneja. De acordo com a informação, a Caixa Econômica Federal desembolsou mais de R$ 10 milhões na campanha da Mega-Sena da Virada. Entretanto, a destinação e o uso de verba não teriam sido especificados no Portal da Transparência. E agora estariam em sigilo. O banco, porém, afirma que todos seus gastos com cachês estão nos relatórios de publicidade. Entretanto, não respondeu o valor pago ao cantor mesmo depois de ser questionado mais de uma vez por diferentes portais. Segundo apurações independentes, Gusttavo Lima teria recebido R$ 1,1 milhão. Entretanto, a quantia não está em sigilo. Ela aparece no relatório de gastos da Caixa de janeiro de 2021, em que há uma anotação de pagamento desse total através da agência Nova S/B. O dinheiro foi para a conta da Balada Eventos e Produções, empresa do cantor, para cobrir os direitos de imagem do artista e outros serviços, como a composição de música produzida para a campanha. A contratação de Gusttavo Lima segue estratégia da Caixa de buscar nomes fortes com o público jovem para as suas campanhas, contra dados que apontam o envelhecimento dos apostadores das loterias. Nesta linha, em 2022 o banco contratou o cantor Léo Santana e a esposa dele, a influenciadora e dançarina Lore Improtta. Em seu comunicado, Gusttavo Lima reforça que nunca houve sigilo em seu cachê. Leia a íntegra abaixo. “A BALADA MUSIC, escritório do cantor Gusttavo Lima, vem por meio deste informar que se trata de fake news a notícia que está circulando na internet a respeito de um possível sigilo de 100 anos, imposto ao cachê recebido pelo artista para a Campanha da Mega da Virada de 2020. Por se tratar de uma empresa pública, a CAIXA faz a divulgação dos valores aplicados em publicidade em domínio público, com acesso facilitado a todos os interessados, não havendo qualquer imposição de sigilo. Esclarecemos ainda que, conforme já dito pela própria instituição, a contratação do artista foi realizada via contrato de direito de uso de imagem com a agência de propaganda contratada pelo banco CAIXA via licitação, nos termos da Lei 12.232/2010, que regula a contratação de agências de propaganda no Governo Federal. Por fim, pontuamos que não toleramos fake news e que medidas jurídicas serão tomadas”.
Bolsonaro teria colocado cachê milionário de Gusttavo Lima em sigilo por 100 anos
As ligações do sertanejo Gusttavo Lima com políticos e especificamente com o governo Bolsonaro voltaram ao noticiário nesta quarta (7/12) com a revelação de que o cachê milionário do artista para participar de uma campanha do governo teria sido colocado em sigilo de 100 anos por Jair Bolsonaro. Lima participou como garoto propaganda da campanha da Mega-Sena da Virada em 2021. De acordo com o site Momento Country, especializado em música sertaneja, a Caixa Econômica Federal desembolsou mais de R$ 10 milhões na campanha. Entretanto, a destinação e o uso de verba não teriam sido especificados no Portal da Transparência. E agora estariam em sigilo. Após a repercussão da polêmica, tanto a Caixa quanto o cantor emitiram comunicados desmentindo qualquer sigilo no negócio. O banco, porém, não comentou os valores pagos. Apoiador declarado de Bolsonaro, o cantor sertanejo também chegou a fazer campanha para o político nas eleições presidenciais. Além disso, ele deu o que falar ao fazer shows milionários pagos com recursos públicos, sem licitação, por prefeituras alinhadas ao bolsonarismo, situação que também envolveu outros cantores e quase originou uma “CPI do Sertanejo”. O movimento parlamentar para iniciar uma investigação acabou perdendo ímpeto com o início da campanha eleitoral, mas poderia ajudar a desvendar quaisquer outros mal-entendidos.
Anitta lança disco em português cheio de parcerias, de Wesley Safadão a Pocah
Os fãs da Anitta receberam uma surpresa nesta quarta (30/11) com o lançamento de um novo EP da artista apenas com músicas em português e cheio de participações musicais. O projeto teve as primeiras músicas vazadas antes do horário previsto, que seria às 21h na Apple Music. Chamado de “À Procura da Anitta Perfeita”, título que evoca o álbum solo de Marcelo D2 de 2003 (“À Procura Da Batida Perfeita”), o disco tem sete músicas e parcerias com artista bem variados, como Maiara e Maraisa, Wesley Safadão, MC Danny & Hitmaker, Lexa e Pocah, entre outros. Anitta comentou o vazamento no Twitter, dando a entender que a culpa foi de W. Muitos viram indireta para sua gravadora (Warner). “Meus fãs amados, o EP era uma surpresa para vocês. Sairia oficialmente hoje às 21h. Peço desculpas publicamente às outras plataformas que perderam a exclusividade do lançamento surpresa nessas faixas. Mas W é W e infelizmente não dá para contar que tudo vá acontecer como planejado”, escreveu ela. “Enquanto isso, seguimos por aqui tirando leite de pedra. E compartilhando as vitórias com vocês. Beijos e muito amor. Espero que gostem da ‘surpresa'”, acrescentou ela. Vendo a polêmica que alimentou, ela ainda tentou corrigir. “W de Wandinha… estou adorando essa série”, despistou, para logo em seguida completar: “As outras faixas do EP foram misteriosamente salvas do equívoco e sairão como planejado”. Vale lembrar que Anitta e Warner se desentenderam no meio do ano. “Basicamente eu tenho uma música que eu amo e quero lançar o quanto antes, mas minha gravadora não deixa”, disse ela. “Estou nessa indústria há oito anos e vendi mais de 165 milhões de discos, mas minha gravadora está dizendo que não posso lançar [a música] a não ser que eles possam criar um momento viral no TikTok”, ela desabafou, reclamando da falta de investimentos da gravadora em seus projetos. Ignorando a polêmica, Maraisa comemorou o trabalho com a funkeira. “O hit do carnaval temos! De uma amizade, um grande feat, nossa participação veio no momento certo, alegre e dançante para curtir no Carnaval. Esse era o feat gigante que tinha falado, que seja o 1º feat de vários juntas! Ouçam muito! Para cima”, escreveu a sertaneja no Twitter. Lexa também comentou: “Eu falei que tinha surpresa chegando!” Seis das sete faixas do disco podem ser ouvidas abaixo. Faltou apenas “Vem Galopar”, faixa solo que encerra o EP, que ainda não foi liberada.
Metallica lança clipe de primeira música nova em 6 anos
Metallica lançou o clipe de “Lux Æterna”, primeiro single de seu novo álbum, “72 Seasons”, 12º trabalho de estúdio da banda veterana de rock. Previsto para abril de 2023, o lançamento será o primeiro disco com material inédito do quarteto desde “Hardwired… to Self-Destruct” (2016). O clipe de “Lux Æterna” tem direção de Timothy Saccenti (de clipes do Depeche Mode) e traz os músicos tocando o rock pesado numa plataforma giratória, bastante iluminada, como se fosse um show. Foi filmado em Los Angeles com “tecnologia de ponta bem louca”, segundo os roqueiros. Além do álbum, o Metallica anunciou uma nova turnê com início também previsto para abril de 2023. A princípio, os shows se restringirão a países da Europa e da América do Norte, e vão se estender até 29 de setembro de 2024. Não foram divulgadas datas no Brasil.












