Netflix comprou a Roald Dahl Story Company, empresa que detém os direitos de adaptação da obra do autor britânico Roald Dahl, responsável por clássicos infantis como “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “Matilda”, “Convenção das Bruxas”, “O Bom Gigante Amigo” e “James e o Pêssego Gigante”.
De acordo com a revista Variety, a plataforma tem planos de lançar um universo amplo com os personagens criados pelo escritor, trabalhando com formatos variados, desde animações e live-actions até games e experiências imersivas. Os planos contemplam um total de 19 produções delineadas até agora.
Antes mesmo da compra, a plataforma já desenvolvia uma série animada baseada em “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, com produção de Taika Waititi (“Thor: Ragnarok”) e Phil Johnston (“Zootopia”), além de um musical baseado em “Matilda”, com direção de Matthew Warchu (“Orgulho e Esperança”).
A negociação, porém, tende a impedir que rivais da Netflix façam novas adaptações dos personagens de Roald. Não está claro, por exemplo, como isto irá impactar o projeto da Warner Bros. sobre a juventude de Willy Wonka, o dono da Fantástica Fábrica de Chocolate, que traria Timothée Chalamet (“Me Chame Pelo Seu Nome”) no papel anteriormente desempenhado por Gene Wilder e Johnny Depp nos cinemas. Atualmente em produção, o filme tem estreia marcada para 2023.
Os livros de Roald Dahl foram traduzidos para mais de 60 idiomas, venderam centenas de milhões de exemplares no mundo todo e já foram adaptadas para os cinemas diversas vezes.
Além de autor de livros infantis, Dahl também foi roteirista de cinema e escreveu filmes famosos como “O Calhambeque Mágico” (1968) e nada menos que “Com 007 Só Se Vive Duas Vezes” (1967).
Veja abaixo o anúncio oficial da Netflix sobre a aquisição.
Excited to announce that the Roald Dahl Story Company (RDSC) and Netflix are joining forces to bring some of the world's most loved stories to current and future fans in creative new ways.
“We are now about to visit the most marvellous places and see the most wonderful things.” pic.twitter.com/kc22Gmfhmx
— Netflix UK & Ireland (@NetflixUK) September 22, 2021