George R.R. Martin Divulgação/HBO

George RR Martin assina contrato de exclusividade com a HBO

A HBO fechou um contrato de exclusividade com George RR Martin, autor dos livros que inspiraram a série “Game of Thrones” e que também é co-autor do spin-off “House of the Dragon”, atualmente em desenvolvimento no canal pago americano.

Pelo acordo, Martin vai desenvolver novas séries para o canal e para o serviço de streaming HBO Max.

A notícia vem na esteira da revelação de que a HBO prepara várias séries derivadas de “Game of Thrones”, inclusive uma versão animada, que se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento. Por enquanto, porém, apenas a produção de “House of the Dragon”, co-criada por Martin e Ryan J. Condal (criador da série sci-fi “Colony”), encontra-se confirmada.

Além do spin-off focado na família Targaryen e baseado em seu livro “Fogo & Sangue”, o escritor tem dois outros projetos ativos na HBO: “Who Fears Death” (uma adaptação do premiado romance pós-apocalíptico de Nnedi Okorafor de 2011) e “Roadmarks” (adaptação do romance de fantasia de Roger Zelazny de 1979), ambos previamente anunciados.

Fora da HBO, ele está à frente de “Wild Cards”, série de super-heróis de uma vasta coleção literária iniciada pelo escritor nos anos 1980, atualmente em andamento na plataforma Peacock, e o filme “In the Lost Lands”, adaptação de contos de fantasia de Martin comandada por Paul WS Anderson, que será estrelada por Milla Jovovich e Dave Bautista.

Mas embora muitos projetos derivados de suas obras tenham sido cogitados nos últimos anos, como uma série de lobisomens baseada no conto “The Skin Trade”, poucos têm conseguido sair do papel.

Vale lembrar que, fora “Game of Thrones”, a mais recente adaptação de Martin para a TV foi uma grande decepção. Lançada com grande orçamento e expectativa pelo canal SyFy em 2018, a série “Nightflyers” acabou sem fim, cancelada na 1ª temporada, com baixa audiência e críticas bastante negativas (35% de aprovação no Rotten Tomatoes).