Divulgação/MTV

VMA 2020: Premiação da MTV consagra The Weeknd, Lady Gaga e Ariana Grande

Primeiro grande evento televisivo ao vivo desde o início da pandemia do coronavírus, o Video Music Awards, premiação de clipes da MTV, aconteceu na noite de domingo (30/8) com shows ao ar livre nas cidades de Nova York e Los Angeles e a entrega de troféus para a maioria das atrações musicais que se apresentaram.

O principal prêmio da noite ficou com The Weeknd, que abriu a cerimônia com um show faraônico. O cantor canadense venceu a categoria de Melhor Clipe do ano por “Blinding Lights”.

Mas a homenageada do evento, Lady Gaga, que recebeu um troféu especial por ser um Ícone pop contemporâneo, foi a estrela mais premiada, com quatro Astronautas de Prata, incluindo Artista do Ano.

Ao receber o troféu de Ícone, Gaga discursou: “Eu nunca imaginei que poderia ganhar um prêmio como esse, que me honrasse por tudo que sou. Eu espero que as pessoas que estão em casa, que também têm sonhos, saibam que vocês também podem fazer isso. Eu sei que um novo tempo está surgindo e sei que a cultura pop vai inspirar todos vocês. A arte vai empoderar todos vocês!”.

Ariana Grande também faturou quatro prêmios — três compartilhados com Lady Gaga e outros em parceria com Justin Bieber, com “Stuck with U”, considerado o Melhor Clipe Caseiro, categoria criada para refletir o improviso da indústria musical durante a pandemia.

As duas divas ainda dividiram o palco na performance mais triunfal do VMA 2020, levando fãs à loucura nas redes sociais. Com visuais extravagantes, Lady Gaga e Ariana Grande cantaram juntas o hit “Rain on Me” — Música do Ano, Melhor Colaboração e Melhor Fotografia.

Com apresentação de Keke Palmer, o evento também contou com shows do BTS, Miley Cyrus, Maluna e Doja Cat, todos vencedores de prêmios, além de Machine Gun Kelly, que conquistou a categoria de Melhor Clipe Alternativo com “Bloody Valentine”, em que contracenou com sua atual namorada famosa, a atriz Megan Fox.

Confira abaixo a abertura com The Weeknd, a performance de Lady Gaga e Ariana Grande, e outros três destaques musicais da premiação, seguida pela lista completa dos premiados.

Melhor Clipe do Ano:
The Weeknd – “Blinding Lights”

Melhor Artista do Ano:
Lady Gaga

Música do Ano:
Lady Gaga e Ariana Grande – “Rain On Me”

Melhor Colaboração:
Lady Gaga with Ariana Grande – “Rain On Me”

Melhor Artista Revelação:
Doja Cat

Melhor Clipe Pop:
BTS – “On”

Melhor Clipe de Rap:
Megan Thee Stallion – “Savage”

Melhor Clipe de Rock:
Coldplay – “Orphans”

Melhor Clipe Alternativo:
Machine Gun Kelly – “Bloody Valentine”

Melhor Clipe de Música Latina:
Maluma ft. J Balvin – “Què Pena”

Melhor Clipe de R&B:
The Weeknd – “Blinding Lights”

Melhor Clipe de K-Pop:
BTS – “On”

Melhor Clipe Engajado
H.E.R. – “I Can’t Breathe”

Melhor Clipe Caseiro:
Ariana Grande & Justin Bieber – “Stuck with U”

Melhor Performance na Quarenta:
CNCO – MTV Acústico em Casa

Melhor Direção:
Taylor Swift – “The Man”

Melhor Fotografia:
Lady Gaga e Ariana Grande – “Rain On Me”

Melhor Direção de Arte:
Miley Cyrus – “Mother’s Daughter”

Melhores Efeitos Visuais:
Dua Lipa – “Physical”

Melhor Coreografia:
BTS – “On”

Melhor Edição:
Miley Cyrus – “Mother’s Daughter”