Diretores de John Wick vão coordenar cenas de ação de Matrix 4

Os coordenadores das cenas de ação dos três primeiros “Matrix”, David Leitch e Chad Stahelski, confirmaram que voltarão a desempenhar a função no quarto filme. O retorno dos cineastas, que dirigiram juntos […]

Os coordenadores das cenas de ação dos três primeiros “Matrix”, David Leitch e Chad Stahelski, confirmaram que voltarão a desempenhar a função no quarto filme. O retorno dos cineastas, que dirigiram juntos “John Wick” (lançado no Brasil como “De Volta ao Jogo”), foi confirmado por Stahelski em entrevista ao site Collider.

“[Os membros da equipe] foram muito legais. Pediram pra gente ajudar na coreografia e no treino físico de alguns dos caras”, disse Stahelski. “Eu vou ajudar um pouco em uma sequência, acho que o David vai ajudar em outra”, contou o cineasta, que disse que suas funções serão diferentes das exercidas nos filmes anteriores.

“O trabalho é mais com o conceito criativo das coreografias e para ajudar o pessoal com algumas coisas”. Nos filmes anteriores da franquia, Stahelski e Leitch atuaram também como diretores de segunda unidade, além de trabalharem como dublês e coordenar os demais profissionais da categoria.

A mudança no trabalho levou Stahelski a elogiar Lana Wachowski, que dirige “Matrix 4” – pela primeira vez sem a irmã – , por comandar todas as suas cenas. “A Lana filma a própria ação. Ela inclui tudo no material principal e por isso as coisas dela são tão legais de assistir”.

Foi Stahelski quem revelou pela primeira que “Matrix 4” estava sendo produzido, três meses antes do anúncio oficial da Warner. Enquanto divulgava “John Wick 3 – Parabellum”, ele chegou a afirmar que toparia na hora voltar a trabalhar no filme. “Só precisam me ligar”, afirmou. “Eu iria até o set nem se fosse só para ser atropelado para uma cena”, brincou.

Curiosamente, a Warner programou a estreia de “Matrix 4” para o mesmo dia em que “John Wick 4” estrearia nos cinemas. Como ambos os filmes são estrelados por Keanu Reeves, os fãs estavam marcando a data de 21 de maio de 2021 como “Keanu Day” nas redes sociais.

Entretanto, devido à pandemia do novo coronavírus, a produção do quarto “Matrix” foi paralisada e agora dificilmente ficará pronto a tempo para o lançamento na data planejada. E “John Wick 4” só começará a ser filmado após o final da participação de Keanu no filme de Lana Wachowski.