Bilheterias: Bad Boys para Sempre mantém liderança pela segunda semana nos EUA

“Bad Boys para Sempre” manteve a liderança das bilheterias da América do Norte, após arrecadar US$ 34 milhões em seu segundo fim de semana em cartaz nos EUA e Canadá. O filme […]

“Bad Boys para Sempre” manteve a liderança das bilheterias da América do Norte, após arrecadar US$ 34 milhões em seu segundo fim de semana em cartaz nos EUA e Canadá.

O filme chegou a US$ 120,6 milhões no mercado doméstico e já soma US$ 215,6 milhões em todo o mundo. Embora ainda não tenha coberto suas despesas de produção (US$ 90 milhões), o longa estrelado por Will Smith e Martin Lawrence vai chegar em mais países nesta semana, inclusive no Brasil, onde estreia na próxima quinta (30/1).

A certeza de lucro é tão grande que a Sony já começou a desenvolver mais um filme da franquia iniciada em 1995.

A campanha vitoriosa na temporada de premiações continua a impulsionar as bilheterias de “1917”, que recuperou o 2º lugar, empurrando “Dolittle” para baixo. Com as conquistas deste fim de semana, especificamente o DGA Award (prêmio do Sindicato dos Diretores) e o ASC Award (prêmio do Sindicato dos Diretores de Fotografia), o filme de Sam Mendes se tornou favoritíssimo ao Oscar 2020.

Tanta consagração – que incluiu o PGA Award (prêmio do Sindicato dos Produtores), o Globo de Ouro e o Critics Choice de Melhor Direção – , tem despertado a curiosidade do público, que está lotando as sessões do longa distribuído pela Universal. Com isso, “1917” superou os US$ 100 milhões no mercado doméstico e os US$ 200 milhões em todo o mundo.

Por coincidência, os valores de custo e arrecadação de “1917 são muito parecidos com os de “Bad Boys para Sempre”. Mas o drama de guerra está a mais tempo nos cinemas e tende a ter carreira mais longeva, graças ao burburinho em torno do Oscar.

Primeiro fracasso milionário do ano, “Dolittle” caiu para o 3º lugar em sua segunda semana de exibição. O filme que custou US$ 175 milhões para ser produzido – sem considerar despesas de P&A (cópias e publicidade) – atingiu, ao todo, US$ 44 milhões na América do Norte e US$ 91 milhões no mundo.

Com isso, o “melhor” lançamento da semana abriu apenas em 4º lugar. “Magnatas do Crime” (The Gentleman), que marca a volta do cineasta inglês Guy Ritchie (do blockbuster “Aladdin”) ao ciclo criminal do começo de sua carreira, faturou US$ 11 milhões em seus primeiros três dias de exibição nos EUA e Canadá, chegando a US$ 33,5 milhões na soma mundial. Apesar do elenco repleto de astros famosos (Matthew McConaughey, Charlie Hunnam, Michelle Dockery, Colin Farrell e Hugh Grant), foi uma produção barata, orçada em US$ 18,4 milhões, e não corre risco de prejuízo.

Vale destacar que a crítica aprovou sua estreia, com média de 72% no Rotten Tomatoes. Mas ainda não há previsão para a exibição no Brasil.

A segunda novidade do ranking, por outro lado, foi amplamente execrada. “Os Órfãos” (The Turning) afundou em 7º lugar, com US$ 7,3 milhões nas bilheterias, 17% no Rotten Tomatoes e a segunda nota “F” do ano no CinemaScore (pesquisa de opinião entre o público de cinema dos EUA). Curiosamente, o primeiro “F” de 2020 foi para outro terror: o reboot de “O Grito”.

Assim como “O Grito”, “Os Órfãos” também é uma história batida de terror. Trata-se da enésima versão do clássico do terror gótico americano “A Volta do Parafuso”, de Henry James, uma das histórias de fantasmas mais conhecidas e filmadas de todos os tempos – tem até versão brasileira: “Através da Sombra” (2015). E, considerando a unanimidade conquistada, trata-se provavelmente da pior adaptação de todas.

Siga este link para saber mais sobre a repulsa causada por “Os Órfãos no público americano. A estreia no Brasil está marcada para quinta-feira (30/1).

Confira abaixo os rendimentos dos 10 filmes mais vistos no fim de semana na América do Norte, e clique em seus títulos para ler mais sobre cada produção.

BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte

1. Bad Boys para Sempre
Fim de semana: US$ 34M
Total EUA e Canadá: US$ 120,6M
Total Mundo: US$ 215,6M

2. 1917
Fim de semana: US$ 5,8M
Total EUA e Canadá: US$ 103,8M
Total Mundo: US$ 200,4M

3. Dolittle
Fim de semana: US$ 12,5M
Total EUA e Canadá: US$ 44,6M
Total Mundo: US$ 91M

4. Magnatas do Crime
Fim de semana: US$ 11M
Total EUA e Canadá: US$ 11M
Total Mundo: US$ 33,5M

5. Jumanji: Próxima Fase
Fim de semana: US$ 7,9M
Total EUA e Canadá: US$ 283,4M
Total Mundo: US$ 737,4M

6. Os Órfãos
Fim de semana: US$ 7,3M
Total EUA e Canadá: US$ 7,3M
Total Mundo: US$ 8,1M

7. Star Wars: A Ascensão Skywalker
Fim de semana: US$ 5,1M
Total EUA e Canadá: US$ 501,5M
Total Mundo: US$ 1B

8. Adoráveis Mulheres
Fim de semana: US$ 4,7M
Total EUA e Canadá: US$ 93,7M
Total Mundo: US$ US$ 146,7M

9. Luta por Justiça
Fim de semana: US$ 4M
Total EUA e Canadá: US$ 27M
Total Mundo: US$ 30,4M

10. Entre Facas e Segredos
Fim de semana: US$ 3,6M
Total EUA e Canadá: US$ 151,8M
Total Mundo: US$ 283,3M