Transparent será encerrada na próxima temporada, após demissão de Jeffrey Tambor

A série “Transparent” vai acabar na próxima temporada, a primeira e única sem o protagonista Jeffrey Tambor, demitido após denúncias de assédio sexual. Jill Soloway, criadora da aclamada da Amazon, revelou o […]

A série “Transparent” vai acabar na próxima temporada, a primeira e única sem o protagonista Jeffrey Tambor, demitido após denúncias de assédio sexual.

Jill Soloway, criadora da aclamada da Amazon, revelou o encerramento da produção em meio a uma longa reportagem da revista The Hollywood Reporter, sobre a repercussão do escândalo sexual envolvendo o astro da série.

A matéria também buscou estabelecer que o caso não teria sido tão grave quanto outros abusos igualmente destacados pela mídia nos últimos meses. Tambor pagou um preço alto pelo seu mau comportamento habitual, repleto de piadas sexualmente agressivas e temperamento explosivo, num momento em que esse tipo de atitude deixou de ser tolerado.

O destino de seu personagem, um pai de família que inicia a transição de gênero na Terceira Idade, assumindo a identidade social de Maura Pfefferman, será explorado nos episódios finais, que terão a missão de ditar o legado da série, a forma como será lembrada. “Espero que deixem os Pfeffermans com algum tipo de recuperação bonita”, disse Soloway sobre a temporada de despedida. “Eu acho que nós vamos chegar lá com algum tempo.”

Segundo a revista, a produtora teria solicitado para a Amazon um tempo maior para o desenvolvimento da 5ª temporada, visando estudar uma maneira de retirar a personagem Maura, interpretada por Tambor, e encerrar a trama de forma apropriada.

Tambor foi demitido em fevereiro, após uma investigação interna, que apurou denúncia de uma ex-assistente pessoal, Van Barnes, feita em uma publicação no seu perfil privado do Facebook, na qual relatava comportamento inadequado por parte do ator. Logo em seguida, a colega de elenco Trace Lysette acusou o ator de ter feito comentários sexuais e tentado abusar dela em ocasiões diferentes. Ambas são transexuais.

Após a primeira acusação, o ator de 73 anos, que venceu dois prêmios Emmy de Melhor Ator de Série de Comédia por “Transparent”, chegou a vir a público negar “de maneira contundente e veemente” qualquer tipo de comportamento inadequado. Mas, diante da segunda denúncia, disse que sua permanência na série tinha se tornado insustentável. “Por conta da atmosfera politizada que parece ter afetado nosso set, eu não vejo como posso voltar a ‘Transparent'”, dele chegou a desabafar, em comunicado.

Ao ser informado por mensagem de texto que tinha sido demitido, ele ainda se declarou “profundamente desapontado” pelas acusações “injustas”.

“Estou profundamente desapontado com a forma como a Amazon conduziu essas falsas acusações contra mim”, disse o ator. “Estou ainda mais desapontado com a caracterização injusta de Jill Soloway, que me descreveu como alguém capaz de causar danos a qualquer dos meus companheiros de elenco”.

Ele acrescentou: “Nos nossos quatro anos de história de trabalho juntos neste incrível show, essas acusações nunca foram reveladas ou discutidas diretamente comigo ou com alguém da Amazon. Portanto, só posso supor que a investigação contra mim foi profundamente imperfeita e tendenciosa em relação à, guiada pela atmosfera tóxica e politizada que afligiu o nosso set. Como tenho afirmado de forma consistente, lamento profundamente se qualquer ação minha tenha sido mal interpretada por qualquer um e continuarei a me defender veementemente. Também lamento profundamente que este show inovador, que mudou tantas vidas, esteja agora em perigo. Isso, para mim, é o maior desgosto”.