Jeffrey Tambor anuncia sua saída da série Transparent

Jeffrey Tambor anunciou neste domingo (19/11) que não participará mais de “Transparent”, série da Amazon que lhe rendeu um Globo de Ouro e dois Emmys, vencidos por seu papel como a transexual […]

Jeffrey Tambor anunciou neste domingo (19/11) que não participará mais de “Transparent”, série da Amazon que lhe rendeu um Globo de Ouro e dois Emmys, vencidos por seu papel como a transexual Maura Pfefferman. A decisão aconteceu após o ator americano de 73 anos ser acusado por uma atriz e uma ex-assistente de assédio sexual.

“Fazer Maura Pfefferman em ‘Transparent’ foi um dos maiores privilégios e uma das maiores experiências criativas da minha vida”, disse Tambor em comunicado enviado ao site da revista Variety. “O que ficou claro nas últimas semanas, no entanto, é que este não é mais o trabalho que eu aceitei há quatro anos”.

O ator ressaltou que seus atos podem ter sido “mal interpretados”. “Eu já deixei claro meu profundo arrependimento se alguma ação minha tenha sido mal interpretada por qualquer um como agressiva, mas a ideia de que eu assediaria deliberadamente alguém é simplesmente e completamente falsa”. E concluiu: “Por conta da atmosfera politizada que parece ter afetado nosso set, eu não vejo como posso voltar a ‘Transparent'”.

O ator foi acusado pela ex-assistente Van Barnes e pela colega de elenco Trace Lysette de ter feito comentários sexuais e tentado abusar delas em ocasiões diferentes. Ambas são transexuais. Tambor negou as acusações e as investigações estão em andamento na produção do programa.

Um dia antes de Tambor anunciar sua saída série, o site da revista The Hollywood Reporter apurou que a criadora da atração, Jill Soloway, teria solicitado para a Amazon um tempo maior para o desenvolvimento da 5ª temporada, visando estudar uma maneira de retirar a personagem Maura, interpretada por Tambor, da trama.

Além de estrelar “Transparent”, o ator também faz parte do elenco de “Arrested Development”, que tem uma 5ª temporada atualmente em produção na Netflix. Por coincidência, a plataforma rival da Amazon já precisa lidar com uma situação similar na produção de “House of Cards”, após perder o protagonista Kevin Spacey, afastado da produção em decorrência de inúmeras acusações de assédio e abuso sexual.