Mulher-Maravilha entra na lista dos melhores do ano do American Film Institute

O American Film Institute (AFI) divulgou suas listas de fim de ano com os melhores filmes e séries, chamando atenção pela inclusão de “Mulher-Maravilha”, da diretora Patty Jenkins, entre os destaques de […]

O American Film Institute (AFI) divulgou suas listas de fim de ano com os melhores filmes e séries, chamando atenção pela inclusão de “Mulher-Maravilha”, da diretora Patty Jenkins, entre os destaques de 2017.

A relação é um dos balanços mais esperados da produção anual de Hollywood, por ser feita por acadêmicos e cineastas, e costuma apontar tendência para o Oscar. Mas nunca um filme de super-herói foi indicado ao Oscar de Melhor Filme. Nem mesmo “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, que rendeu a vitória póstuma a Heath Ledger como Melhor Ator Coadjuvante.

A Warner assumiu recentemente estar em campanha para emplacar “Mulher-Maravilha” entre os indicados ao troféu mais cobiçado da Academia, especialmente pela simbologia que acompanha a consagração da produção: um filme sobre empoderamento feminino, dirigido por uma mulher, numa época em que produtores e astros poderosos são denunciados por assédio sexual.

Os demais títulos listados refletem os favoritos da temporada de premiações, como “Lady Bird”, “Corra!”, “Me Chame pelo Seu Nome”, “A Forma da Água” e “The Post”, que tem presença praticamente garantida no Oscar 2018.

Já entre as séries não há nenhuma novidade, exceto, talvez, a supervalorização de “Insecure”, além da confirmação de que o encantamento com “Twin Peaks” é um fenômeno estritamente europeu.

Confira abaixo a lista com os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries de 2017, segundo o AFI.

Melhores do Ano: American Film Institute

Filmes

“Doentes de Amor”, de Michael Showalter
“Me Chame pelo seu Nome”, de Luca Guadagnino
“Dunkirk”, de Christopher Nolan
“Projeto Flórida”, de Sean Baker
“Corra!”, de Jordan Peele
“Lady Bird”, de Greta Gerwig
“The Post”, de Steven Spielberg
“A Forma da Água”, de Guillermo del Toro
“Três Anúncios Para um Crime”, de Martin McDonagh
“Mulher-Maravilha”, de Patty Jenkins

Séries

“Big Little Lies”
“The Crown”
“Feud: Bette and Joan”
“Game of Thrones”
“The Good Place”
“The Handmaid’s Tale”
“Insecure”
“Master of None”
“Stranger Things”
“This Is Us”