Lady Bird é eleito melhor filme do ano pelos críticos de Nova York

A rodada das listas de melhores do ano da crítica americana teve sua segunda votação divulgada. Após o National Board of Review, é a vez do New York Film Critics Circle, Associação […]

A rodada das listas de melhores do ano da crítica americana teve sua segunda votação divulgada. Após o National Board of Review, é a vez do New York Film Critics Circle, Associação de Críticos de Cinema de Nova York, revelar seus favoritos.

A votação divulgada nesta quinta-feira (30/11) elegeu “Lady Bird” o Melhor Filme de 2017 e confirmou que os filmes independentes são os grandes destaques da temporada.

Primeiro longa dirigido pela atriz Greta Gerwig (de “Frances Ha”), “Lady Bird” encantou a crítica americana, conseguindo estabelecer um recorde de aprovação no site Rotten Tomatoes, como o filme mais elogiado de todo o site.

Além de Melhor Filme, também rendeu o prêmio de Melhor Atriz para Saoirse Ronan. A trama é baseada na juventude de Gerwig e acompanha uma garota (Ronan) do Norte da Califórnia, que é tratada como ovelha negra da família pela própria mãe (Laurie Metcalf, a mãe de Sheldon na série “The Big Bang Theory”), mas ela própria se vê como uma joaninha (ladybird), querendo voar.

Apesar de “Lady Bird” ser um filme estreante, curiosamente, o eleito como Melhor Diretor Estreante foi outro: Jordan Peele, de “Corra!”.

O segundo filme mais votado foi “Projeto Flórida”, que rendeu os prêmios de Melhor Direção para Sean Baker e Melhor Ator para Willem Dafoe.

Dafoe, por sinal, foi o único veterano a conquistar reconhecimento nas categorias de interpretação. Na eleição dos Melhores Coadjuvantes, Timothée Chalamet voltou a vencer um prêmio por “Me Chame por Seu Nome”, enquanto uma inesperada Tiffany Haddish surpreendeu ao ganhar pela comédia “Girls Trip”.

Veja a lista completa dos favoritos da crítica nova-iorquina abaixo.

Melhores de 2017: New York Film Critics Circle

Melhor Filme: “Lady Bird”
Melhor Direção: Sean Baker, de “Projeto Flórida”
Melhor Ator: Timothée Chalamet, por “Me Chame por Seu Nome”
Melhor Atriz: Saoirse Ronan, por “Lady Bird”
Melhor Ator Coadjuvante: Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”
Melhor Atriz Coadjuvante: Tiffany Haddish, por “Girls Trip”
Melhor Roteiro: Paul Thomas Anderson, por “A Trama Fantasma”
Melhor Direção de Fotografia: Rachel Morrison, por “Mudbound”
Melhor Filme Estrangeiro: “120 Batimentos por Minuto” (França), de Robin Campillo
Melhor Documentário: “Faces Places” (França), de Agnès Varda
Melhor Animação: “Viva: A Vida é uma Festa”
Melhor Filme de Diretor Estreante: “Corra!”, de Jordan Peele
Prêmio Especial: Molly Haskell (crítica de cinema do The New York Times)