Morre Vânia Cavalera, mãe dos irmãos Cavalera e figura-chave do começo do Sepultura
Vânia Cavalera, mãe dos fundadores da banda Sepultura, Iggor e Max Cavalera, faleceu aos 80 anos. A notícia foi divulgada pelos irmãos nesta quarta-feira (5/7) no perfil do Instagram da nova banda da dupla, Cavalera Conspiracy. Segundo eles, a mãe foi a principal incentivadora na formação da famosa banda de heavy metal brasileira, formada pelos irmãos ao lado de Paulo Xisto Jr, Wagner Lamounier e Jairo Guedez. “É com o coração pesado que anunciamos o falecimento de nossa matriarca Vania Cavalera. A maior alegria da Vania na vida foi criar e amar seus três filhos Max, Iggor e Kira, e ser a Vovó de seus 14 netos”, escreveram, sem divulgar a causa da morte. “Nossa família pede privacidade durante esse período difícil de luto enquanto honramos os desejos de nossa mãe e o seu legado ao continuar celebrando sua jornada de amor, força, espiritualidade e metal que durou 80 anos”. Formada em 1984, na cidade de Belo Horizonte, a banda recebeu um apoio fundamental de Vânia, que era apaixonada por rock e metal. Nos primeiros anos, ela cedeu espaço para a banda ensaiar e incentivou os filhos a se dedicarem à música. “Eles criavam as músicas na minha sala e ensaiavam na casa do [baixista] Paulo Xisto. Enviavam fitas para todas as rádios e gravadoras. Cheguei a acompanhá-los em shows para cinco, dez pessoas”, disse ela em entrevista à revista Trip em 2009. Homenagens dos membros da banda Com o falecimento de Vânia, outros membros do Sepultura vieram a público para lamentar a partida. “A despedida de Vânia Cavalera nos traz um misto de emoções. Apesar das diferenças e das disputas que marcaram nossa história, é inegável o papel fundamental que Vânia teve no surgimento e na trajetória do Sepultura”, escreveu Andreas Kisser, guitarrista da Sepultura de 1987 até hoje. “Ela foi uma figura importante e influente nos primórdios da banda, fornecendo suporte e apoio incondicionais. Neste momento de perda, prestamos nossas condolências à família Cavalera e desejamos que encontrem conforto e paz neste momento difícil”, completou. Outro que homenageou Vânia foi Jairo Guedz, guitarrista anterior a Andreas na banda. “Adeus minha querida Vânia Cavalera. Hoje me despeço de uma parte da minha história. Uma mulher de fibra, que carregou uma banda inteira nas costas, fez das tripas coração para que nosso sonho se tornasse realidade quando começamos o Sepultura”, declarou. O texto foi publicado junto a uma foto do músico abraçando Vânia, mostrando que eles continuaram próximos mesmo após sua saída da banda. “Obrigado pelo carinho, pelo respeito, pela força e pelos momentos que cuidamos um do outro! Vá em paz”. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Iggor & Max Cavalera Official (@cavaleraconspiracy) Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Andreas Kisser (@andreaskisser) Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por JAIRO GUEDZ (@jguedz)
Playlist Moderna: 50 clipes com o melhor da música alternativa do mês
A Playlist Moderna acompanha os principais lançamentos da música independente internacional. A seleção reúne 50 clipes recentes do Lado B do YouTube, com ênfase em novidades das últimas semanas. A relação atual, finalizada em 30 de junho, traz o punk rock da nova geração, a volta do grunge e novidades shoegazers, antes de trocar guitarras por sintetizadores em gravações de synthpop, darkwave, drum’n’bass, EBM, techno e house music. A seleção privilegia artistas novos, mas alguns veteranos também marcam presença, como Teenage Fanclub e as cantoras Robyn (num remix) e Romy (da banda The XX), agora em carreira solo. Integrantes das bandas Happy Mondays, Ride e Oasis também se reúnem no novo grupo Mantra of the Cosmos. Mas os destaques são nomes que só agora começam a se tornar mais conhecidos, saindo do underground para a lista dos críticos mainstream, casos de Bully, Girl Scout e Goa Express. O repertório ainda inclui três covers: “Good Good Things” (dos Descendents), “Pictures of Matchstick Men” (Status Quo) e “Shout” (Tears for Fears) em gravações de Drain, The KLV e Ray Noir. Como sempre, os vídeos são organizados por ordem de afinidade sonora numa playlist – para ver na Smart TV, busque Transmitir na aba de configurações do Chrome ou Mais Ferramentas/Transmitir etc no Edge – , visando encaixar uma sequência que ressalte a impressão de videotecagem/mixtape. Experimente ouvir sem saltar as faixas na versão Premium do YouTube (sem interrupções de anúncios). The Tubs | The Rumjacks | Death Pill | Drain | Lurk | Restraining Order | King Nun | Skating Polly | Girl Scout | Another Sky | Peach | My Ugly Clementine | Bully | Still Talk | Eaves Wilder | Palehound | Ratboys | Daneshevskaya | Faye Webster | HotWax | Bee Bee Sea | Teenage Fanclub | Bipolar Feminin | Firestations | The Goa Express | Danmarck | Mantra of the Cosmos | The KVB | Me & Melancholy | Bled | Ray Noir | Suburban Spell | Rites of Sin | Rue Oberkampf | Train To Spain | In a Darkened Room | She Pleasures Herself | The Sweet Kill | Ductape | Agent Side Grinder | Nia Archives | Vitesse X | Harriet Jaxxon | Sextile | SDH Semiotics Department of Heteronyms | French 79 | Fragrance | Romy | deepState | Robyn
Neil Young vai lançar “Chrome Dreams”, um dos “discos perdidos” mais famosos do rock
Neil Young, que teve seu auge criativo na década de 1970, criou tantos clássicos no período que se deu ao luxo de engavetar um álbum inteiro, pronto para ser lançado em 1977. Intitulado “Chrome Dreams”, o disco ganhou notoriedade ao longo dos anos, sendo considerado um dos grandes álbuns perdidos da história do rock. Atualmente em fase de revisão de seu legado, o cantor e músico canadense decidiu finalmente tirar o pó dos arquivos e lançar “Chrome Dreams” na íntegra. Versões piratas do disco circulam há décadas, mas sem a mixagem e a qualidade das gravações originais. Os fãs finalmente vão descobrir como ele soa de verdade em agosto, quando chegar oficialmente nas lojas físicas e plataformas digitais. Para aguçar a curiosidade, uma prévia já foi liderada: a versão original de “Sedan Delivery”, que possui letra diferente da versão lançada no disco ao vivo “Rust Never Sleeps” (1979). A música também tem uma pegada mais dissonante e urgente, chegando a lembrar Velvet Underground e a entonação de Lou Reed. Repertório clássico Young gravou todas as 12 faixas de “Chrome Dreams” entre 1974 e 1976, e, além de “Sedan Delivery”, a lista inclui os clássicos “Pocahontas” e “Powderfinger”, que também apareceram no registro ao vivo de “Rust Never Sleeps”. Há ainda “Hold Back the Tears” com letra diferente e a primeira versão do sucesso “Like a Hurricane”, ambas lançadas em “American Stars ‘n Bars” (1977), sem esquecer de “Look Out for My Love”, que foi parar num dos melhores álbuns do cantor, “Comes a Time” (1978). Apesar dessa familiaridade, parte do repertório nunca foi resgatado em nenhum álbum oficial. Para completar, a arte da capa é de ninguém menos que Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones. Após 46 anos de espera, “Chrome Dreams” chega finalmente em 11 de agosto de 2023.
Blur lança primeiro clipe de seu retorno ao rock
A banda britânica Blur divulgou o clipe de “St. Charles Square”, segunda música do retorno dos ícones do Britpop, sucedendo a faixa “The Narcissist”, que foi apresentada no início deste ano. O primeiro single, entretanto, não ganhou clipe. A nova música traz a banda recapturando a “arrogância art-pop discordante” vista na discografia clássica da banda, com clipe gravado ao vivo durante shows nas últimas semanas. Em uma entrevista para a Apple Music, o cantor Damon Albarn comparou a música com a fase mais criativa da banda nos anos 1990. “Sinto como se estivéssemos em algum lugar em 1992, algo assim, ’92, ’93”, disse Albarn. A faixa faz parte de “The Ballad of Darren”, o primeiro álbum da banda desde “The Magic Whip”, de 2015, que tem lançamento marcado para 21 de julho. Blur virá ao Primavera Sound Buenos Aires no final de novembro, mas ainda não teve sua presença confirmada no Primavera Sound São Paulo, que até o momento só confirmou a banda The Cure.
The Cure fará show de 2 horas e meia no Brasil
O cantor Robert Smith, líder do The Cure, compartilhou uma boa notícia para os fãs latino-americanos do grupo musical. Em uma publicação no seu perfil do Twitter, ele revelou que as apresentações da banda na América Latina terão duração extensa. “Para a sua informação, tocaremos sets de pelo menos 150 minutos em todos os nossos shows latino-americanos – além disso, vocês terão Twilight Sad, Just Mustard, Slowdive… e alguns outros artistas muito bons”, escreveu o vocalista. The Cure será a principal atração das quatro edições sul-americanas do Primavera Sound no final do ano. O grupo está agendado para participar do Primavera Sound Buenos Aires, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, Primavera Sound São Paulo em 2 e 3 de dezembro, Primavera Day Asunción no dia 7 de dezembro e Primavera Sound Bogotá em 9 e 10 de dezembro. Entre as quatro apresentações, apenas a edição de São Paulo ainda mantém sua programação indefinida. Enquanto os demais festivais já divulgaram as listas completas de artistas de seus festivais, incluindo Blur, Beck e Pet Shop Boys, o Primavera Sound São Paulo tem apenas The Cure confirmado até o momento. Primavera Sound 2022 foi um sucesso O festival Primavera Sound, realizado em Barcelona desde 2001, teve uma estreia bem-sucedida no Brasil em 2022, trazendo para a capital paulista atrações renomadas como Björk, Travis Scott, Lorde e Arctic Monkeys, entre outros. A edição, porém, também foi alvo de críticas devido ao excesso de árvores no local onde estava o palco principal, o que prejudicou a visão de parte do público. O local escolhido para a realização do evento neste ano é o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que deve solucionar a questão. O local é conhecido por sediar outros grandes festivais, como o Lollapalooza, e neste ano ainda será o palco para a estreia do The Town, festival dos mesmos criadores do Rock in Rio. As informações sobre a venda de ingressos ainda não foram divulgadas. FYI WE WILL BE PLAYING MINIMUM 150 MINUTE SETS AT ALL OUR LATAM SHOWS – PLUS YOU GET THE TWILIGHT SAD / JUST MUSTARD / SLOWDIVE… AND SOME OTHER REALLY GOOD ARTISTS TOO… C'MON! X — ROBERT SMITH (@RobertSmith) June 24, 2023
Supergrupo com membros do Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam lança disco de surpresa
O supergrupo 3rd Secret, composto pelo baixista do Nirvana, Krist Novoselic, pelo guitarrista do Soundgarden, Kim Thayil, pelo baterista do Soundgarden e Pearl Jam, Matt Cameron, além do guitarrista Bubba DuPree da banda Void e as cantoras Jennifer Johnson e Jillian Raye do grupo Giants in the Trees, lançou de surpresa seu segundo álbum, intitulado apropriadamente “2nd 3rd Secret”. Sem muito alarde, o segundo álbum foi lançado no fim de semana e ganhou seu primeiro clipe “ao vivo” nesta segunda (26/6), da faixa “Ditch”. Confira abaixo. Apesar de poucas informações sobre a produção do “2nd 3rd Secret”, sabe-se que o material foi escrito de forma colaborativa. No entanto, quase todas as músicas são creditadas a uma combinação diferente dos membros do grupo. O álbum, gravado e distribuído de forma totalmente independente, sucede o primeiro lançamento do grupo, que também chegou de surpresa em 2022. Novidades do Soundgarden e Pearl Jam Paralelamente, Thayil, Cameron e o baixista Ben Shepherd entraram em acordo com a viúva de Chris Cornell, ex-vocalista do Soundgarden, abrindo caminho para o lançamento das últimas gravações de sua antiga banda, que podem vir à tona ainda este ano. Cameron, por sua vez, também continua trabalhando no próximo álbum de estúdio do Pearl Jam, com seus colegas de grupo e o produtor Andrew Wat. Os músicos retornarão à estrada para uma breve turnê a partir do dia 31 de agosto e devem lançar o novo disco apenas em 2024.
Demi Lovato se revolta contra patriarcado em clipe roqueiro
Demi Lovato surpreendeu os fãs com o clipe de sua nova música “SWINE” nesta quinta-feira (22/6). A faixa conta com uma letra de protesto contra o patriarcado e um arranjo pesado, imerso no rock – gênero para o qual a cantora migrou recentemente. Um detalhe da novidade está no dia escolhido para seu lançamento, que é aniversário de um ano do retrocesso nas leis americanas pelos direitos femininos ao aborto. A cantora publicou uma declaração sobre a data no Instagram. “Um ano se passou desde a decisão da Suprema Corte de desintegrar o direito constitucional ao aborto seguro e, apesar de ser um caminho difícil a ser seguido, devemos continuar unidos em nossa luta pela justiça reprodutiva”, escreveu. “Criei ‘SWINE’ para fazer ecoar as vozes daqueles que defendem a escolha e a autonomia do corpo. Quero que essa música empodere não só as pessoas que dão à luz neste país, mas também todos que defendem a igualdade, que abraçam a causa e lutam por um mundo onde o direito de cada pessoa de tomar decisões sobre seu próprio corpo seja honrado”, completou. O clipe O clipe foi dirigido por Meriel O’Connell e traz elementos que fazem referência ao julgamento do caso Roe v. Wade, que foi responsável por garantir o direito do aborto as mulheres nos Estados Unidos em 1973. Quase 50 anos depois, em 2022, a Suprema Corte – o órgão jurídico mais importante dos Estados Unidos – anulou esse direito, permitindo aos estados legislarem como lhes convier sobre o tema. No vídeo, a cantora aparece em frente a uma mesa de homens que ali para julgá-la, o que pode ser uma representação da Suprema Corte dos Estados Unidos. Ela então começa uma rebelião e mostra o dedo do meio para os representantes do patriarcado. Outro momento mostra a cantora rasgando o documento que representa as leis. A letra também defende liberdade sexual contra a homofobia. Com versos explícitos, ela canta “God forbid, I wanna suck whatever the fuck I wanna (Deus me livre, eu quero ch*upar o que eu quiser), God forbid, I wanna fuck whoever the fuck I want (Deus me livre, eu quero f*oder quem eu quiser)” Até estourar no refrão: “My life, my voice (Minha vida, minha voz) / My rights, my choice (Meus direitos, minha escolha) / It’s mine, or I’m just swine (São minhas, ou sou só uma porca) / My blood, my loins (Meu sangue, minhas entranhas) / My lungs, my noise (Meus pulmões, meu barulho) / It’s mine, or I’m just swine (São meus, ou sou só uma porca)”. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Demi Lovato (@ddlovato)
Blur, Beck e Pet Shop Boys vão tocar no Primavera Sounds na América do Sul
Após a confirmação de The Cure no Primavera Sounds de São Paulo, vários outros artistas foram anunciados nas edições do mesmo evento de Buenos Aires, na Argentina, e de Bogotá, na Colômbia. Os festivais hermanos já começaram a divulgar sua programação completa com Blur, Beck, Pet Shop Boys e Bad Religion, entre muitos outros artistas e bandas. Embora os produtores brasileiros não tenham se manifestado, é provável que a programação do festival paulista seja mesclada por artistas dos eventos argentinos e colombianos. The Cure, por exemplo, também foi confirmado em Buenos Aires, Bogotá e em Assunção, no Paraguai. Entretanto, há diferenças entre os line-ups. Blur não é citado no festival de Bogotá, enquanto Bad Religion não está no evento de Buenos Aires. A lista tem como coincidência The Cure, Pet Shop Boys, Slowdive, Black Midi e artista mais comerciais (mas menos conhecidos) como Dorian Elektra e Domi e JD Beck. Entre os nomes mais famosos que não se repetem estão Bad Religion, Beck, Grimes, Carly Rae Jepsen, Róisín Murphy, The Hives, Soccer Mommy, Weyes Blood, The Blessed Madonna, The Twilight Sads, Just Mustard, Off!, Winona Riders e The Crayolas. O festival paulista acontece entre os shows dos países vizinhos. A turnê do Primavera Sound começa por Buenos Aires em 25 e 26 de novembro, passa por São Paulo em 2 e 3 de dezembro, segue para uma apresentação única em Assunção em 7 de dezembro e finaliza em 9 e 10 de dezembro em Bogotá. Veja as postagens oficiais do evento nos quatro países latinos – a do Brasil indica apenas o show do The Cure, até o momento. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Primavera Sound Buenos Aires (@primaverasoundbuenosaires) Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Primavera Sound São Paulo (@primaverasound.saopaulo) Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Primavera Asunción (@primaverasound_asuncion) Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Primavera Sound Bogotá (@primaverasound_bogota)
Paul McCartney esclarece uso de IA em nova gravação dos Beatles
Paul McCartney usou as redes sociais para dissipar os rumores e mal-entendidos sobre a aplicação da tecnologia de inteligência artificial numa vindoura música inédita dos Beatles. Numa publicação no Twitter, ele esclareceu que, embora a IA tenha sido utilizada no projeto, nada na gravação, inclusive os vocais do falecido John Lennon, foi criado artificialmente. Inteligência Artificial a Serviço do Legado dos Beatles Na semana passada, durante uma entrevista à BBC, McCartney revelou que estava empregando tecnologia de inteligência artificial para “extrair” os vocais de Lennon de uma antiga fita demo. O objetivo era criar uma “últimoa gravação dos Beatles”. A revelação gerou uma onda de especulação online, com alguns fãs expressando indignação ao acreditar que McCartney estaria usando IA para fabricar uma voz imitando Lennon. McCartney respondeu prontamente às conjeturas, esclarecendo que a IA estava sendo usada unicamente para aprimorar a gravação original de Lennon, proveniente de uma demo de baixa qualidade dos anos 1970. Ele reiterou que todos os elementos do álbum são autênticos e que a limpeza de gravações antigas é um processo contínuo que já ocorre há anos. “Vimos alguma confusão e especulação sobre isso”, escreveu McCartney. “Parece haver muito trabalho de adivinhação por aí. Não posso dizer muito a esta altura, mas, para ser claro, nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. É tudo real e todos nós tocamos nisso”. A canção objeto da polêmica seria “Now and Then”, de 1978, uma das quatro demos fornecidas por Yoko Ono para o projeto “Beatles Anthology” de 1995. McCartney, Ringo Starr e George Harrison, que morreu em 2001, chegaram a trabalhar juntos na música, mas a qualidade do som da voz de Lennon foi considerada “lixo” por Harrison e a música foi arquivada – ao contrário de “Free As A Bird” e “Real Love”, que foram reveladas na ocasião. McCartney mencionou que a tecnologia atual de IA permite “extrair” a voz de Lennon das gravações problemáticas em cassete, uma possibilidade que não existia em 1995, permitindo que a última música inédita com participação dos quatro Beatles venha à tona. Vale mencionar que ainda existe uma quarta faixa inédita na demo de Lennon, “Grow Old with Me”, mas os Beatles remanescentes não chegaram a trabalhar nela. No mesmo tuite, McCartney expressou sua expectativa positiva sobre o projeto, prometendo mais atualizações em breve e a revelação da canção “mais para o fim do ano”. Ele finalizou com uma mensagem otimista, dizendo: “Esperamos que vocês gostem tanto quanto nós”. Been great to see such an exciting response to our forthcoming Beatles project. No one is more excited than us to be sharing something with you later in the year. We’ve seen some confusion and speculation about it. Seems to be a lot of guess work out there. Can’t say too much… — Paul McCartney (@PaulMcCartney) June 22, 2023
McFly lança novo “álbum favorito” com referências dos anos 1980
McFly lançou seu mais novo álbum, intitulado “Power To Play”, com referências dos anos 1980. No disco de rock, a banda britânica questiona as playlists modernas e a ausência de instrumentos musicais. Em entrevista à revista Quem, os músicos Tom Fletcher (voz e guitarra) e Dougie Poynter (voz e baixo) comentaram sobre a importância do sétimo projeto artístico. Eles apostam todas as fichas no “novo” estilo musical. “Temos dito que é o álbum mais animado que lançamos em muito tempo. É tão divertido e, honestamente, adoramos. É exatamente o tipo de música que estamos amando agora”, disse Tom. “Se eu não estivesse na banda, gostaria muito de ouvi-lo. Quero dizer, eu gosto e estou na banda, mas se eu estivesse fora da banda, acho que seria meu álbum favorito”, acrescentou Dougie. No disco nostálgico, McFly provoca seus fãs com músicas sobre “tomar péssimas decisões” e “[o que] faz bem para a alma e ajuda a lidar com a dor”. A banda desenvolveu letras que trazem uma pegada do emo melódico com o tempero do pop rock, sua marca registrada. Por fim, Dougie Poynter revelou ter planos para a próxima turnê do McFly no Brasil: “Estamos tentando planejar isso no momento. Esperemos que no próximo ano. Estamos apenas falando sobre datas e outras coisas no momento. Quando é o verão no Brasil? Porque seguimos o sol.”
The Cure é primeira atração confirmada do Primavera Sound São Paulo 2023
O festival Primavera Sound, um dos eventos musicais mais influentes na Europa, terá o lendário grupo britânico de pós-punk The Cure como um dos principais destaques em sua segunda edição no Brasil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21/6). Originado em Barcelona e trazido ao Brasil pela primeira vez no ano anterior, o Primavera Sound é reconhecido internacionalmente por seu lineup eclético, que mistura tanto novidades quanto clássicos da música, tornando-se uma alternativa mais indie aos megafestivais brasileiros. A organização do festival ainda não revelou a data em que The Cure irá se apresentar, mas o evento deste ano vai acontecer nos dias 2 e 3 de dezembro. O local escolhido para a realização do evento neste ano é o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que já é conhecido por sediar outros grandes festivais, como o Lollapalooza, e que neste ano ainda será o palco para a estreia do The Town, festival dos mesmos criadores do Rock in Rio. A turnê do The Cure A banda The Cure está atualmente em turnê pelos Estados Unidos, apresentando shows comemorativos dos 30 anos do álbum “Wish”, relançado em uma edição especial em novembro de 2022. Esta é a mesma turnê que os fãs brasileiros terão a oportunidade de presenciar no final do ano. O vocalista do The Cure, Robert Smith, já havia informado anteriormente em suas redes sociais que a banda faria uma apresentação no Brasil, mas não especificou a data. Além do Brasil, o The Cure também marcará presença no Primavera Sound em Buenos Aires, Bogotá e Assunção. A edição do festival em Buenos Aires está programado para o final de novembro e também terá a participação da cantora mineira Marina Sena. Primavera Sound 2022 foi um sucesso O festival Primavera Sound, realizado em Barcelona desde 2001, teve uma estreia bem-sucedida no Brasil em 2022, trazendo para a capital paulista atrações renomadas como Björk, Travis Scott, Lorde e Arctic Monkeys, entre outros. A edição, porém, também foi alvo de críticas devido ao excesso de árvores no local onde estava o palco principal, o que prejudicou a visão de parte do público. A mudança de local foi uma forma de solucionar a questão. As informações sobre a venda de ingressos ainda não foram divulgadas. Além das apresentações musicais, o festival contará com uma programação cultural na semana do evento, no projeto “Primavera na Cidade”.
Teresa Taylor, baterista da banda Butthole Surfers, morre aos 60 anos
Teresa Taylor, a baterista da banda de rock Butthole Surfers, faleceu no domingo (18/6) aos 60 anos. A notícia foi anunciada pelos seus ex-companheiros de banda, na qual Taylor atuou durante seis anos. De acordo com o comunicado, a causa da morte foi uma doença pulmonar. “Ela viverá em nossos corações para sempre. Descanse em paz, querida amiga”, escreveu a banda no Twitter. Taylor era conhecida pelo nome artístico Teresa Nervosa e também teve um papel pequeno no filme “Slacker” (1990), onde sua personagem tentava vender um souvenir incomum da cantora Madonna. Carreira musical interrompida por problemas de saúde Nascida em Arlington, no estado do Texas, ela começou sua carreira como baterista na banda marcial de sua escola, ao lado de King Coffey, seu colega percussionista. Pouco tempo depois, Coffey entrou para a Butthole Surfers, banda de indie rock formada na cidade de San Antonio. Logo em seguida, ele recrutou Taylor para se juntar ao grupo conhecido por incorporar elementos do punk, heavy metal e eletrônica. Dentre os aspectos mais chamativos relacionados a banda, o que mais chamava a atenção era o uso de drogas psicodélicas pelos integrantes, que influenciava nos shows desgovernados. Apesar de nunca terem alcançado um grande desempenho comercial, o grupo reuniu uma base de fãs considerável ao longo dos oito álbuns lançados. A baterista deixou a banda em 1989, após sofrer convulsões causadas por um aneurisma cerebral. Devido ao problema, ela passou por uma cirurgia no cérebro em 1993. Em 1996, ainda com Taylor afastada, a banda alcançou sucesso com a música “Pepper”, que apresenta um som de rock mais contemporâneo. Apesar do longo tempo de ausência, Taylor retornou para alguns shows da turnê da banda em 2009. Ao longo dos anos, o grupo trocou outros membros. Atualmente, a banda é formada por Gibby Haynes, Paul Leary, King Coffey e Nathan Calhoun. Dentre esses, apenas Haynes e Leary faziam parte da formação original. Embora ainda esteja em atividade, o último álbum inédito do grupo foi “Weird Revolution”, lançado em 2001. Taylor deixou sua marca no cinema independente Além de sua carreira na música, a baterista teve uma participação marcante no cinema. Ela apareceu no longa “Slacker”, comédia independente que também marcou a estreia do diretor Richard Linklater (“Boyhood”) no circuito cinematográfico. Na trama, ela interpretou um papel pequeno, uma traficante que tentava vender um frasco contendo o que ela afirmava ser um exame de Papanicolaou pertencente a Madonna. A cena se tornou tão marcante que Taylor acabou virando o pôster do filme, vestida com uma camiseta preta, óculos escuros e boné. Em 2006, durante uma entrevista a revista americana Salon, ela compartilhou suas inseguranças sobre sua participação no filme. “Quando terminei minha cena, cerca de uma semana depois, tive uma espécie de colapso em que decidi que havia me humilhado tão publicamente que até considerei ir à casa deles e pegar a película”, revelou. “Eu não queria que o filme saísse e eu não tivesse feito direito a minha parte.” “Eu não sou reconhecida”, completou. “Ninguém reconhece meu rosto, mas quando estou em público e estou reclamando sobre algo, as pessoas me perguntam: ‘Você é a garota do ‘Slacker?” Mas é sempre porque estou reclamando e falando fervorosamente sobre algo”. Veja abaixo a cena do filme. Teresa Taylor passed away peacefully this weekend after a long battle with lung disease. She will live in our hearts forever. RIP, dear friend. Pictured here with Mark Farner. Photo by @PatBlashill #TeresaTaylor #TeresaNervosa pic.twitter.com/Mn74aqzeK1 — Butthole Surfers (@buttholesurfers) June 19, 2023
Dave Maclean, cantor brasileiro de hits em inglês, morre aos 79 anos
O cantor brasileiro Dave Maclean, que fez sucesso nos anos 1970 cantando baladas românticas em inglês, morreu no sábado (17/6), aos 79 anos, por complicações decorrentes de um câncer intestinal. Dave Maclean, cujo verdadeiro nome era José Carlos Gonzales, nasceu em São Paulo e se tornou um dos expoentes da tendência de artistas brasileiros adotarem nomes estrangeiros para se apresentarem como astros internacionais, que gerou vários hits na década de 1970. Antes do estrelato, Maclean integrou bandas de rock como The Snakes e Os Botões, também conhecida como The Buttons, no ABC paulista. Brasileiro internacional A virada na carreira veio em 1973, quando sua balada romântica “Me and You” foi escolhida para integrar a trilha da novela “Os Ossos do Barão”. A adesão de Maclean à onda de artistas brasileiros utilizando nomes estrangeiros se deu nesse mesmo ano, seguindo tendência que também fez José Pereira da Silva Neto adotar o nome artístico de Chrystian, Maurício Alberto Kaisermann virar Morris Albert, Ivanilton de Souza tornar-se Michael Sullivan, Richardson da Silva ir de Don Elliot para Ralf, e até Fábio Jr. ser Mark Davis em 1974 – sem esquecer das bandas Pholhas, Lee Jackson e Light Reflections, e muitos outros. Após o sucesso na novela da Globo, Maclean lançou novos hits como “Tears” (também gravada por Chrystian), “Feelings” e “We Said Goodbye”. “We Said Goodbye” tornou-se um sucesso ainda mais impressionante, pois ultrapassou as fronteiras do Brasil e se tornou disco de ouro no México, país em que conseguiu colocar quatro músicas nas paradas de sucessos. A música entrou na trilha de uma novela de El Salvador e também repercutiu nas Filipinas, Equador, Panamá, Portugal, Espanha, França e até na Inglaterra e Estados Unidos. Do country ao sertanejo Após o fim da moda romântica, Maclean se dedicou ao gênero country, fundando em 1980 o grupo Dollar Company, mais tarde rebatizado como Trio Bala de Prata. Sua paixão pelo country o levou ainda a criação da banda Montana Country em 1996. Infelizmente, nenhum de seus projetos subsequentes alcançou o mesmo êxito comercial da década de 1970. No entanto, a contribuição de Dave Maclean para a música brasileira também se estendeu à composição, especialmente para artistas sertanejos. Entre os artistas que interpretaram suas músicas, encontram-se nomes como Sandy & Junior, Sula Miranda, Sergio Reis, Nalva Aguiar e a dupla Gian & Giovani. Em 2015, ele ganhou uma homenagem no “Programa do Ratinho”, cantando seus maiores sucessos em inglês. Veja abaixo.











