SBT muda programação matinal e inverte ordem de “Bom Dia & Cia” e “Primeiro Impacto”

Queda de audiência leva emissora a antecipar programa infantil e deslocar jornal para mais tarde

Divulgação/SBT

Pressão das afiliadas leva SBT a alterar grade matinal

Durou pouco mais de uma semana a nova programação matutina do SBT. Nesta quarta-feira (4/6), sem aviso prévio, a emissora inverteu a ordem dos programas “Bom Dia & Cia” e “Primeiro Impacto”, após queda de audiência matinal. Segundo relatos da imprensa, a alteração também atenderia uma suposta pressão das afiliadas, que teriam apresentado um estudo mostrando como o infantil se sairia melhor mais cedo, quando o público-alvo ainda está em casa.

Segundo o levantamento, às 9h as crianças já se encontravam nas escolas, tornando a faixa menos estratégica para o programa de Patati Patatá.

Como ficou a nova ordem dos programas?

A partir de agora, o “Bom Dia & Cia” ocupa o horário das 7h, surpreendendo quem esperava pelo noticiário apresentado por Marcão do Povo. O jornalístico passou a ir ao ar a partir das 9h, com o apresentador avisando logo no início que o programa seguiria até as 11h. Após o “Primeiro Impacto”, entra o “Alô, Você”, com Luiz Bacci.

A mudança corrige uma crítica recorrente de telespectadores e especialistas, que apontavam o erro de interromper o noticiário para exibir programação infantil, prejudicando o fluxo de audiência.

Como era a grade anterior e quem foi afetado pela alteração?

Desde 26 de maio, o “Primeiro Impacto” abria a manhã às 7h, sendo brevemente interrompido pelo “Bom Dia, Esperança” às 7h35, com mensagens evangélicas do pastor Deive Leonardo. Em seguida, o jornal seguia até as 9h, quando dava lugar ao “Bom Dia & Cia”, que provocava uma queda brusca de audiência.

Com a mudança, o “Bom Dia & Cia” passa a ser exibido das 7h05 às 7h30 para afiliadas que não possuem programação local nesse período. Já o “Bom Dia, Esperança” foi deslocado para o início da manhã, entre 7h e 7h05, após ser apontado como o segmento de menor audiência da emissora.