Vocalista do A-ha revela diagnóstico de Parkinson
Morten Harket, vocalista da banda norueguesa A-ha, anunciou nesta quarta-feira (4/6) que foi diagnosticado com mal de Parkinson. O comunicado foi publicado no site oficial do grupo e confirmado pela gravadora Sony Music. O cantor de 65 anos explicou que já passou por várias cirurgias cerebrais e que os sintomas da doença estão sob controle no momento.
Em um texto escrito por seu biógrafo oficial, Harket detalhou que, no ano passado, foi submetido a procedimentos neurológicos para a implantação de eletrodos no cérebro, o que contribuiu para a redução dos sintomas. “Não tenho nenhum problema em aceitar o diagnóstico”, afirmou, explicando que está se esforçando para equilibrar a medicação e lidar com os efeitos colaterais do tratamento. “Estou tentando fazer o melhor que posso para evitar que todo o meu sistema entre em declínio”.
O que muda na carreira de Morten Harket?
Conhecido pelo amplo alcance vocal, Harket afirmou que não sabe se conseguirá se apresentar novamente em função das limitações impostas pela doença. O mal de Parkinson provoca deterioração no sistema nervoso, causando tremores e outros sintomas progressivos. Embora tratamentos com cirurgia e medicamentos possam aliviar os efeitos, ainda não há cura definitiva.
Qual a importância de Harket e do A-ha para a música pop?
Formado em 1982 por Morten Harket, Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen, o A-ha ganhou projeção mundial em 1985 com o álbum de estreia “Hunting High and Low”, responsável por sucessos como “Take On Me”, “The Sun Always Shines on TV” e a própria música do título. “Take On Me” permanece como um dos maiores clássicos da década de 1980 e recentemente ganhou destaque na 2ª temporada da série “The Last of Us”, da HBO, em uma versão acústica interpretada pela personagem Ellie, vivida por Bella Ramsey.
As últimas apresentações do A-ha aconteceram em 2022, quando a banda tocou em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Curitiba.