Trailer | Regina King vive primeira mulher negra a tentar ser presidente dos EUA

O filme "Shirley para Presidente" conta a história da campanha pioneira de 1972, quando a primeira congressista negra dos Estados Unidos tentou a candidatura presidencial

Divulgação/Netflix

A Netflix divulgou o pôster e o trailer de “Shirley para Presidente”, que conta a história da campanha presidencial pioneira de Shirley Chisholm em 1972. Interpretada por Regina King (“Watchmen”), Chisholm foi a primeira congressista negra eleita nos Estados Unidos e seu pioneirismo incluiu ser a primeira candidata negra a buscar a indicação de um grande partido para presidente, além de primeira mulher de qualquer cor a concorrer à indicação presidencial do Partido Democrata. Sua campanha inovadora foi marcada pelo engajamento dos jovens, enquanto ela tentou ganhar delegados suficientes para falar na Convenção Nacional Democrata daquele ano.

O trailer de dois minutos começa com Chisholm de King anunciando sua candidatura presidencial, dizendo que está pavimentando o caminho para pessoas que se parecem com ela serem eleitas. A inciativa causa surpresa generalizada. “Você vai ser presidente? Você não é homem”, diz um menino durante uma feira de rua. “Talvez devêssemos encontrar sua mãe”, ela responde.

Enquanto tenta ganhar apoio para sua candidatura presidencial, inclusive entre os Panteras Negras, ela enfrenta contratempos, provenientes de pessoas que pensam que ela jamais conseguiria realizar seu sonho. Mas isso não a impede. “Vejo muito sofrimento e não sei como não tentar”, ela reage.

Direção e elenco

O filme escrito e dirigido por John Ridley, vencedor do Oscar pelo roteiro de “12 Anos de Escravidão”, também conta com o falecido Lance Reddick (“John Wick”) em um de seus últimos papéis, além de Lucas Hedges (“Manchester à Beira-Mar”), Brian Stokes Mitchell (“tick, tick… BOOM!”), Christina Jackson (“Outsiders”), Dorian Crossmond Missick (“Southland”), Amirah Vann (“Underground”), André Holland (“Moonlight”) e Terrence Howard (“Empire”)

Quando a escalação de King foi anunciada, a atriz vencedora do Oscar por “Se a Rua Beale Falasse” (2019) – que também produz o filme por meio de sua produtora Royal Ties Productions – compartilhou que ela esperava “inspirar muitas gerações por vir” com o projeto da Netflix. “A paixão de Regina em trazer um retrato completo e muito humano de Shirley à vida tem sido evidente desde literalmente o dia em que nos conhecemos”, compartilhou também o escritor-diretor Ridley na época.

Vale lembrar que esse não é o primeiro projeto sobre a feminista negra. Uzo Aduba venceu o Emmy ao interpretar Chisholm na minissérie “Mrs. America”, enquanto Danai Gurira (“Pantera Negra”) está definida para interpretá-la em outra cinebiografia, “The Fighting Shirley Chisholm”.

“Shirley para Presidente” chega à Netflix em 22 de março.