Talking Heads vai se juntar pela primeira vez em 20 anos

A icônica banda Talking Heads, uma das mais influentes a emergir na era punk/new wave dos anos 1970, anunciou que se reunirá pela primeira vez em mais de 20 anos. A reunião […]

Divulgação/Sire Records

A icônica banda Talking Heads, uma das mais influentes a emergir na era punk/new wave dos anos 1970, anunciou que se reunirá pela primeira vez em mais de 20 anos. A reunião ocorrerá no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), onde os membros participarão de uma sessão de perguntas e respostas sobre o relançamento do aclamado documentário sobre sua turnê de 1984, “Stop Making Sense”. A notícia surpreendeu os fãs, dada a história conturbada entre os membros da banda.

 

Participação no Festival de Toronto

A sessão de perguntas e respostas, que acontecerá no dia 11 de setembro, será conduzida pelo cineasta Spike Lee, que recentemente dirigiu o documentário do show de David Byrne na Broadway, “American Utopia”. A banda não se apresentará, mas discutirá o relançamento de “Stop Making Sense”, amplamente reconhecido como um dos melhores filmes de concerto já feitos.

A A24 adquiriu recentemente os direitos de “Stop Making Sense”, dirigido pelo falecido Jonathan Demme, e está lançando uma restauração em 4K do filme. Essa restauração estreará no TIFF e, posteriormente, será transmitida em cinemas IMAX ao redor do mundo. O concerto completo também será lançado pela primeira vez pela Rhino, divisão de catálogo da Warner Music, nesta sexta (18/8).

 

Histórico de problemas entre os membros da banda

A relação entre os membros do Talking Heads desde a separação da banda em dezembro de 1991 não tem sido das mais harmoniosas. Desde o rompimento, a banda se reuniu apenas uma vez, quando foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2002.

O vocalista e principal compositor David Byrne tem sido alvo de uma série de críticas de seus ex-colegas de banda Chris Frantz e Tina Weymouth. O casal alega que Byrne os privou de créditos devidos e outras oportunidades, e foi geralmente um parceiro desagradável. Chris e Tina desfrutaram de sucesso solo como o Tom Tom Club e tentaram retomar o Talking Heads com o quarto membro, o guitarrista Jerry Harrison, mas sem Byrne nos anos 1990, lançando um álbum sob o nome The Heads, após o cantor tomar medidas legais para impedi-los de usar o nome completo da banda.

Em sua autobiografia lançada no ano passado, “Remain in Love”, Frantz criticou Byrne várias vezes. Byrne, por sua vez, tem evitado comentar a situação, embora interprete um grande número dos sucessos que escreveu com a banda durante seus shows solo e também em seu recente espetáculo premiado na Broadway, “American Utopia”.