Globo enxuga verba de viagens e complica produção de novelas

A Globo decidiu reorganizar sua vida financeira e emitiu uma ordem para enxugar gastos em todos os setores. A decisão não só afetou a contratação de atores, como também estaria impactando o […]

Divulgação/Globo

A Globo decidiu reorganizar sua vida financeira e emitiu uma ordem para enxugar gastos em todos os setores. A decisão não só afetou a contratação de atores, como também estaria impactando o planejamento de novelas com redução de viagens e externas.

Com os cortes de orçamento, os autores Ricardo Linhares (“Paraíso Tropical”) e Maria Helena Nascimento (“Cara & Coroa”) terão que alterar detalhes na sinopse de “O Grande Golpe”, já que a história previa gravações feitas fora do Brasil.

A emissora também vetou as gravações italianas de “O País de Alice”, trama das seis de Lícia Manzo (“Sete Vidas”), que teria gravações do núcleo principal em Milão. Agora, as cenas serão registradas dentro do estúdio do Rio de Janeiro para reduzir os custos do projeto.

Além disso, a TV Globo prevê maior controle de externas das produções de novelas. Os autores poderão escrever suas sequências, mas as gravações serão feitas em locais determinados pela direção e produção.

 
Acabou a mordomia

A nova ordem da emissora dará prioridade às novelas da nove que, historicamente, têm custo e retorno financeiro mais alto. Contudo, a emissora poderá abrir exceções para tramas de sucesso, como aconteceu com “Vai na Fé” (2023).

Vale destacar que a medida da TV Globo não terá impactos no remake de “Renascer”, que vai estrear em janeiro de 2024. A trama terá suas cenas gravadas no Nordeste, assim como aconteceu na exibição de 1993.

Até então, a TV Globo não continha gastos de produção. A autora de “Um Lugar ao Sol” (2021), por exemplo, teve autorização para rodar cenas do folhetim em Praga, na República Tcheca.