A atriz e ativista Angelina Jolie anunciou em seu Instagram nesta quarta-feira (17/5) o lançamento de sua primeira grife de moda, intitulada Atelier Jolie. Com esse empreendimento, a artista busca expandir sua atuação para o mundo empresarial.
No comunicado oficial, Angelina detalhou a proposta da marca, que pretende lançar moda colaborativa. O objetivo principal é capacitar os consumidores a assumirem o papel de designers de suas próprias peças, estabelecendo uma conexão direta com alfaiates, estampadores e artesãos especializados. Dessa forma, os clientes poderão criar e possuir peças exclusivas e personalizadas, refletindo seus estilos e preferências individuais.
“Por que simplesmente comprar o design de outra pessoa quando você pode criar o seu?”, questionou Jolie no post. “Podemos todos reunir, apreciar e ser influenciados pela criação dos outros. Mas a maior forma de autoexpressão – e, eu acredito, a mais divertida – é criar para si mesmo”, completa.
Com um viés sustentável, a empresa ainda visa o respeito às comunidades criativas e a promoção da autodescoberta. A marca prioriza a preocupação ambiental, utilizando exclusivamente materiais vintage e resíduos têxteis, ambos selecionados com cautela e sob curadoria própria. “Você vai poder consertar ou reciclar uma peça do seu guarda-roupa que você deseja reviver, aperfeiçoando o ajuste, dando nova vida ao que poderia ter sido jogado fora e criando roupas com significado pessoal”, explicou.
A artista ainda anuncia que pretende criar oportunidades para diversos profissionais, independentemente da situação socioeconômica. “Vamos destacar as pessoas que desempenham um papel em cada criação. Reuniremos uma equipe diversificada, incluindo estágios para refugiados e outros grupos talentosos e subestimados, com posições de dignidade baseadas na habilidade”, destaca. “Ao trabalharmos com artesãos e criadores globais, esperamos ajudar a compartilhar a riqueza de sua herança cultural e apoiar o desenvolvimento de seus próprios negócios”, continua Jolie.
Na publicação, a atriz e empresária marcou a página oficial do Atelier Jolie no Instagram, @atelierjolieofficial, e exibiu o logo criado por Peter Miles, diretor artístico que já colaborou com grifes como Celine e Gabriela Hearst.
Entretanto, ela não divulgou quando a produção de roupas vai começar e, de fato, como os trabalhos vão acontecer na prática – trabalho de costureira em reciclagem de vestuário envolve uma logística complexa de envio.