Almodóvar “quebra o silêncio” com lançamento de faroeste gay no Festival de Cannes

O cineasta Pedro Almodóvar (“Mães Paralelas”) lançou seu curta “Estranha Forma de Vida” no Festival de Cannes nesta quarta (17/5), atraindo multidões à sessão concorrida. A exibição gerou tumulto e protestos na […]

Youtube/Phate UK

O cineasta Pedro Almodóvar (“Mães Paralelas”) lançou seu curta “Estranha Forma de Vida” no Festival de Cannes nesta quarta (17/5), atraindo multidões à sessão concorrida. A exibição gerou tumulto e protestos na entrada, quando profissionais do mercado e jornalistas ficaram de fora, mesmo tendo ingressos, devido à superlotação da sala Debussy, a segunda maior e mais importante do evento.

Durante o Rendez-Vouz (encontro tradicional em Cannes entre personalidades do cinema), o famoso diretor espanhol explicou porque decidiu fazer um faroeste gay como seu segundo curta falado em inglês.

“Grande admirador” dos western, Almodóvar confessou que nunca imaginou que acabaria fazendo um filme do gênero até se ver diante da possibilidade. “Minha primeira intenção era dar voz a estes dois homens maduros e ‘queer’ que tradicionalmente são calados em um gênero como o western”, afirmou Almodóvar em um comunicado sobre a obra. “Fui atraído pela ideia de quebrar esse silêncio”, explicou.

O filme de 31 minutos é estrelado por Ethan Hawk (“Cavaleiro da Lua”) e Pedro Pascal (“The Mandalorian”), e acompanha Silva (Pascal), que cavalga pelo deserto para visitar seu amigo Jake (Hawke), um xerife dilacerado por 25 anos de amor proibido, clemente por justiça. O que se segue é uma história de vingança, intriga e amor proibido. O desejo entre os dois personagens é demonstrado de forma franca e delicadamente erótica, em detalhes como uma conversa na saída do banho em que se supõe que os dois estão nus, além de toques e até mesmo a arrumação de uma cama depois da noite de sexo.

“Nunca houve um faroeste que tratasse assim deste tema”, afirmou. “Há ‘Brokeback Mountain’, um grande filme, há também ‘First Cow’, da Kelly Reichardt, a sexualidade de ‘Ataque dos Cães’, de Jane Campion, Oscar de direção em 2022, mas abordam de outra forma o tema. E os personagens deste filme [‘Ataque dos Cães’] não falam nunca e não se beijam. Estamos em 2023 e não há um filme deste gênero que fala deste tema. É isso que me interessa, que eu queria fazer”, comentou.

Sobre a escolha de não mostrar cenas de sexo mais explícitas, mas explorar o erotismo e o desejo nos detalhes, diálogos e no tom, Almodóvar arrancou palmas e risos da plateia. “Há cenas de sexo explícito em vários filmes meus, mas quanto mais passa o tempo tenho menos vontade, tenho preguiça. Quero tratar do sexo de forma diferente”, opinou.

Presente na entrevista, Ethan Hawke falou sobre como o ato de apontar uma câmera para alguém é em si um ato de amor. “Você está dizendo que essas pessoas são importantes o suficiente para se importar. É sempre sobre amor, de alguma forma. Eu só gosto de ser desejado. E se acontecer de ser um homem extremamente atraente… eu só gosto disso”.

Produzido pela Sony Pictures Classics, o filme será lançado em streaming na plataforma MUBI, ainda sem data de estreia marcada.

Confira o trailer abaixo.