Willem Dafoe entra no elenco do remake de “Nosferatu”

O ator Willem Dafoe (“O Beco do Pesadelo”) está em negociações para estrelar o remake do clássico “Nosferatu” (1922), que será dirigido por Robert Eggers (“A Bruxa”). Caso as negociações se concretizem, […]

Instagram/Golden Globes

O ator Willem Dafoe (“O Beco do Pesadelo”) está em negociações para estrelar o remake do clássico “Nosferatu” (1922), que será dirigido por Robert Eggers (“A Bruxa”).

Caso as negociações se concretizem, o projeto vai marcar o reencontro de Dafoe com Eggers, após terem trabalhados juntos em “O Farol” (2019) e “O Homem do Norte” (2022).

Não só isso, mas o filme também vai marcar o reunião do ator com a história de “Nosferatu”, visto que Dafoe estrelou o filme “A Sombra do Vampiro”, sobre as filmagens do clássico dirigido por F. W. Murnau há 100 anos.

Nesse caso, porém, Dafoe não vai interpretar o vampiro Nosferatu. Esse papel ficou com Bill Skarsgård (“Noites Brutais”). Seu personagem não foi anunciado.

O novo filme vai contar a história de obsessão entre uma jovem assombrada (Lily-Rose Depp, de “Viajantes”) na Alemanha do século 19 e o antigo vampiro da Transilvânia (Skarsgard) que a persegue.

Em desenvolvimento há alguns anos, a produção esteve prestes a ser estrelada pelo cantor Harry Styles e Anya Taylor-Joy, com quem Eggers filmou “A Bruxa” (2015), mas a pandemia impediu o cronograma original e o elenco precisou ser reformulado após conflitos de agenda.

Em entrevista ao podcast do site Indiewire, o diretor contou que tem obsessão pela história do ator Max Schreck, o Nosferatu original, desde que era criança, depois de ver uma foto do Conde Orlok num livro, a ponto de convencer sua mãe a dirigir até uma locadora em outra cidade para alugar um vídeo do filme. Algum tempo depois, quando tinha 17 anos, ele fez uma adaptação da história para o teatro.

Além de dirigir, Eggers vai escrever a adaptação.

Vale observar que este será o quarto “Nosferatu” – ou quinto, se contar “Drácula em Veneza” (1988).

O filme de 1922 é um clássico do expressionismo alemão, dirigido pelo mestre F.W. Murnau, que o concebeu como uma versão não autorizada de “Drácula”, já que não tinha os direitos da obra original.

Ele foi refilmado pela primeira vez em 1979 pelo diretor alemão Werner Herzog, com o ator Klaus Kinski (“Fitzcarraldo”) no papel do vampiro. Kinski ainda voltou a reviver o personagem no citado trash “Drácula em Veneza”, que teve seu diretor demitido no meio das filmagens.

Há ainda uma animação francesa, do mestre dos quadrinhos Philippe Druillet, lançada em 2002.

Além disso, o cineasta indie David Lee Fisher disponibilizou uma versão de “Nosferatu” direto em VOD em 2017, com Doug Jones (“Hellboy”) no papel principal.

Para completar o clima macabro, na década passada o crânio do diretor do filme original, Friedrich Wilhelm Murnau, foi roubado de sua sepultura na Alemanha.

O novo “Nosferatu” ainda não tem previsão de estreia.

Willem Dafoe finalizou recentemente diversos projetos, entre eles o thriller “Inside”, sobre um ladrão preso dentro de um apartamento que pretendia roubar, com estreia marcada para 17 de março, e “Cidade Asteróide”, dirigido por Wes Anderson (“A Crônica Francesa”), que chega aos cinemas americanos em 23 de junho.

Relembre a interpretação de Willem Dafoe como “Nosferatu” no trailer abaixo.