Kanye West elogia Hitler, posta suástica e é suspenso do Twitter

O rapper Kanye West se envolveu, na quinta-feira (1/12), em mais uma polêmica. Desta vez, o artista declarou “amor” por nazistas e admiração por Adolf Hitler. Numa entrevista ao vivo com o […]

Divulgação/Def Jam

O rapper Kanye West se envolveu, na quinta-feira (1/12), em mais uma polêmica. Desta vez, o artista declarou “amor” por nazistas e admiração por Adolf Hitler.

Numa entrevista ao vivo com o teórico da conspiração Alex Jones e o supremacista branco Nick Fuentes, o rapper declarou que não concorda com a forma que a população se refere à história.

“Eu amos os judeus, mas também amo os nazistas”, disse Ye. “Não gosto de ver a palavra ‘maldade’ ao lado de nazistas. Eu enxergo coisas boas sobre Hitler também. Amo todo mundo.”

“Não posso dizer que essa pessoa [Hitler], que inventou as estradas e os microfones que uso como músico, não fez nada de bom. Cada ser humano tem algo valioso que trouxe para a mesa, especialmente Hitler.”

As declarações do cantor surpreenderam até mesmo o conspiracionista de extrema-direita Jones, que preferiu se distanciar das posições de Kanye. “Os nazistas fizeram coisas realmente ruins”, pontuou. Os atritos continuaram após o cantor afirmar que “é um nazista”.

Kanye West dobrou a posta e publicou o desenho de uma suástica mesclada com a estrela de David no Twitter. E teve sua conta suspensa na madrugada desta sexta (2/12) por violação de regras. O rapper havia retornado à plataforma em outubro, antes da aquisição bilionária de Elon Musk, após enfrentar uma suspensão anterior.

“Eu tentei o meu melhor. Apesar disso, ele violou novamente nossa regra contra o incitamento à violência. A conta será suspensa”, escreveu Musk, que mesmo se autodenominando um absolutista da liberdade de expressão teve que reconhecer que há limites para isso.

Prevendo o problema, Kanye chegou a compartilhar uma foto de Musk sendo atacado em um iate pelo CEO da Endeavor, Ari Emanuel.

“Apenas esclarecendo que sua conta está sendo suspensa por incitação à violência, não uma foto nada favorável minha sendo chutada por Ari. Francamente, eu achei essas fotos uma motivação útil para perder peso.”

Pelo Truth Social, o perfil verificado de Ye revelou que a suspensão na “concorrência” foi de apenas 12 horas, o que deixou os usuários do Twitter furiosos com Musk por uma suspensão tão branda.

Recentemente, o cantor também fez declarações antissemitas que incomodaram até o ex-presidente Donald Trump, que Kanye/Ye queria como vice-presidente em sua chapa para disputar as eleições de 2024.

A Coalização de judeus republicanos também repudiou o atual comportamento do artista. Eles emitiram um comunicado a respeito do rapper.

“Devido aos seus elogios a Hitler, não é exagero que Kanye West seja um intolerante vil e repulsivo que atacou a comunidade judaica com ameaças e difamações no estilo nazista. Os conservadores que erroneamente apoiaram Kanye West devem deixar claro que ele é um pária. Já chega”, disseram em nota.