Juiz decide que estúdios podem ser processados por trailers enganosos

O juiz distrital americano Stephen Wilson decidiu nesta semana que os estúdios de cinema podem ser processados ​​sob leis de propaganda enganosa se divulgarem trailers com cenas falsas de seus filmes. O […]

Divulgação/Universal Pictures

O juiz distrital americano Stephen Wilson decidiu nesta semana que os estúdios de cinema podem ser processados ​​sob leis de propaganda enganosa se divulgarem trailers com cenas falsas de seus filmes. O trailer que gerou essa decisão foi do filme “Yesterday” (2019), sobre um sujeito que vive num mundo onde os Beatles não existiram.

Dois fãs da atriz Ana de Armas (“Blonde”) processaram o estúdio Universal porque o trailer continha imagens da atriz, que não apareceu no filme. Apesar da participação da estrela cubana ter sido cortada na edição, sua presença no trailer teria sido o que convenceu os dois – que moram em cidades diferentes – a alugarem o filme. Dizendo-se enganados pelo estúdio, ele foram à Justiça.

O caso se tornou sério quando o juiz concordou que a reclamação tinha base legal. Agora, o vindouro veredito do julgamento irá afetar diretamente a produção de novos trailers de cinema.

A Universal até tentou descartar o processo, argumentando que os trailers dos filmes têm direito à proteção da Primeira Emenda dos EUA (que fala sobre liberdade de expressão) e que um trailer é um “trabalho artístico”, mas o juíz Wilson rejeitou esse argumento, dizendo que um trailer, na verdade, é um comercial, uma vez que tem a finalidade de vender um filme. Com isso, os trailers estão sujeitos à Lei de Propaganda Falsa da Califórnia e à Lei de Concorrência Desleal do estado.

“A Universal está certa de que os trailers envolvem alguma criatividade e discrição editorial, mas essa criatividade não supera a natureza comercial de um trailer”, escreveu Wilson. “Basicamente, um trailer é um anúncio criado para vender um filme, fornecendo aos consumidores uma prévia do filme.”

Não é incomum que os trailers de filmes incluam cenas que não aparecem no filme finalizado. Um trailer de “Jurassic Park” (outro filme da Universal), por exemplo, foi feito inteiramente com cenas cortadas. Porém, com essa nova decisão, esse cenário poderia gerar um processo judicial.

A partir de agora, a forma como os filmes são divulgados deverá ser tratada com mais cuidado. Afinal, muitos estúdios e realizadores buscam despistar o público em seus trailers, chegando a apagar elementos cênicos e até personagens nas prévias. Um exemplo disso aconteceu em “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (2021), em que a participação de Andrew Garfield e Tobey Maguire foi apagada digitalmente em cenas do trailer.

Nos filmes da Marvel, a situação é ainda mais drástica, já que seus trailers são manipulados para mostrar cenas que nem foram filmadas, como a inclusão do Hulk em Wakanda no trailer de “Vingadores: Guerra Infinita”. Diretores deste filme, os irmãos Russo confessaram que tomaram essa iniciativa para originar desinformação e enganar o público.

O trailer de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” (2017) também trazia uma cena em que o Homem-Aranha e o Homem de Ferro eram vistos voando juntos em meio aos prédios do Queens, em Nova York, que não apareceu no filme.

Mas talvez o exemplo mais significativo disso seja o primeiro teaser de “Homem-Aranha” (2002), que mostrava um assalto à banco interrompido pela ação do herói, que deixava os ladrões presos numa enorme teia erguida ao redor do World Trade Center. A sequência existiu apenas na divulgação do filme, já que foi retirada de circulação depois dos ataques terroristas às Torres Gêmeas.

Outro caso curioso aconteceu em “Todo o Dinheiro do Mundo” (2017). O ator Kevin Spacey foi retirado do longa, em meio à diversas acusações de abuso sexual, e substituído por Christopher Plummer, que precisou refilmar o papel às pressas nas datas de pós-produção. Só que o primeiro trailer do estúdio ainda destacava a participação de Spacey.

Há também os trailers que se apresentam como “variantes” da narrativa oficial. Isso aconteceu recentemente com o terror “Noites Brutais”, quando o 20th Century Studios divulgou um trailer intitulado “Justin Long’s New Movie”. Este trailer era composto por cenas de “Noites Brutais”, mas apresentadas de uma maneira diferente. O tom era mais leve, até divertido. E a prévia ignorava o fato de que Long era um coadjuvante no filme, não o protagonista.

Assista abaixo ao trailer de “Yesterday” com Ana de Armas, que abriu o questionamento de toda a produção de trailers de Hollywood.