Constance Wu revela ter sido salva do suicídio

A atriz Constance Wu (“As Golpistas”) revelou que recentemente contemplou suicídio e foi salva por uma amiga. A revelação foi feita durante uma live do programa de entrevistas “Conversa de Mesa Vermelha” […]

Divulgação/ABC

A atriz Constance Wu (“As Golpistas”) revelou que recentemente contemplou suicídio e foi salva por uma amiga. A revelação foi feita durante uma live do programa de entrevistas “Conversa de Mesa Vermelha” (Red Table Talk), de Jada Pinkett Smith no Facebook.

Wu participou da entrevista para promover sua biografia, “Making a Scene”. O caso em questão é relatado no livro, assim como a revelação recente de que ela foi assediada sexualmente por um produtor da série “Fresh Off the Boat”.

A tentativa de suicídio aconteceu em 2019, quando Wu chamou atenção ao se manifestar de maneira contrária à renovação da série que ela estrelava. Na ocasião, ela postou no seu Twitter: “Estou tão chateada agora que estou literalmente chorando. Ugh F*”. Ela seguiu com um tweet que dizia “Que f* infernal”.

Isso gerou uma reação negativa entre os fãs da série e entre membros da comunidade asiática americana, uma vez que “Fresh Off the Boat” era vista como um exemplo de representatividade. Na ocasião, Wu recebeu muitas mensagens negativas.

Em certo momento, ela se enrolou em um cobertor e ficou na borda da varanda do seu apartamento no quinto andar. Enquanto ela contemplava o possível suicídio, uma amiga que veio ver como ela estava a puxou de volta, a colocou num táxi e “me levou para uma sala de emergência psiquiátrica” para tratamento de saúde mental.

“Eu passei a noite em uma cama na sala de espera do pronto-socorro psiquiátrico em observação”, contou ela. Na manhã seguinte, Wu começou o seu tratamento psicológico e psiquiátrico.

“Eu precisava daquilo. Eu estava insegura naquele momento”, disse ela. “Eu estava em um lugar mental em que estava apenas me batendo. E tinha tanta vergonha. Sentindo que não merecia viver. Sentindo que o mundo me odiava. Sentindo que eu arruinei tudo para todos. Talvez eu tenha arruinado tudo para algumas pessoas, mas, você sabe, as pessoas cometem erros, certo?”

A atriz não coloca a culpa no público, uma vez que ela reconhece que, quando fez as postagens, o público não sabia que ela tinha sofrido assédio sexual de um produtor da série. Em vez disso, eles pensaram que ela estava apenas surfando no sucesso de “Podres de Ricos”.

“Com as informações que o público tinha, é claro que não culpo as pessoas por pensarem isso”, disse ela. “O que as pessoas não perceberam foi que durante meus primeiros dois anos [na série], fui assediada sexualmente e intimidada e ameaçada – o tempo todo”.

Embora não tenha divulgado o nome do produtor, Wu tem falado abertamente em entrevistas recentes sobre essa experiência triste na série.

“Eu mantive minha boca fechada por muito tempo sobre assédio sexual e intimidação que sofri nas duas primeiras temporadas do programa”, disse a atriz durante participação no Atlantic Festival, um evento de entrevistas em Washington, DC. “Porque, depois das duas primeiras temporadas, uma vez que virou um sucesso, uma vez que eu não estava mais com medo de perder meu emprego, eu pude começar a dizer ‘não’ ao assédio, ‘não’ à intimidação desse produtor em particular. E então pensei: ‘Quer saber? Ninguém precisa saber. Não preciso manchar a carreira desse produtor asiático-americano. Eu não tenho que manchar a exibição da série.’”

“Acabei percebendo que era importante falar sobre isso”, continuou Wu, explicando que esperou a série terminar para se pronunciar. “Essa série foi histórica para os asiáticos-americanos. Foi o único programa numa rede de televisão em 20 anos a ser estrelado por asiáticos-americanos e eu não queria manchar o único programa que nos representava.”

Wu chamou a experiência de “traumática” em seu livro “Making a Scene”, que foi lançado na terça (4/10) nos EUA, pela editora Simon & Schuster.

Caso esteja pensando ou conheça alguém pensando em suicídio, procure ajuda no CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.