Constance Wu revela ter sofrido assédio na série “Fresh off the Boat”

A atriz Constance Wu revelou ter sofrido assédio sexual e intimidação de um produtor não identificado da série de comédia “Fresh off the Boat” durante as primeiras temporadas da atração. Este teria […]

Divulgação/ABC

A atriz Constance Wu revelou ter sofrido assédio sexual e intimidação de um produtor não identificado da série de comédia “Fresh off the Boat” durante as primeiras temporadas da atração. Este teria sido um dos motivos de sua declaração polêmica de 2019, quando ela lamentou no Twitter a renovação da série para mais uma – a 6ª e última – temporada.

“Eu mantive minha boca fechada por muito tempo sobre assédio sexual e intimidação que sofri nas duas primeiras temporadas do programa”, disse a atriz durante participação no Atlantic Festival, um evento de entrevistas em Washington, DC. “Porque, depois das duas primeiras primeiras temporadas, uma vez que virou um sucesso, uma vez que eu não estava mais com medo de perder meu emprego, eu pude começar a dizer ‘não’ ao assédio, ‘não’ à intimidação desse produtor em particular. E então pensei: ‘Quer saber? Eu li com isso. Ninguém precisa saber. Não preciso manchar a carreira desse produtor asiático-americano. Eu não tenho que manchar a exibição da série.’”

O desabafo aconteceu durante uma conversa sobre seu livro de memórias, “Making a Scene”, que será lançado em 4 de outubro pela Simon & Schuster. Ela disse que a obra a encorajou a detalhar sua experiência na sitcom.

“Acabei percebendo que era importante falar sobre isso”, continuou Wu. “Essa série foi histórica para os asiáticos-americanos. Foi o único programa numa rede de televisão em 20 anos a ser estrelado por asiáticos-americanos e eu não queria manchar o único programa que nos representava.”

Wu chamou a experiência de “traumática” e ainda comentou os controversos tuites que disparou lamentando a renovação da série para a 6ª temporada.

“Eu queria ter um recomeço em que não tivesse que fazer uma série com todas essas memórias de abuso. Algumas pessoas sabiam que [o assédio] existiu, e ir trabalhar todos os dias com aquelas pessoas, que sabiam que ele me assediava sexualmente, sendo ‘amiguinhas’ dele, parecia uma traição as vezes”, continuou. “Mas eu amei todo mundo naquela equipe e adorei trabalhar no programa. Mas tinha esse histórico de abuso, com o qual o programa começou, e mesmo que eu tenha lidado com isso depois de dois anos, eu preferia me afastar daquilo.”

Criada por Nahnatchka Khan (série “Apartment 23”), “Fresh off the Boat” era inspirada no livro de memórias do chef Eddie Huang e investia no tom nostálgico, ao estilo de “Todo Mundo Odeia o Cris”, “Os Goldbergs” e “Anos Incríveis”.

Passada nos anos 1990, contava como a família taiwanesa do menino Eddie (Hudson Yang) se adaptava ao choque cultural de morar em Orlando, na Flórida. O elenco também destacava Randall Park (visto mais recentemente em “WandaVision”).

Na época da reclamação de Wu, muitos consideraram que a atriz estaria sendo ingrata após conquistar projeção na série e começar a se destacar em sua carreira cinematográfica. Ela tinha ganhado muita projeção no cinema graças ao sucesso de “Podres de Ricos”, em que viveu a grande protagonista, e “As Golpistas”, que estrelou ao lado de Jennifer Lopez.

Veja abaixo um trailer da série para lembrar da produção.