Sean Penn e Ben Stiller são banidos da Rússia

Os atores Sean Penn e Ben Stiller (ambos de “A Vida Secreta de Walter Mitty”) foram banidos permanentemente da Rússia pelo Ministério das Relações Exteriores do país. A justificativa dada pelo ministério […]

Divulgação/Presidência da Ucrânia

Os atores Sean Penn e Ben Stiller (ambos de “A Vida Secreta de Walter Mitty”) foram banidos permanentemente da Rússia pelo Ministério das Relações Exteriores do país. A justificativa dada pelo ministério foi o “princípio da reciprocidade”.

Os dois fazem parte da grande lista de artistas que visitou a Ucrânia durante a guerra e se manifestou publicamente contra a Rússia. Penn foi ainda mais longe. Ele gravou um documentário sobre a guerra e disse que considerou se juntar à resistência armada ucraniana.

Durante seu tempo na Ucrânia, Penn emitiu a seguinte declaração:

“Já é um erro brutal de vidas ceifadas e corações partidos, e se ele não ceder, acredito que Senhor Putin cometerá um erro horrível para toda a humanidade. O presidente Zelensky e o povo ucraniano ergueram-se como símbolos históricos de coragem e princípios. A Ucrânia é a ponta da lança de um abraço democrático dos sonhos. Se permitirmos que ele lute sozinho, nossa alma como América estará perdida.”

Stiller visitou refugiados ucranianos na Polônia em junho, e depois viajou para Kiev. Como parte de seu trabalho representando a Agência da ONU para Refugiados, ele passou um tempo com o presidente Volodymyr Zelensky no Dia Mundial do Refugiado.

“Fiquei realmente impressionado com a resiliência do povo da Ucrânia e do presidente”, declarou Stiller, afirmando que o presidente ucraniano “se ergueu à altura dos acontecimentos e ofereceu liderança e verdadeira determinação ao seu povo para superar essa situação terrível.”

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, “as ações hostis das autoridades americanas, que continuam seguindo um curso russofóbico, destruindo os laços bilaterais e aumentando o confronto entre a Rússia e os Estados Unidos, continuarão sendo rechaçadas resolutamente”.

Além da dupla de atores, a lista de pessoas banidas da Rússia inclui a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, os senadores Rick Scott, Mark Kelley, Pat Toomey, Kevin Kramer, Krysten Sinema, entre outros.

A lista completa contempla um total de 25 “funcionários de alto escalão, representantes das comunidades empresariais e de especialistas, bem como figuras culturais.”