Filme do diretor de “3 Anúncios para um Crime” é aplaudido por 14 minutos em Veneza

O filme “The Banshees of Inisherin”, novo trabalho do cineasta Martin McDonagh (vencedor do Oscar por “Três Anúncios para um Crime”), foi aplaudido de pé por 14 minutos ao final da sua […]

Instagram/Searchlight Pictures Italia

O filme “The Banshees of Inisherin”, novo trabalho do cineasta Martin McDonagh (vencedor do Oscar por “Três Anúncios para um Crime”), foi aplaudido de pé por 14 minutos ao final da sua exibição no Festival de Veneza.

A trama se passa em 1923, na época da Guerra Civil Irlandesa, quando um sujeito mais velho (Brendan Gleeson, da franquia “Harry Potter”) subitamente para de conversar com o seu antigo amigo (Colin Farrell, da “Batman”) na ilha fictícia de Inisherin, sem lhe oferecer uma explicação para isso. A decisão acaba gerando consequências para ambos.

“Fico feliz em ver a amizade masculina como algo valioso no momento em que o reajuste das relações de todos com todos está sendo reconsiderado”, disse Gleeson, durante a entrevista coletiva nesta segunda (5/9). “A valorização da amizade masculina de um bromance para mim é muito profunda e pertinente agora.”

Farrell foi ainda mais longe, dizendo que o filme contrapõe o mundo contemporâneo, dizendo que a “era da informação” em que vivemos tem um lado negativo, pois ela “nos afasta da intimidade necessária e dos interesses que são necessários para existirmos”.

“Conversar, compartilhar pensamentos e sentimentos uns com os outros é o contrário desse mundo tão rápido em fazer julgamentos dos outros, somos tão rápidos em cancelar as pessoas, agora com essa cultura do cancelamento e todas essas coisas. Mas realmente ter uma conversa e uma troca de ideias de tal maneira que você esteja aberto a mudar de opinião, isso é uma coisa linda. Acho que isso nunca vai morrer, mesmo que tenha sido um pouco suplantado pela tecnologia.”

“The Banshees of Inisherin” marcou um reencontro de Farrell e Gleeson com o diretor, 14 anos depois que os três trabalharam juntos em “Na Mira do Chefe” (2008). Farrell ainda participou do filme seguinte de McDonagh, “Sete Psicopatas e um Shih Tzu” (2012).

“Não consigo imaginar rejeitar qualquer coisa que ele escreva porque ele é um escritor tão extraordinário”, disse Farrell a respeito do trabalho de McDonagh. “Sempre fico tão profundamente emocionado e psicologicamente tocado com os mundos que ele cria e os personagens que ele projeta.”

Gleeson também disse que o tempo que ele passou com McDonagh e Farrell filmando “Na Mira do Chefe” foi “criativo e pessoalmente revigorante” e que ele sempre esperou pela oportunidade de repetir essa experiência.

Ao contrário do trabalho anterior do trio, que foi filmado na Bélgica, este novo filme foi rodado na Irlanda, algo que agradou muito o diretor. “Fazer algo na Irlanda foi majestoso, especialmente o oeste da Irlanda. Era um sonho meu”, disse ele. “Toda a área onde filmamos era para onde eu viajava quando criança para visitar parentes. É de onde meu pai veio.”

O elenco de “The Banshees of Inisherin” conta ainda com Barry Keoghan (“Os Eternos”) e Kerry Condon (“Better Call Saul”). O filme chega aos cinemas americanos em 21 de outubro, mas ainda não há previsão para seu lançamento no Brasil.