A Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTA, na sigla em inglês) entregou na noite de domingo (8/5), em Londres, os prêmios de melhores da TV do Reino Unido, consagrando os atores Jodie Comer, Sean Bean, Matthew Macfadyen e Cathy Tyson, além das séries “In My Skin”, “Time” e “Motherland”.
Bean ganhou o prêmio de melhor ator pelo drama de prisão “Time”, que também foi eleito melhor minissérie. Comer, que ficou conhecida interpretando uma assassina em “Killing Eve”, foi premiada por “Help”, um drama ambientado em uma casa de repouso durante a pandemia de covid-19. A mesma série também rendeu o troféu de melhor atriz coadjuvante para Cathy Tyson.
Já Macfadyen foi eleito o melhor coadjuvante por “Succession”, produção americana da HBO sobre as disputadas de uma família pelo controle de um império de mídia nos Estados Unidos.
A história de amadurecimento “In My Skin” foi considerada a melhor série série dramática e a minissérie americana “The Underground Railroad”, da Amazon Prime Video, venceu na categoria internacional.
Para completar, nas premiações de comédia, venceram a série “Motherland” e os atores Sophie Willan, por “Alma’s Not Normal”, e Jamie Demetriou, por “Stath Lets Flats”.
O resultado representou uma decepção para os fãs da minissérie “It’s a Sin”, que liderava a lista de indicações, concorrendo a 11 troféus do BAFTA TV. Esnobada, a produção ficou sem nenhum prêmio.
Vários vencedores usaram seus discursos de agradecimento para se manifestar contra a venda da emissora pública Channel 4, que o governo britânico anunciou no mês passado. Muitos temem que o Channel 4, responsável por algumas das produções mais ousadas e relevantes do audiovisual britânico, torne-se um canal comercial convencional nas mãos da iniciativa privada.
Confira abaixo a lista dos principais vencedores.
MELHOR SÉRIE DRAMÁTICA
In My Skin
MELHOR MINISSÉRIE
Time
MELHOR SÉRIE CÔMICA
Motherland
MELHOR SÉRIE INTERNACIONAL
The Underground Railroad (EUA)
MELHOR TELEFILME
Together
MELHOR ATRIZ
Jodie Comer, por Help
MELHOR ATOR
Sean Bean, por Time
MELHOR ATOR EM COMÉDIA
Jamie Demetriou, por Stath Lets Flats
MELHOR ATRIZ EM COMÉDIA
Sophie Willan, por Alma’s Not Normal
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Cathy Tyson, por Help
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Matthew Macfadyen, por Succession