Divulgação/Marvel

“Doutor Estranho 2” leva 3,5 milhões de brasileiros aos cinemas

“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” registrou a maior estreia do ano no Brasil. Em apenas quatro dias, o novo filme da Marvel levou 2,8 milhões de espectadores aos cinemas e faturou R$ 61,9 milhões, segundo dados da Comscore.

Ao somar os números da pré-estreia (sessões adiantadas no começo da semana passada), a bilheteria do filme se torna ainda mais imponente, chegando a R$ 75,3 milhões e 3,5 milhões de espectadores no país.

Mas talvez seja ainda mais impressionante constatar que todos, absolutamente todos os demais filmes exibidos entre quinta e domingo passado (8/5) tiveram somente 300 mil espectadores.

A diferença é de quase 1000%. Sério, seríssimo.

A concentração de público e renda é resultado direto da monopolização de 70% de todas as salas de cinema existentes no país para a exibição de um único título.

Antes do governo Bolsonaro, a Ancine atuava junto às distribuidoras e ao circuito exibidor para impedir que isso acontecesse. Mas a regra atual é não ter regra – não se trata de uma hipotética “lei de mercado”, já que todo o mercado é regulado para evitar, justamente, monopólios.

Assim, para “abrir espaço” para um único filme, outros saíram de cartaz ou ficaram com espaço reduzido, apesar do bom desempenho comercial. Isto aconteceu, por exemplo, com “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos. O ator e cineasta sentiu o impacto e reclamou.

“É preciso de regulamentação e fiscalização. ‘Medida Provisória’ acabou de alcançar uma marca importante (350 mil espectadores), atingindo em três semanas números que outros filmes levam muito mais tempo para alcançar, e ainda assim o número de salas reduziu bastante”, ele disse ao jornal O Globo.

“O público brasileiro mostrou que queria assistir ao filme e se fez presente nas salas, mas esse desejo do público precisa ser mais reconhecido e respeitado”, completou.

Com a diminuição do circuito, o filme de Lázaro Ramos levou apenas 20 mil pessoas aos cinemas e arrecadou R$ 374 mil em ingressos vendidos nos últimos quatro dias. Desde a estreia, a produção acumula público de 368 mil espectadores.

Veja abaixo a lista das 10 maiores bilheterias do Brasil no fim de semana, segundo a Comscore.