Atriz de “Obi-Wan Kenobi” foi alertada sobre racismo de fãs de “Star Wars”

A atriz Moses Ingram (“O Gambito da Rainha”), que terá um papel importante na série “Obi Wan Kenobi”, revelou ter sido alertada pelo estúdio LucasFilm para se preparar em relação ao racismo […]

Divulgação/Disney+

A atriz Moses Ingram (“O Gambito da Rainha”), que terá um papel importante na série “Obi Wan Kenobi”, revelou ter sido alertada pelo estúdio LucasFilm para se preparar em relação ao racismo de fãs de “Star Wars”.

“Foi algo que a Lucasfilm realmente disse: ‘Isso [racismo] é uma coisa que, infelizmente, provavelmente acontecerá. Mas estamos aqui para ajudá-la, você pode nos avisar quando isso acontecer’”, revelou Ingram em entrevista ao jornal britânico The Independent.

“’Obi-Wan’ vai trazer a maior diversidade que eu acho que já vimos nesta galáxia antes”, diz Ingram. “Para mim, está até muito atrasado. Não faz sentido ter droides e alienígenas de todas as espécies, mas poucas pessoas de cores diferentes do branco”, acrescentou.

“É claro que sempre há bolsões de ódio”, acrescenta ela. “Mas não tenho nenhum problema com o botão de bloqueio”, completou.

O racismo mencionado pela atriz não é exagero. Antes dela entrar na franquia, John Boyega e Kelly Marie Train sofreram ataques furiosos de ódio nas redes sociais, e um grupo de fãs chegou a se juntar para derrubar as notas da trilogia final em sites de avaliação popular, em protesto declarado contra a quantidade de mulheres e pessoas de cor em papéis principais.

Na série, Ingram interpretará a Inquisidor Reva, um capanga do Grande Inquisidor. O trabalho dela é seguir o rastro do Jedi fugitivo que batiza a atração. Mas para isso, ela teve que passar por quatro meses intensos de treinos, que ela chamou de “Escola Jedi” – “Você luta, você corre, você pula, você vira, você fica pendurado em fios…”.

A trama de “Obi-Wan Kenobi” se passa dez anos depois dos eventos de “Star Wars: A Vingança dos Sith” (2005), e destaca em seu elenco atores daquele filme, como Ewan McGregor no papel do mestre Jedi do título, Joel Edgerton e Bonnie Piesse de volta aos papéis dos tios que criaram Luke Skywalker, sem esquecer, claro, que Hayden Christensen retorna como Darth Vader.

O elenco ainda inclui participações de Kumail Nanjiani (“Eternos”), Indira Varma (“Game of Thrones”), Rupert Friend (“Homeland”), O’Shea Jackson Jr. (“Straight Outta Compton”), Sung Kang (“Velozes e Furiosos 6”), Simone Kessell (“Terremoto: A Falha de San Andreas”), Maya Erskine (“PEN15”) e o ator-cineasta Benny Safdie (“Bom Comportamento”).

Escrita por Joby Harrold (“Rei Arthur: A Lenda da Espada”) e dirigida por Deborah Chow (“The Mandalorian”), a série estreia nesta sexta (25/5) na Disney+.