Por que 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd?

Quer saber porque nesta quarta-feira (25/5) tem um monte de gente balançando toalhas para celebrar o Dia do Orgulho Nerd? A data, que também é conhecida como Dia da Toalha, teve origem […]

Divulgação/Touchstone Pictures

Quer saber porque nesta quarta-feira (25/5) tem um monte de gente balançando toalhas para celebrar o Dia do Orgulho Nerd? A data, que também é conhecida como Dia da Toalha, teve origem na idolatria geek por franquias de fantasia.

A comemoração original foi concebida para homenagear o escritor Douglas Adams, autor da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que faleceu precocemente aos 49 anos em 2001.

Na obra, que foi adaptada para o cinema em 2005, Adams descreve que a toalha é o item fundamental de sobrevivência para qualquer mochileiro das galáxias, pelo simples fato de que ela pode ser usada de diferentes formas em vários locais do espaço.

Logo após a morte do autor, fãs de sua obra tiveram a ideia de criar o Dia da Toalha como homenagem. A iniciativa começou em 2001, duas semanas depois do falecimento de Adams, num fórum da internet e acabou se espalhando por todo mundo. Desde então, muitos fãs da sci-fi saem no dia 25 de maio exibindo uma toalha para celebrar a data.

A data exata de 25 de maio foi escolhida também por causa de outra franquia. 25 de maio de 1977 foi o dia em que “Guerra nas Estrelas” chegou aos cinemas dos EUA – quase oito meses antes do lançamento no Brasil. Claro que isso foi há muito tempo numa galáxia distante, já que os nerds agora chamam este filme de “Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança”.

Mas enfim, graças a essa “coincidência”, a data passou a ser celebrada não só pelos fãs de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, como também de “Star Wars”. Logo, a ideia contagiou todos os apaixonados pela chamada cultura geek, que transformaram o Dia da Toalha no Dia do Orgulho Nerd para celebrar tudo o que adoram, incluindo filmes, séries, livros, quadrinhos, animes e games.