Anões protestam contra críticas de Peter Dinklage a “Branca de Neve”

Alguns atores com nanismo resolveram se manifestar contra as mudanças anunciadas pela Disney no remake de “Branca de Neve e os Sete Anões”, após críticas do ator Peter Dinklage (“Game of Thrones”) […]

Divulgação/Disney

Alguns atores com nanismo resolveram se manifestar contra as mudanças anunciadas pela Disney no remake de “Branca de Neve e os Sete Anões”, após críticas do ator Peter Dinklage (“Game of Thrones”) aos estereótipos perpetuados pelos papéis dos sete anões.

Em uma entrevista ao podcast WTF, do comediante Marc Maron, na segunda-feira (24/1), Dinklage disse que a escolha de uma atriz latina (Rachel Zegler, de “Amor, Sublime Amor”) para o papel principal do filme era um “progresso”, mas classificou a história inspirada em um conto de fadas como “retrógrada”.

“Dê um passo atrás e olhe para o que você está fazendo. Não faz sentido para mim. Você é progressista de uma maneira, mas ainda está fazendo uma história retrógrada sobre sete anões que vivem juntos em uma caverna. O que você está fazendo, cara? Será que eu não fiz nada para gerar um avanço com meu trabalho? Talvez eu não seja barulhento o suficiente”, disse ele.

Em entrevista ao jornal britânica Daily Mail, atores com nanismo afirmaram que aceitariam interpretar os Sete Anões “com alegria” e que a crítica Dinklage pode ter custado o emprego para sete atores anões, que tem dificuldades de encontrar papéis em Hollywood.

“Peter Dinklage é provavelmente o maior ator anão de todos os tempos, mas isso não o torna o rei dos anões”, disse Dylan Postl, que atuou em “Os Muppets”.

“Me embrulha o estômago pensar que existem sete oportunidades de ouro para pessoas como nós, que não conseguem papéis normais, e agora elas se foram por causa desse cara”, disparou Jeff Brooks, também falando ao Daily Mail.

Em resposta às críticas de Dinklage à “Branca de Neve e os Sete Anões”, a Disney afirmou que vai adotar uma abordagem diferente em relação aos personagens dos anões da história original, e que está consultando pessoas com nanismo para evitar reforçar estereótipos do filme original. Eles não detalharam quais serão essas mudanças, no entanto.

“Estamos ansiosos para compartilhar mais sobre o filme enquanto ele se dirige à fase de produção após um longo período de desenvolvimento”, afirmou um porta-voz da empresa ao The Hollywood Reporter.

Ainda assim, profissionais como Dylan Postl, Jeff Brooks e Katrina Kemp ainda avaliam que a decisão da companhia trouxe mais danos a eles do que benefícios.

“Me embrulha o estômago pensar que existem sete papéis de ouro para anões, que não conseguem papéis normais ou conseguem muito poucos, e agora elas se foram por causa desse cara”, disse Jeff Brooks também ao Daily Mail.

Apesar destas manifestações, a Disney não anunciou o corte dos personagens do filme.

Em comunicado enviado à imprensa após as críticas de Dinklage, o estúdio disse que faria uma “nova abordagem” em relação aos anões de trama, mas sem dar detalhes, acrescentando que compartilharia mais informações em breve.