“Ghostbusters” é maior estreia nos cinemas

“Ghostbusters – Mais Além”, sequência da franquia de sucesso dos anos 1980, é o lançamento mais amplo da semana, com distribuição em mais de mil salas, mas o circuito recebe outros títulos […]

Divulgação/Sony Pictures

“Ghostbusters – Mais Além”, sequência da franquia de sucesso dos anos 1980, é o lançamento mais amplo da semana, com distribuição em mais de mil salas, mas o circuito recebe outros títulos que despertam mais atenção dos cinéfilos.

 

 
Ghostbusters – Mais Além | EUA | Fantasia

 

Dirigido por Jason Reitman (“Juno”, “Tully”), filho do diretor dos dois primeiros Caça-Fantasmas, o novo “Ghostbusters” não é nada “mais além” de uma grande homenagem, com muitas referências, repetições de frases, recriações de cenas e até participação do elenco original.

A trama acompanha a mudança da personagem de Carrie Coon (“The Leftovers”) para a antiga casa herdada do pai, de quem ela pouco falou para os filhos, vividos por Mckenna Grace (“Annabelle 3: De Volta para Casa”) e Finn Wolfhard (“Stranger Things”). Mas ao mexerem nos objetos guardados no local, as crianças descobrem que são netos do Dr. Egon Spengler (o Caça-Fantasmas interpretado pelo falecido Harold Ramis nos anos 1980). Paralelamente, estranhos fenômenos começam a acontecer na região, que inspiram as crianças a virarem Caça-Fantasmas mirins com a ajuda de um professor de sua escola (Paul Rudd, o homem mais sexy do mundo, também conhecido como Homem-Formiga).

 

 
A Crônica Francesa | EUA | Comédia

 

Quem já viu um filme de Wes Anderson sabe o que esperar: elenco numeroso e repleto de famosos (de Tilda Swinton a Timothée Chalamet), cenas estáticas, inclusive em momentos de ação, fotografia em tons pastéis, proporção de tela pré-widescreen, figurino e cenografia minunciosamente detalhistas, etc. O longa tem tudo isso e ainda estrutura de antologia, ao reunir diferentes histórias como se fossem sessões da publicação que batiza a produção – um jornal francês de expatriados, editado pelo personagem de Bill Murray.

O lançamento vai disputar a atenção dos cinéfilos com “Noite Passada em Soho”, de Edgar Wright. E os dois títulos tem curiosamente a mesma avaliação no site Rotten Tomatoes: 75% de aprovação.

 

 
Noite Passada em Soho | EUA | Terror

 

Igualmente estiloso, o terror do diretor de “Em Ritmo de Fuga” acompanha Thomasin McKenzie (“Jojo Rabbit”) numa viagem de sonhos à Londres dos anos 1960. Conforme ela fica obcecada pelo visual e estilo glamouroso da época, assumindo a personalidade que vê nos sonhos, também embarca numa jornada de pesadelos, perseguida por horrores do passado. Ainda mais depois de descobrir que tudo que sonhou nos dias atuais realmente aconteceu no passado.

Vencedora do Emmy 2021 por “O Gambito da Rainha”, Anya Taylor-Joy está no elenco, bem como três astros britânicos que viveram intensamente os anos 1960, incluindo Diana Rigg (“Game of Thrones”) em seu último papel, filmado antes de seu falecimento no ano passado.

 

 
Ataque dos Cães | EUA | Western

 

A programação também promove a exibição de “Ataque dos Cães” (The Power of the Dog), duas semanas antes de sua estreia em streaming. O western dirigido por Jane Campion, primeira mulher a vencer a Palma de Ouro do Festival de Cannes – por “O Piano”, em 1993 – , venceu o Festival de San Sebastián e o troféu de Melhor Direção no Festival de Veneza deste ano, credenciando-se como forte candidato da Netflix ao Oscar 2022.

A trama explora o poder intimidador do protagonista, um homem bruto encarnado pelo ator inglês Benedict Cumberbatch (“Dr. Estranho”) no primeiro papel de cowboy de sua carreira, e o desespero da personagem de Kirsten Dunst (“Melancolia”) diante do bullying que ele pratica contra seu filho (Kodi Smit-McPhee, de “X-Men: Fênix Negra”). A perseguição maldosa tem origem no relacionamento complicado entre dois irmãos: Phil (Cumberbatch) e George Burbank (Jesse Plemons, de “Breaking Bad”). Quando George se casa secretamente com uma viúva (Dunst), seu irmão trava uma guerra implacável para destrui-la. Com subtextos e muita tensão, está sendo considerado um dos melhores filmes do ano e soma 93% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

 
A Noite do Fogo | México | Drama

 

Outro título forte da lista, com os mesmos 93% no Rotten Tomatoes, é o representante do México na busca por uma vaga no Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional. Primeira obra de ficção da premiada documentarista Tatiana Huezo (“Tempestade”), “A Noite do Fogo” acompanha o cotidiano de um grupo de meninas no interior mexicano, onde os perigos vem em várias formas e elas precisam manter os cabelos curtos para parecerem meninos, visando escapar do assédio de traficantes.

 

 
Galeria Futuro | Brasil | Comédia

 

Os cinemas recebem mais cinco filmes, dos quais três são brasileiros. A melhor produção nacional é “Galeria Futuro”, comédia besteirol que parte de um tema muito sério: a decadência do comércio no centro antigo das grandes metrópoles.

Veja abaixo os demais títulos – com respectivos trailers – que chegam aos cinemas nesta quinta-feira (18/11).

 

 
Chernobyl: O Filme | Rússia | Drama

 

 
Enquanto Houver Amor | Reino Unido | Drama

 

 
Nina | Brasil | Drama

 

 
8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente | Brasil | Documentário