As estreias de cinema desta quinta (14/10) trazem quatro lançamentos amplos: “O Último Duelo”, “Halloween Kills – O Terror Continua”, “Fátima – A História de um Milagre” e “Amarração do Amor”. A concorrência impede que algum se destaque, com distribuição dividida entre 300 e 200 telas cada – longe das mais de mil salas que têm impulsionado os mais recentes blockbusters no país.
“O Último Duelo” permite ao diretor Ridley Scott (“Gladiador”) retomar sua paixão por épicos históricos. Baseado em eventos que teriam ocorrido na França do século 14, a trama gira em torno da denúncia de estupro de uma mulher casada. O escândalo leva o marido, recém-chegado das cruzadas, a requisitar o direito de duelar até a morte com o acusado, que nega ter abusado dela. O embate é extremamente violento e reflete toda a misoginia da época – que persiste ainda hoje.
O ótimo elenco destaca Matt Damon (com quem Scott trabalhou em “Perdido em Marte”) e Adam Driver (“Star Wars: Os Últimos Jedi”) como os duelistas, Jodie Comer (“Killing Eve”) na pele da mulher ultrajada e, como coadjuvante de luxo, um loiro e irreconhecível Ben Affleck (“Liga da Justiça”), que também assina o roteiro com seu velho amigo Matt Damon. Os dois parceiros não concebiam um roteiro juntos desde que venceram o Oscar por “Gênio Indomável”, que eles igualmente estrelaram em 1997.
Sequência do revival de 2018, “Halloween Kills” junta três gerações de mulheres da família de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) e outros sobreviventes antigos da franquia, iniciada em 1978, para enfrentar pela (pen)última uma vez o psicopata Michael Myers. Os fãs já sabem que este não é o fim da história, que será concluída no próximo filme – e nos próximos depois do último – , o que ajuda a explicar o desânimo da crítica internacional com a produção – teve apenas 54% de aprovação (medíocre) no Rotten Tomatoes, o que, diga-se de passagem, é o mesmo nível de “Fátima”.
Produção religiosa sobre a conhecida história das três crianças que contaram ter visto Nossa Senhora nos arredores de sua aldeia portuguesa em 1917, o maior atrativo de “Fátima” é a participação especial de Sônia Braga (“Bacurau”) como versão mais velha de uma das crianças, Lúcia, que se tornou uma freira famosa. Mas há outra curiosidade nesse projeto: o fato de a direção ser assinada pelo italiano Marco Pontecorvo, diretor de fotografia de “Game of Thrones” e filho do famoso cineasta Gillo Pontecorvo (1919–2006), que chegou a ser taxado como comunista pela ditadura militar brasileira – graças a filmes célebres como “A Batalha de Argel” (1966), “Queimada” (1969) e “Ogro” (1979).
Também com tema religioso, a programação espreme ainda uma comédia brasileira: “Amarração do Amor”, sobre os problemas de um casal de religiões diferentes, que tem as cenas roubadas pela coadjuvante Cacau Protásio.
Os quatro longas mencionados chegam nas principais cidades do Brasil, mas a programação tem mais quatro lançamento em circuito limitado, que entram em cartaz em pouquíssimas telas. Todos os títulos podem ser conferidos abaixo, junto com seus trailers, na relação completa das estreias de cinema.