Empresa cotutora de Britney Spears quer deixar arranjo por respeito à cantora

A Bessemer Trust, empresa de gerenciamento de finanças que é cotutora do patrimônio de Britney Spears, peticionou num tribunal de Los Angeles sua retirada do arranjo comercial. A decisão foi tomada em […]

Instagram/Britney Spears

A Bessemer Trust, empresa de gerenciamento de finanças que é cotutora do patrimônio de Britney Spears, peticionou num tribunal de Los Angeles sua retirada do arranjo comercial. A decisão foi tomada em respeito à Princesa do Pop, que se opõe à tutoria.

Na semana passada, Britney Spears disse ao tribunal que considerava abusivo o acordo jurídico estabelecido em 2008, que tornou seu pai responsável por todas as decisões de sua carreira, por suas finanças e de sua vida pessoal. Ela revelou que se sentia uma escrava, forçada a tomar um medicamento à base de lítio contra sua vontade, obrigada a fazer shows e impedida de se casar e de remover um dispositivo de controle de natalidade para que pudesse tentar engravidar.

A Bessemer Trust foi aprovada apenas no ano passado pela Corte Superior de Los Angeles para agir como cotutora dos ativos financeiros de Spears, um total de US$ 60 milhões, ao lado do pai da artista, Jamie Spears, até então único tutor da fortuna. A decisão foi reforçada na quarta (30/6) pela juíza Brenda Penny, ao negar o pedido do advogado da cantora para que o pai dela deixasse de ser o responsável por seu patrimônio.

A empresa informou que ainda não tomou nenhuma medida em relação aos ativos de Spears, nem cobrou qualquer taxa, pois esperava documentos adicionais da Justiça que a autorizassem a agir. Entretanto, diante de “circunstâncias alteradas” do projeto de tutoria, incluindo “o fato de que a tutelada reivindicou danos irreparáveis aos seus interesses”, não quer mais assumir a responsabilidade pelas finanças da cantora.

De acordo com os documentos apresentados ao tribunal nesta quinta (1/7), a Bessemer Trust revelou que acreditava que a tutela de Spears era “voluntária” e que ela consentia que a empresa atuasse como cotutora. Entretanto, após as denúncias de abuso da cantora, ficou claro que ela é contra o acordo e deseja que seja encerrado.

Sem querer fazer parte dessa situação, a empresa diz que abandona a tutoria em “respeito aos desejos” de Britney.

A petição coloca a juíza Brenda Penny numa situação delicada, como única responsável por ignorar os apelos da artista. Ela tem negado sucessivamente todas as tentativas de Britney de acabar com a tutoria forçada, que tem enriquecido seu pai.