Divulgação/Searchlight Pictures

A Crônica Francesa: Filme de Wes Anderson é o mais aplaudido de Cannes

O Festival de Cannes teve sua sessão mais aplaudida na noite de segunda (12/7), com a exibição de “A Crônica Francesa” (The French Dispatch). O novo filme de Wes Anderson foi ovacionado durante nove minutos.

A sessão de première mundial aconteceu com a participação de várias estrelas do elenco, como Timothee Chalamet, Bill Murray, Owen Wilson, Tilda Swinton, Adrien Brody, Stephen Park e Benicio Del Toro. Também esperada no evento, a francesa Léa Seydoux acabou testando positivo para covid-19 e não pôde viajar.

Estes atores numerosos e famosos, acompanhado pelo diretor e o compositor Alexandre Desplat, fizeram uma entrada triunfal no tapete vermelho, ao chegarem juntos em um ônibus gigante de ouro, escoltado por motociclistas da polícia francesa.

Mas não foram apenas a chegada cinematográfica e os aplausos demorados que chamaram atenção durante a première do filme. Tilda Swinton aproveitou o momento para fazer uma pegadinha com Timothee Chalamet, colando um cartaz que identificava seu lugar na sessão, com seu nome impresso, nas costas do jovem ator. Chamalet não percebeu mesmo sendo virado por Swinton em direção às câmeras, para que captassem a brincadeira.

O filme é inspirado pela revista The New Yorker e apresentado como uma carta de amor à imprensa. Ele tem estrutura de antologia, reunindo diferentes histórias como se fossem sessões da publicação que batiza a produção. A trama acompanha repórteres de um jornal francês de expatriados, editado pelo personagem de Bill Murray. As cenas também se alternam entre cores e preto-e-branco, reforçando uma alusão ao começo dos anos 1960 – o que é reforçado pela seleção musical da trilha sonora.

Além dos já citados, o elenco estelar incluiu ainda Jason Schwartzman, Willem Dafoe, Edward Norton, Bob Balaban, Anjelica Huston, Frances McDormand, Tony Revolori, Saoirse Ronan, Mathieu Amalric, Fisher Stevens, Liev Schreiber, Christoph Waltz, Jeffrey Wright, Elisabeth Moss, Lyna Khoudri, Cécile de France, Rupert Friend, Alex Lawther, Henry Winkler, Lois Smith, Griffin Dunne, Guillaume Gallienne, Hippolyte Girardot e até Morgane Polanski, filha do cineasta Roman Polanski.

Selecionado para o cancelado Festival de Cannes 2020, o filme teve seu lançamento adiado e aguardou a volta do festival neste ano para fazer sua première mundial.

Os aplausos demorados, que podem ser ouvidos a seguir, mostram que a opção foi acertada.

O primeiro vídeo registra o começo da ovação, enquanto o segundo flagra a pegadinha de Tilda Swinton. Veja abaixo também o trailer oficial legendado.