“Velozes e Furiosos 9” ocupa 90% dos cinemas brasileiros

O lançamento de “Velozes e Furiosos 9” deve ocupar 90% das salas de cinema do país nesta quinta (24/6), num cenário que resume tanto a ansiedade do circuito por um blockbuster capaz […]

Divulgação/Universal Pictures

O lançamento de “Velozes e Furiosos 9” deve ocupar 90% das salas de cinema do país nesta quinta (24/6), num cenário que resume tanto a ansiedade do circuito por um blockbuster capaz de trazer o público de volta quanto o abandono de qualquer vestígio de regulamentação do mercado pela Ancine.

Dirigido por Justin Lin, que retorna à saga após um hiato de dois filmes, o longa tem algumas das cenas mais mirabolantes de toda a franquia. Com 65% de aprovação no Rotten Tomatoes, agradou menos que os anteriores, mas mesmo assim vem fazendo sucesso entre o público, já tendo faturado US$ 300 milhões no mercado internacional.

Os fãs parecem não se cansar das manobras fisicamente impossíveis e dos enredos absurdos. Desta vez, um personagem tido como morto aparece como se nada tivesse acontecido, o vilão é um irmão do protagonista, que ninguém tinha mencionado nos oito longas anteriores, e os personagens saem em disparada até na Lua!

A principal novidade é justamente a introdução de John Cena (“Bumbleblee”) como o vilão da vez, que também é o irmão-surpresa de Dominic Toretto, vivido por Diesel. Outro destaque é a presença de Anitta na trilha sonora – que rendeu até capa na revista Billboard para a brasileira.

No circuito limitado, a principal estreia é “Os Melhores Anos de uma Vida”, terceiro filme de Claude Lellouch com os personagens de “Um Homem, uma Mulher”, cult romântico de 1966, que volta a reunir os atores Jean-Louis Trintignant e Anouk Aimée.

A programação se completa com três dramas brasileiros: “Noites de Alface”, primeiro longa de Zeca Ferreira, que desenvolve um mistério em torno do envelhecimento e a solidão, “Anna”, de Heitor Dhalia (“Tungstênio”), sobre a obsessão de um diretor teatral com uma montagem de Shakespeare, e “4×100 – Correndo por um Sonho”, de Tomas Portella (“Operações Especiais”), fábula de união e superação esportiva que acabou atropelada pela realidade – não houve Olimpíada em 2020 e o lançamento do próprio filme, feito em 2019, foi adiado pela pandemia.

Veja abaixo os trailers dos cinco lançamentos de cinema da semana.

 

 

Velozes e Furiosos 9 | EUA | Ação

 

 

Os Melhores Anos de uma Vida | França | Drama

 

 

Noites de Alface | Brasil | Drama

 

 

Anna | Brasil | Drama

 

 

4×100 – Correndo por um Sonho | Brasil | Drama