Divulgação/Marcia Xavier

Arnaldo Antunes se junta ao Porta dos Fundos em clipe de novo especial de Natal

O canal do Porta dos Fundos no YouTube lançou o clipe de “Marcha do Demo”, marchinha carnavalesca dos Titãs, cantada por Arnaldo Antunes, que embala o novo especial de Natal do grupo. O vídeo traz o cantor e os integrantes do Porta dos Fundos em participações à distância, além de incluir cenas dos bastidores das gravações do programa, batizado de “Teocracia em Vertigem”.

Com título inspirado no documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, a produção transforma a situação política brasileira atual em paródia bíblica, via reflexões sobre o golpe que levou à crucificação de Jesus – vivido por Fábio Porchat. Outras referências aparecem quando micheques (cheques misteriosos) de Fabrício Queiroz são usados para pagar Judas e nas justificativas de votos em Barrabás, um personagem até então do baixo clero.

A estrutura documental do projeto foi uma saída encontrada diante da impossibilidade de gravar normalmente, por causa da pandemia, com a presença de dezenas de pessoas juntas. O formato escolhido permite a gravação de depoimentos individuais, de forma caseira, e deve ser recheado com imagens de outros especiais.

A tradição dos especiais de Natal do Porta dos Fundos vem desde 2013 no YouTube, mas só passou a ter repercussão a partir de 2018, com “Se Beber, Não Ceie”, quando o grupo estabeleceu uma parceria com a Netflix e venceu o Emmy Internacional.

A parceria foi desfeita após a polêmica do ano passado – a Netflix nem teria inscrito “A Primeira Tentação de Cristo” no Emmy Internacional – e o Porta dos Fundos acabou decidindo voltar a produzir o especial por conta própria e exibi-lo no seu canal no YouTube, que conta com 16,5 milhões de assinantes.

Em vez de comemorar a “vitória” de sua pressão, os conservadores deveriam se preocupar, porque no YouTube, que é de graça, o especial será visto por mais pessoas que se tivesse sido lançado na Netflix.

A nova produção contará com várias participações especiais, desde a citada Petra Costa a várias figuras da cultura pop nacional, como Emicida, Thati Lopes, Clarice Falcão, Daniel Furlan, Emicida, Gabriel Louchard, Hélio de la Peña, Marcos Palmeira, Raphael Logam, Renato Góes, Teresa Cristina, Yuri Marçal, Marco Gonçalves, entre outros nomes. .

O lançamento vai acontecer em 10 de dezembro.