Divulgação/Cine Ceará/Foto: Julia Rodrigues e Henrique Alqualo

Lázaro Ramos e Gloria Pires serão homenageados no Cine Ceará

Os atores Lázaro Ramos e Gloria Pires vão receber homenagens pelas realizações de suas carreiras no 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que será realizado de 5 a 11 de dezembro, com evento presencial em Fortaleza (CE) e em formato online no Canal Brasil.

Eles já receberam o Troféu Eusélio Oliveira em casa e enviaram vídeos de agradecimento, que serão transmitidos, durante as solenidades do evento, na tela do Cineteatro São Luiz.

Lázaro Ramos também terá seu filme mais recente, “Silêncio da Chuva”, exibido na sessão de encerramento do evento. No longa, o ator dá vida ao delegado Espinosa, personagem de uma série de romances policiais de Luiz Alfredo Garcia-Roza. Publicado em 1996, “O Silêncio da Chuva” foi o primeiro livro do personagem.

“Em um ano tão difícil para o nosso cinema, receber essa homenagem e ter o filme exibido pela primeira vez no nosso país nesse festival é um estímulo pra gente seguir. Receber o troféu do Cine Ceará, que há 30 anos representa cada vez mais um importante ponto de encontro para o nosso cinema me dá muita satisfação”, disse Lázaro Ramos, em material enviado ao Cine Ceará.

“‘Silêncio da Chuva’ é um filme feito em cima de um clássico literário dirigido pelo grande Daniel Filho, eu tô doido pra que as pessoas vejam. Vai ser um momento de emoção e de reafirmar o compromisso de nós que fazemos cinema de levar o nosso melhor para as pessoas”, completou o ator, que também vai virar cineasta. Em 2021, ele estreará como diretor de longas-metragens com o lançamento de “Medida Provisória” (outra parceria com o veterano Daniel Filho, que assina a produção do filme).

Curiosamente, Gloria Pires também conduzirá uma investigação policial em seu próximo filme. Ela poderá ser vista em 2021 como protagonista de “A Suspeita”, estreia no cinema do diretor Pedro Peregrino (da novela “Órfãos da Terra”), no papel de uma investigadora que começa a manifestar sintomas de Alzheimer.

O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Maiores informações sobre o evento podem ser conferidas no site oficial: www.cineceara.com.