Estreias online: Séries da Suécia ao Egito para maratonar no fim de semana

A seleção de séries da primeira semana de novembro reúne atrações de quatro continentes, oferecendo alternativas variadas ao trivial americano. A lista inclui comédia picante da Suécia, terror sobrenatural do Egito, suspense […]

Instagram/Björn Mosten

A seleção de séries da primeira semana de novembro reúne atrações de quatro continentes, oferecendo alternativas variadas ao trivial americano. A lista inclui comédia picante da Suécia, terror sobrenatural do Egito, suspense policial da Coreia do Sul, drama policial da Inglaterra, comédia dramática do Canadá, sitcom do México e documentário criminal da Argentina.

Confira abaixo mais detalhes destes e dos demais destaques do Top 10 do streaming deste fim de semana.

Amor e Anarquia | Suécia | 1ª Temporada

Comédia sueca safadinha que acompanha a transformação de Sofie (Ida Engvoll), uma consultora dedicada à carreira, casada e mãe de dois filhos, numa fetichista. Incumbida de modernizar uma editora antiquada, ela acaba conhecendo Max, um jovem técnico de informática chamado Max (Björn Mosten), com quem se envolve num inesperado jogo de sedução. Após ele gravá-la se masturbando no trabalho, passa a desafia-la a fazer coisas arriscadas em seu cotidiano. Ela logo percebe que gosta do jogo, mas o que começa com desafios inocentes aos poucos passa a ter maiores consequências. A série foi criada pela cineasta Lisa Langseth (“Euforia”), que lançou a estrela Alicia Vikander no cinema – em “Pure” (2010).

Disponível na Netflix

Paranormal | Egito | 1ª Temporada

Série egípcia de fantasmas baseada na coleção homônima (no original, Ma Waraa Al Tabiaa) de best-sellers do falecido Ahmed Khaled Tawfik (1962-2018), primeiro autor contemporâneo de terror da língua árabe e um dos mais influentes escritores do Egito. Uma comparação possível para situar o público ocidental seria imaginar um Stephen King árabe. Passada nos anos 1960, a trama gira em torno do Dr. Refaat Ismail, que mergulha em eventos supernaturais, conforme tenta resolver os mistérios por trás de cada caso e desvendar os fantasmas de seu próprio passado. Além do egípcio Ahmed Amin (“The Treasure”) no papel principal, o elenco destaca a libanesa Razane Jammal (“Caçada Mortal”), que o acompanha em sua jornada.

Disponível na Netflix

Entendeu ou Precisa Desenhar? | Canadá | 2ª Temporada

Criada e estrelada por Florence Longpré (“A Queda do Império Americano”), a comédia dramática canadense (falada em francês) do canal público Télé-Québec é uma das produções mais escrachadas, cruas e (totalmente) anárquicas do catálogo da Netflix. Na trama, três amigas de um bairro pobre de Montreal tentam encontrar humor e esperança em suas vidas, independente da falta absoluta de dinheiro. Os episódios acompanham o trio nos bons momentos que passam juntas, fortalecendo sua amizade entre bebedeiras, cantorias e pequenos roubos, mas também nas ocasiões em que devem lidar, sozinhas ou não, com os problemas de suas vidas amorosas, suas famílias disfuncionais – que envolvem mães bêbadas, drogadas ou simplesmente ausentes – e, claro, eventuais prisões.

Disponível na Netflix

De Brutas, Nada | México | 1ª Temporada

A produção mexicana, que lembra comédias brasileiras – e foi gravada na Colômbia – , acompanha a história de Cristina (Tessa Ia, de “Narcos: Mexico”), uma mulher que parecia ter a vida encaminhada. Com um bom emprego, um apartamento gigantesco prestes a ser alugado e noiva do homem de seus sonhos, ela acreditava que nada poderia dar errado. No entanto, após flagrar uma traição do noivo na véspera do casamento, Christina vê seu relacionamento acabar e as preocupações financeiras se acumularem: ela não é capaz de arcar sozinha com o aluguel, mas também não quer abandonar o apartamento de seus sonhos. Assim, decide procurar alguém para dividir o imóvel. Após diversas entrevistas desastrosas com uma possível incendiária e uma senhora que não consegue se manter acordada entre uma pergunta e outra, surge Alejandro (Christian Vazquez, de “Sitiados: México”), que é confundido com um gay e passa a dividir o apartamento. Mas quando a amizade se transforma em um sentimento mais forte, a mentira ganha data de validade. Embora esta história pareça caber numa Sessão da Tarde curta, está sendo lançada em nove episódios.

Disponível na Amazon

Voice | Coreia do Sul | 2ª Temporada

Originalmente uma história fechada, “Boiseu” (título original) acabou se tornando um dos programas criminais mais populares da TV sul-coreana e acabou renovada. Enquanto a 2ª temporada chega na Netflix, os espectadores sul-coreanos aguardam o quarto ano da produção. A trama acompanha dois personagens, Moo Jin-hyuk (Lee Jin-wook), um detetive que se sente culpado depois que sua esposa foi assassinada enquanto ele estava no trabalho, e Kang Kwon-joo ( Lee Ha-na ), uma policial durona dotada de habilidades psicoacústicas perfeitas que a torna especialista em perfis de vozes. Ela estava trabalhando no atendimento de chamadas de emergência quando um caso de assassinato brutal ocorreu e, no processo de investigação, seu pai foi morto. Três anos depois, Jin-hyuk e Kwon-joo se juntam para resolver casos juntos, perseguindo o mesmo serial killer que matou seus entes queridos.

Disponível na Netflix

Luther | Reino Unido | 5ª Temporada

Os quatro últimos capítulos da série estrelada por Idris Elba resolve os “assuntos em aberto” do detetive John Luther. Um desses assuntos é o destino de Alice Morgan. A personagem de Ruth Wilson (“The Affair”) não estava tão morta quando se imaginava. Paralelamente, o protagonista passa a trabalhar com uma policial novata para encontrar o culpado de matanças monstruosas e aparentemente indiscriminadas, numa investigação repleta de pistas falsas. Escrita pelo criador da atração, Neil Cross, a última temporada foi exibida em janeiro de 2019 na TV britânica.

Disponível na Starzplay

Preacher | EUA | 4ª Temporada

A última temporada de “Preacher”, inspirada pelos quadrinhos de Garth Ennis (o criador de “The Boys”), revela o destino do pastor Jesse Custer (Dominic Cooper), sua namorada pistoleira Tulip (Ruth Negga) e seu amigo vampiro Cassidy (Joseph Gilgun), que precisam lidar com profecias celestiais, prisões infernais e a guerra nuclear total, num esforço para impedir que Deus acabe com o mundo. A temporada acelera a história para chegar ao desfecho bem antes da trama original, que durou 66 volumes publicados pela Vertigo (linha adulta da DC Comics). A versão televisiva foi desenvolvida por Sam Catlin (roteirista de “Breaking Bad”) em parceria com a dupla Evan Goldberg e Seth Rogen (produtores também de “The Boys”).

Disponível na Amazon

FBI | EUA | 2ª Temporada

A série policial criada pelo veterano produtor Dick Wolf (“Law & Order”) e estrelada por Missy Peregrym fez tanto sucesso que já virou franquia (com o lançamento de “FBI: Most Wanted” em janeiro), embora esteja apenas na 2ª temporada. A estrela das séries “Rookie Blue” e “Van Helsing” interpreta Maggie Bell, considerada uma das melhores agentes do FBI, que chega à divisão de Nova York após uma tragédia pessoal e se atira no trabalho para não deixar esse incidente descarrilar sua vida.

Disponível na Globoplay

Modern Family | EUA | 11ª Temporada

Indicada a 22 Emmys, dos quais 5 como Melhor Série de Comédia, a série perdeu muito de seu prestígio inicial após uma década de produção e a ascensão das séries de streaming. Tanto que a ideia original de seus criadores, Steve Levitan e Christopher Lloyd, era acabar a série na 10ª temporada. Mas fazer mais uma temporada extra permitiu aos Pritchett-Dunphy exaltar ainda mais a visão otimista de família moderna sugerida pelo título. Centrada em três casais e filhos, todos parentes, a série realmente se tornou uma representação da diversidade das unidades familiares atuais, ao mesmo tempo em que demonstrou ser possível para um casal gay, um casal inter-racial de grande diferença etária e até o casal papai e mãe do subúrbio, apesar de suas dificuldades, encontrar mais similaridades que diferenças na hora de se mostrar uma mesma família amorosa e indivisível.

Disponível na Globoplay

Quem Matou María Marta? | Argentina | 1 Temporada

Série documental sobre crime real acontecido na Argentina. Uma mulher é encontrada morta na banheira, com uma poça de sangue no chão. A teoria do marido é de que foi um acidente, mas a autópsia revela outra história.

Disponível na Netflix