James Cameron lamenta novo adiamento de Avatar 2

O cineasta James Cameron foi ao Instagram lamentar e justificar o novo adiamento da estreia de “Avatar 2”, anunciado pela Disney na quinta (23/7). Com a mais recente mudança, o filme só […]

Instagram/Jon Landau

O cineasta James Cameron foi ao Instagram lamentar e justificar o novo adiamento da estreia de “Avatar 2”, anunciado pela Disney na quinta (23/7). Com a mais recente mudança, o filme só será lançado em dezembro de 2022.

Por meio de um comunicado postado na página oficial de “Avatar” na rede social, Cameron explicou que a pandemia afetou certos aspectos das filmagens, levando a produção das múltiplas sequências a demorar mais que o previsto.

Ele começou dizendo “eu vejo você” em Na’vi, o idioma criado no filme de 2009, e contou que, embora esteja filmando cenas do longa na Nova Zelândia, a pandemia está impedindo que eles realizem trabalhos de produção virtual nos estúdios de Los Angeles. “Esse trabalho é tão crítico para os filmes quanto o trabalho com live-action (atores reais)”, explicou.

Cameron diz que a primeira sequência de ‘Avatar’ estava bem encaminhada para chegar na data prevista de dezembro de 2021 antes da pandemia, mas a covid-19 afetou o cronograma, de modo que eles não conseguiriam mais terminar os trabalhos no tempo imaginado.

“Não há ninguém mais decepcionado com esse atraso do que eu”, escreveu o diretor. “Mas estou entusiasmado com as performances incríveis do nosso elenco e o trabalho extraordinário que a (empresa de efeitos) Weta Digital está realizando, dando vida ao mundo de Pandora e aos personagens do filme.”

Ele agradeceu ao apoio do Disney Studios e aos fãs. “Acima de tudo, sou grato a vocês, nossos fãs, por seu apoio ao longo dos anos e prometo que o que levaremos aos cinemas vai entregar o que esperam”.

O texto se encerra com um “obrigado” em Na’vi.

Uma das produções mais enroladas de todos os tempos, “Avatar 2” chegou a ser prometido para 2014, na primeira estimativa de Cameron, feita uma década atrás.

As novas datas de estreia das sequências do blockbuster de 2009 nos EUA são as seguintes: “Avatar 2” em 16 de dezembro de 2022, “Avatar 3” em 20 de dezembro de 2024, “Avatar 4” em 18 de dezembro de 2026 e “Avatar 5” em 22 de dezembro de 2028.

Ver essa foto no Instagram

A message from James Cameron. Irayo, Na'vi Nation. Stay safe. 💙

Uma publicação compartilhada por Avatar (@avatar) em