Criadores de Glee vão bancar universidade do filho de Naya Rivera

Um dia após a confirmação da morte de Naya Rivera, os criadores da série que a consagrou compartilharam memórias e elogiaram seu grande talento. Mas como podiam fazer mais que isso, Ryan […]

Divulgação/Fox

Um dia após a confirmação da morte de Naya Rivera, os criadores da série que a consagrou compartilharam memórias e elogiaram seu grande talento. Mas como podiam fazer mais que isso, Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan, cocriadores de “Glee”, anunciaram a criação de um fundo para bancar a educação universitária do filho da atriz, Josey, atualmente com quatro anos de idade.

“Naya era mais do que apenas uma atriz em nosso programa – ela era nossa amiga”, disseram os produtores numa declaração conjunta.

O corpo da atriz foi encontrado na segunda (13/7) no lago Piru, na Califórnia (EUA), após ser dada como desaparecida desde a última quarta-feira (8/7). Ela se afogou durante um passeio de barco com seu filho, Josey. Os dois estavam nadando no lago e, segundo apurou a investigação, ela usou seu último fôlego para colocar o filho no barco, antes de desaparecer debaixo d’água, puxada pela correnteza.

Joey é fruto do casamento de quatro anos da atriz com o ator Ryan Dorsey (da série “Ray Donovan”). O casal estava divorciado desde junho de 2018.

Além de garantir a educação do menino, atualmente sob os cuidados do pai, os criadores de “Glee” divulgaram para a imprensa um depoimento emocionado com lembranças da atriz. Leia a íntegra de suas declarações abaixo.

“Estamos com o coração partido pela perda de nossa amiga Naya Rivera.

Naya não era uma integrante fixa da série quando lançamos ‘Glee’. Ela não tinha mais do que algumas linhas no piloto. Mas não demorou mais do que um episódio ou dois para percebermos que tivemos a sorte de encontrar uma das estrelas mais talentosas e especiais com as quais teríamos o prazer de trabalhar. Naya sabia atuar, podia dançar e podia cantar (e como podia cantar!). Era capaz de fazer piadas, além de dilacerar numa cena emocional. Ela podia ser assustadoramente forte e profundamente vulnerável com grande facilidade. Era uma alegria escrever para ela, uma alegria dirigi-la e uma alegria estar perto dela.

Naya é responsável por inúmeras apresentações musicais icônicas de ‘Glee’ – o mash up de Adele, ‘Valerie’, ‘Songbird’ -, mas seu maior legado na série é provavelmente o humor e a humanidade que ela trouxe para o relacionamento de Santana com sua melhor amiga e eventual namorada/esposa Brittany (interpretada por Heather Morris). Foi uma das primeiras vezes que um relacionamento abertamente lésbico no ensino médio foi visto na televisão e Naya entendeu o que “Brittana” significava para as muitas jovens que estavam se vendo representadas na televisão pela primeira vez. Naya sempre se certificou de que o amor de Santana pela Brittany fosse expresso com dignidade, força e com intenções puras. Naya sempre se emocionava com as meninas que a procuravam para dizer o quanto o amor de Santana e Brittany as afetava. O respeito que Naya sentia por eles – e por todos os seus fãs – era óbvia. Ela tinha a rara combinação de humildade e confiança sem fim em seu talento.

Naya era uma verdadeira profissional. Chegava sempre na hora certa, sempre decorava suas falas (o que não era fácil, considerando os trechos gigantes de diálogo que muitas vezes demos pra ela), sempre deixava todo mundo rindo no set. Ela era calorosa, carinhosa e ferozmente protetora do resto do elenco. Ela era forte e exigente. Ela era divertida. Ela foi gentil. Ela foi generosa. Houve altos e baixos durante os anos maravilhosos e estressantes que passamos fazendo ‘Glee’. Discordamos, brigamos, fizemos as pazes, depois brigamos um pouco mais e fizemos as pazes novamente. O tipo de coisa que acontece em uma família. Naya era mais do que apenas uma atriz no nosso programa – ela era nossa amiga.

Nosso coração está voltado para a família dela, especialmente sua mãe, Yolanda, que era uma grande parte da família ‘Glee’ e seu filho Josey. Atualmente, nós três estamos no processo de criar um fundo de faculdade para o lindo filho que Naya amava acima de tudo”.

Assinam o texto os produtores Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan.