Kenneth Branagh torna-se terceiro ator de Tenet a dizer que não entendeu o filme

Mais um ator de “Tenet” não entendeu nada do filme. Kenneth Branagh (“Dunkirk”) revelou à revista Total Film que ficou confuso com o enredo criado pelo cineasta Christopher Nolan (também de “Dunkirk”), […]

Mais um ator de “Tenet” não entendeu nada do filme. Kenneth Branagh (“Dunkirk”) revelou à revista Total Film que ficou confuso com o enredo criado pelo cineasta Christopher Nolan (também de “Dunkirk”), durante as filmagens da produção grande orçamento.

Branagh, que também é diretor de cinema, admitiu que precisou reler constantemente o roteiro para descobrir do que a trama se tratava.

“Não estou brincando, li esse roteiro mais vezes do que qualquer outra coisa em que já trabalhei”, afirmou. “Era como fazer as palavras cruzadas do Times todos os dias, eu diria. Exceto que o filme e o roteiro não esperavam que você fosse um especialista”.

Ele foi o terceiro integrante do elenco a admitir dificuldades para entender a história. Antes de Branagh, John David Washington (“Infiltrado na Klan”) e Robert Pattinson (“Bom Comportamento”) já tinham revelado o mesmo problema.

De fato, até a sinopse divulgada é bastante vaga: “Armado com apenas uma palavra – Tenet – e lutando pela sobrevivência do mundo, o protagonista (John David Washington) precisa partir em uma missão dentro do mundo da espionagem internacional, que irá revelar algo além do tempo. Não é viagem no tempo. É inversão.”

O texto nem sequer nomeia o personagem principal, mas remete à situações vistas no trailer, como balas que disparam na direção contrária dos tiros e carros que capotam de trás pra frente, numa espécie de “efeito rewind”, que questiona a linearidade do tempo e lembra que o diretor responsável é o mesmo de “A Origem” (2010) e “Interestelar” (2014).

Rodado em sete países com câmeras IMAX e filme analógico de 70mm, “Tenet” deveria estrear em 23 de julho no Brasil, uma semana após o lançamento nos Estados Unidos. Mas como a pandemia de coronavírus mantém os cinemas fechados, o trailer mais recente já trocou a data definitiva por em “breve”, ao mesmo tempo que ressalta que a estreia será “somente nos cinemas”. Ou seja, o estúdio vai esperar o quanto for necessário para a exibição em tela grande.