São Francisco vira zona de guerra em novos vídeos das filmagens de Matrix 4

As ruas de São Francisco viraram uma zona de guerra, com explosões, fogo, correrias e helicópteros circulando sem parar, desde o começo das filmagens de “Matrix 4” na cidade. Os vídeos mais […]

As ruas de São Francisco viraram uma zona de guerra, com explosões, fogo, correrias e helicópteros circulando sem parar, desde o começo das filmagens de “Matrix 4” na cidade. Os vídeos mais recentes, captados por transeuntes e moradores das regiões afetadas, registram mais detalhes da produção, que tem causado transtornos no trânsito, mas ao mesmo tempo entusiasma quem vive na cidade californiana.

Em alguns vídeos, é possível ver a cabeleira laranja da diretora Lana Wachowski comandando o caos e dublês em manobras arriscadas de motociclismo, enquanto Keanu Reeves passeia pelo set.

Apesar de alguns registros de danos ao patrimônio da cidade, toda a destruição criada para o filme rendeu prejuízos calculados em apenas US$ 2 mil para supostas vítimas de estragos – custo de uma placa de propaganda de plástico, que se derreteu com o calor dos fogos. Isto equivale ao orçamento do cafezinho de um dia da produção.

“Matrix 4” promete ter muitas cenas de ação com efeitos práticos (filmados sem recurso de efeitos especiais), ao estilo dos filmes de “Missão: Impossível”. Há alguns dias, vídeos flagraram dublês realizando uma cena impressionante, ao se jogarem de um prédio.

A continuação terá as voltas de Keanu Reeves como Neo e Carrie-Anne Moss na pele de Trinity – dois personagens que, curiosamente, morreram em “Matrix Revolutions” (2003).

Além deles, Jada Pinkett Smith estava cotada para retornar como Niobe, uma das líderes da rebelião de Zion contra as máquinas. Já as novidades confirmadas incluem Jessica Henwick (“Punho de Ferro”), Neil Patrick Harris (“Desventuras em Série”), Jonathan Groff (“Mindhunter”), Yahya Abdul-Mateen II (“Watchmen”) e quatro atores de “Sense8” (série também criada por Lana Wachowski): Brian J. Smith (Will Gorski na série da Netflix), Eréndira Ibarra (Daniela), Max Riemelt (Wolfgang) e Toby Onwumere (Capheus). Nenhum deles teve os papéis revelados.

A nova história foi escrita por Aleksandar Hemon (roteirista de “Sense8”) e David Mitchell (autor do livro que virou “A Viagem”) em parceria com Lana Wachowski, que criou “Matrix” com a irmã Lilly, na época em que ambas eram “irmãos”. Desta vez, Lana é a única Wachowski envolvida no projeto, completando uma separação da irmã que se iniciou na produção de “Sense8”.

A estreia está marcada para maio de 2021.