A Vida Invisível e Democracia em Vertigem são indicados ao Prêmio Platino

Mesmo com o cancelamento da cerimônia deste ano, o Prêmio Platino, premiação do cinema Ibero-Americano, manteve o anúncio de seus indicados a melhores artistas e filmes do ano passado, destacando produções espanholas. […]

Mesmo com o cancelamento da cerimônia deste ano, o Prêmio Platino, premiação do cinema Ibero-Americano, manteve o anúncio de seus indicados a melhores artistas e filmes do ano passado, destacando produções espanholas.

A 7ª edição da premiação valorizou “La Trinchera Infinita”, do trio Aitor Arregi, Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, como candidato ao maior número de prêmios, concorrendo em oito categorias. Ele é seguido por “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar, e “Mientras Dure la Guerra”, de Alejandro Amenábar, que disputam sete troféus.

Dois longas de diretores brasileiros, “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, e “Monos”, de Alejandro Landes, que é radicado na Colômbia, disputam o prêmio de Melhor Filme com “La Trinchera Infinita” e “Dor e Glória”.

A seleção nacional também inclui Carol Duarte, indicada ao prêmio de Melhor Atriz por “A Vida Invisível”, o longa “A Cidade dos Piratas”, de Otto Guerra, como Melhor Animação, e “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, como Melhor Documentário.

De acordo com os organizadores da premiação, os indicados aforam escolhidos por um júri internacional composto por 12 personalidades da indústria audiovisual ibero-americana.

Mas apesar da divulgação da lista, ainda não há previsão para a realização do evento.

A cerimônia estava marcada para 3 de maio no Barceló Maya Convention Center, em Riviera Maya (México). Porém, na semana passada, a Entidade de Gestão dos Direitos dos Produtores Audiovisuais (Egeda) e a Federação Ibero-Americana de Produtores de Cinema e Audiovisual (Fipca), que organizam a premiação, anunciaram que ela não aconteceria neste ano. Os troféus só deverão ser entregues em 2021, devido à crise global desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.