Onisciente: Depois da polêmica, Netflix divulga trailer da nova série brasileira

A Netflix finalmente disponibilizou o trailer de “Onisciente”, nova série brasileira da plataforma, em sua página na Youtube. A divulgação aconteceu nesta quinta (30/1), um dia após o lançamento da série e […]

A Netflix finalmente disponibilizou o trailer de “Onisciente”, nova série brasileira da plataforma, em sua página na Youtube. A divulgação aconteceu nesta quinta (30/1), um dia após o lançamento da série e reclamação geral nas redes sociais contra o silêncio da empresa, que simplesmente jogou o conteúdo no ar, sem informar ao público que existia ou do que se tratava.

A primeira migalha de atenção da Netflix para a nova produção de Pedro Aguilera, o criador de “3%”, resumiu-se a isso mesmo: o trailer tardio no YouTube. E com um detalhe: apesar de a série ter sido distribuída internacionalmente, o vídeo não foi disponibilizado na página do YouTube da Netflix americana ou de outros países.

A empresa tampouco acionou seu mailing de imprensa para repercutir a estreia, nem usou suas redes sociais para promover a série. Fez até pior que isso. Ignorou completamente a série no evento grandioso que realizou em São Paulo até quarta (28/1) para promover, vejam só, sua programação nacional, dando espaço enorme para atrações em hiato ou ainda não produzidas, esquecendo a que estava pronta e que estreava no dia seguinte. O que se pode deduzir disso?

Até sua estreia, as informações da série podiam ser encontradas apenas em páginas específicas de “Onisciente” e de “3%” nas redes sociais. Quem conseguisse encontrar a conta oficial da série no Instagram, descobria o trailer (o mesmo disponibilizado tardiamente no YouTube). As páginas do Facebook e do Twitter traziam, além do trailer, algumas imagens e tentativas de engajamento com o público, sem resultados, porque ninguém foi informado sobre esses endereços.

Os poucos que assistiram começaram logo a elogiar a produção nas redes sociais. Mas também a reclamar… contra a Netflix. O próprio perfil oficial da série no Twitter começou a retuitar as queixas, transformando a omissão em polêmica. “Não é possível a Netflix Brasil ficar tão calada com essa aclamação”, escreveu uma usuária. “O silêncio do Brasil sobre ‘Onisciente’ é ensurdecedor. Só assistam!!!!!!”, acrescentou outra.

Com clima de suspense e ambientação futurista, “Oniscente” está mais para “Black Mirror” que “3%”.

A série se passa em um futuro próximo, onde cada cidadão é seguido constantemente por um pequeno (e quase imperceptível) drone. A máquina alimenta um supercomputador com dados, aos quais ninguém tem acesso. Mas, graças a essa vigilância, as taxas de criminalidade são quase zero, uma vez que os criminosos sabem com certeza que serão capturados.

O Sistema Onisciente parece perfeito, até que uma jovem chamada Nina descobre uma falha: o assassinato de seu pai não foi relatado pelo Sistema. Agora, cabe a ela descobrir o que o sistema está tentando esconder.

Além de roteiros e produção de Pedro Aguilera, a atração destaca as participações de Isabel Valiante (“Psi”) e Julia Jordão (“O Negócio”) como diretoras dos episódios e o elenco formado por Carla Salle (“Os Dias Eram Assim”), Jonathan Haagensen (“Cidade de Deus”), Luana Tanaka (“3%”), Guilherme Prates (“Motorrad”), Sandra Corveloni (“Linha de Passe”) e Marcello Airoldi (“Flores Raras”)..

São, ao todo, seis episódios da 1ª e provavelmente única temporada, já que a falta de vontade de divulgar só pode resultar em cancelamento.

Veja abaixo o trailer disponibilizado no YouTube.