Entre Facas e Segredos é a principal estreia de cinema da semana

A programação de cinema oferece boas opções entre as estreias desta quinta (12/12), a começar pelo lançamento mais amplo, a comédia de suspense “Entre Facas e Segredos”. Escrita e dirigida por Rian […]

A programação de cinema oferece boas opções entre as estreias desta quinta (12/12), a começar pelo lançamento mais amplo, a comédia de suspense “Entre Facas e Segredos”.

Escrita e dirigida por Rian Johnson (“Star Wars: Os Últimos Jedi”), a produção resta uma homenagem aos velhos filmes de mistério do gênero “whodunit”, popularizado pelos livros de Agatha Christie, Ellery Queen e outros mestres do começo do século 20, que consistem em investigar suspeitos de um assassinato até descobrir “quem matou”. Os suspeitos da vez são de dar inveja no mais recente exemplar do gênero, “Assassinato no Expresso do Oriente” (2017).

A trama gira em torno do assassinato de um escritor rico e famoso, morto durante a festa de seu aniversário por um de seus parentes. Daniel Craig (o James Bond) interpreta o detetive, Lakeith Stanfield (“Atlanta”) vive seu parceiro policial, Christopher Plummer (“Todo o Dinheiro do Mundo”) é a vítima e os suspeitos são nada menos que Chris Evans (o Capitão América), Michael Shannon (“A Forma da Água”), Jamie Lee Curtis (“Halloween”), Ana de Armas (“Blade Runner 2049”), Katherine Langford (“13 Reasons Why”), Toni Colette (“Hereditário”), Jaeden Martell (“It: A Coisa”) e Don Johnson (“Do Jeito que Elas Querem”).

A crítica norte-americana amou. Não bastasse ter 97% de aprovação na média do Rotten Tomatoes, foi considerado um dos 10 melhores filmes americanos do ano pelo AFI (American Film Institute) e também emplacou indicações ao Critics Choice e ao Globo de Ouro.

O suspense policial “Crime sem Saída”, por outro lado, dividiu a crítica – 50% de aprovação. A estreia nos cinemas da produtora AGBO, de Joe e Anthony Russo, os diretores de “Vingadores: Ultimato”, também foi fiasco nas bilheterias da América do Norte. A direção, porém, não é dos Russo, mas de Brian Kirk, que assinou episódios de “Game of Thrones”.

No filme, Chadwick Boseman (o “Pantera Negra”) interpreta um detetive que perdeu seu pai, também policial, assassinado quando ele era apenas um garoto e, por conta disso, cultiva a reputação de ser “o cara que mata assassinos de policiais”. Quando um assalto rende a morte de oito policiais, ele é chamado para assumir a investigação e organiza um cerco aos criminosos foragidos, ordenando que as 21 pontes que ligam Manhattan ao resto de Nova York sejam fechadas, enquanto inicia uma caçada por toda a ilha pelos suspeitos. Ao mesmo tempo, ele desconfia que a história do crime não bate e começa uma investigação paralela que o coloca em choque com o comando policial. O bom elenco também conta com Sienna Miller (“Sniper Americano”), J.K. Simmons (“Liga da Justiça”), Stephan James (“Se a Rua Beale Falasse”), Taylor Kitsch (“True Detective”) e Keith David (“Morte no Funeral”).

Pior estreia ampla, “Brincando com Fogo” tem apenas 22% de aprovação. A comédia que traz John Cena (“Bumblebee”) como bombeiro segue a cartilha dos filmes de fortões forçados a virar babás de crianças, fórmula que já rendeu “Um Tira no Jardim de Infância” (1999) e “O Fada do Dente” (2010).

Felizmente, as opções europeias do circuito limitado são bem melhores, desde o franco-israelense “Synonymes”, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, a “Uma Mulher Alta”, representante da Rússia no Oscar 2020, e sem subestimar a comédia francesa “Finalmente Livres”, premiada na mostra Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e indicada a 9 prêmios César (o Oscar francês). Destes três, “Uma Mulher Alta” é a obra mais premiada, inclusive com um importante prêmio de Melhor Direção, vencido pelo jovem Kantemir Balagov (de “Tesnota”) na mostra Um Certo Olhar, de Cannes. Além disso, tem a nota mais alta no Rotten Tomatoes: 93% de aprovação.

Confira abaixo mais detalhes das estreias da semana com todos os títulos, suas sinopses e trailers.

Entre Facas e Segredos | EUA | Comédia de Suspense

Após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é encontrado morto dentro de sua propriedade. Logo, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para investigar o caso e descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.

Crime sem Saída | EUA | Thriller Policial

Um detetive da polícia de Nova York recebe um complexo desafio no trabalho: ele precisa achar e prender assassinos de policiais que estão à solta na cidade. Realizar a prisão dos criminosos implicaria em recuperar a honra que ele perdeu durante algumas tarefas mal-executadas nos últimos anos. No entanto, quanto mais ele avança na investigação, mais ele percebe que os assassinatos se tratam de uma conspiração assombrosa entre criminosos e membros de sua própria categoria.

Brincando com Fogo | EUA | Comédia

Jake Carson (John Cena) é um bombeiro extremamente dedicado e rigoroso, que não aceita que algo ocorra fora das regras impostas pela corporação. Ao resgatarem as crianças Bryan (Brianna Hildebrand), Zoey (Finley Rose Slater) e Will (Christian Convery), Jake e seus companheiros de trabalho enfrentam um enorme desafio: como não conseguem localizar os pais do trio, precisam eles mesmos cuidar das crianças, mesmo sem ter o menor jeito para esta missão.

Finalmente Livres | França | Comédia

Yvonne (Adèle Haenel), uma jovem inspetora de polícia, descobre que seu marido, Capitão Santi (Vincent Elbaz), não era o policial corajoso e honesto que ela acreditava, mas uma verdadeira fraude. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, ela cruza o caminho de Antoine (Pio Marmaï), preso injustamente por Santi e condenado a oito anos. Esse encontro inesperado e louco vai mudar a vida de ambos para sempre.

Synonymes | França, Israel | Drama

Yoav (Quentin Dolmaire) é um adolescente israelense que foge de seu país e parte para a França, onde vive em Paris enquanto esconde a sua identidade. Determinado a extinguir suas origens, seu principal companheiro é um dicionário de francês-hebreu.

Uma Mulher Alta | Rússia | Drama

Na Leningrado de 1945, Iya e Masha são duas jovens mulheres em busca de esperança e significado em meios aos destroços deixados na Rússia após a 2ª Guerra Mundial. O cerco de Leningrado, um dos mais brutais da história, chegou ao fim, mas reconstruir suas vidas permanece uma situação cercada de morte e trauma.

Barrabás | Rússia | Religião

A história de Jesus Cristo de Nazaré, sua crucificação, morte e ressurreição é contada pelo ponto de vista de Barrabás. Um bandido preso e condenado a morte na mesma época que Cristo, Barrabás é solto por conta da tradição da soltura de um preso na Festa da Libertação e acaba escapando da cruz.