American Film Institute revela listas de Melhores Filmes e Séries de 2019

O American Film Institute (AFI) revelou sua tradicional lista anual com os 10 melhores filmes e séries do período. A relação costuma servir de prévia para as principais premiações da indústria do […]

O American Film Institute (AFI) revelou sua tradicional lista anual com os 10 melhores filmes e séries do período. A relação costuma servir de prévia para as principais premiações da indústria do entretenimento, como o Oscar e o Globo de Ouro.

Entre os selecionados de 2019 estão filmes que já vêm sendo aclamados pela crítica e pelas primeiras premiações da temporada, como “O Irlandês”, de Martin Scorsese, “Era Uma Vez em… Hollywood”, de Quentin Tarantino, e “História de um Casamento”, de Noah Baumbach. Mas não “Uncut Gems”. Em vez do drama indie, aparecem superproduções como “1917”, de Sam Mendes, e “Entre Facas e Segredos”, de Rian Johnson, sem esquecer de “Coringa”, de Todd Phillips, vencedor do Festival de Veneza, e “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi, vencedor do Festival de Toronto.

Já o vencedor do Festival de Cannes, “Parasita”, do sul-coreano Bong Joon-ho, ficou com uma citação “especial” no pé da lista, composta apenas por filmes falados em inglês.

Nos últimos anos, apenas dois títulos ausentes da lista do AFI venceram o Oscar de Melhor Filme: O inglês “O Discurso do Rei” (2010) e o francês “O Artista” (2011).

Confira, abaixo, as listas completas de melhores filmes e séries de 2019, segundo os membros do American Film Institute.

Os 10 Melhores Filmes
“1917”
“The Farewell”
“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“Coringa”
“Entre Facas e Segredos”
“Adoráveis Mulheres”
“História de um Casamento”
“Era Uma vez em Hollywood”
“Richard Jewell”

Citação especial: “Parasita”

As 10 Melhores Séries:
“Chernobyl”
“The Crown”
“Fosse/Verdon”
“Game of Thrones”
“Pose”
“Succession”
“Inacreditável”
“Veep”
“Watchmen”
“Olhos que Condenam”

Citação Especial: “Fleabag”