Jane Fonda é presa pela quarta vez consecutiva em protestos nos Estados Unidos

A atriz Jane Fonda (“Grace & Frankie”) foi presa novamente nesta sexta (1/11) enquanto protestava junto de um grupo no Senado em Washington, nos Estados Unidos. É a quarta semana seguida em […]

A atriz Jane Fonda (“Grace & Frankie”) foi presa novamente nesta sexta (1/11) enquanto protestava junto de um grupo no Senado em Washington, nos Estados Unidos. É a quarta semana seguida em que a artista é presa durante manifestações por melhoria nas políticas climáticas. Ativista, Fonda integra o movimento “Fire Drill Fridays”, que protesta todas as sextas pela causa.

No entanto, após a terceira prisão, a atriz receava que pudesse pegar mais de 99 dias presa caso fosse detida mais uma vez — e sair algemada era uma certeza que ela tinha antes mesmo de comparecer ao protesto de hoje.

Em entrevista ao site Vulture, do jornal New York Post, ela disse que teria de comparecer a uma audiência — protocolo de praxe para quem já foi preso três vezes no país. Como a data ainda não foi definida, entendia que seria muito pior ser presa antes de passar pelo procedimento.

“Pode ser muito sério se eu for presa antes da minha audiência — o que, de fato, acontecerá. Então provavelmente serei presa (de vez) depois da audiência”, contou à publicação.

No protesto de hoje, Fonda estava acompanhada das atrizes Rosanna Arquette (“O Clube dos Meninos Bilionários”) e Catherine Keener (“Corra!”). Elas foram aplaudidas pelos presentes no local, que gritavam “Poder às crianças, poder às pessoas” e “Isso é como a democracia se parece”, segundo o The Hollywood Reporter.

“Mulheres têm muitas das soluções para a crise climática”, disse Fonda enquanto era algemada.

A atriz vem inspirando uma série de atores a se juntarem à causa. Nas manifestações das últimas semanas, os atores Ted Danson (“The Good Place”) e Sam Waterston (seu colega na série “Grace & Frankie”) também foram presos enquanto a acompanhavam.