Adam Driver vai duelar com Matt Damon no novo filme de Ridley Scott

A produção de “The Last Duel” (O Último Duelo, em tradução literal), que será dirigido por Ridley Scott, sofreu mudanças em sua escalação. O ator Matt Damon não vai mais duelar com seu amigo Ben Affleck no filme. Em vez disso, seu rival será vivido por Adam Driver (“Star Wars: Os Últimos Jedi”).

Affleck continua no elenco, mas terá agora um papel coadjuvante. Ele também assina o roteiro com Damon.

Os dois amigos não escreviam um roteiro cinematográfico juntos desde que venceram o Oscar por “Gênio Indomável”, que eles também estrelaram em 1997. Desta vez, porém, contaram com a ajuda de Nicole Holofcener (indicada ao Oscar por “Poderia Me Perdoar?”).

A trama é baseada em um livro de Eric Jager e relata eventos que teriam ocorrido na França do século 14. Gira em torno de dois melhores amigos que são separados pela guerra. Apenas um deles é convocado para o conflito e, quando retorna, sua mulher revela ter sido estuprada pelo outro. O herói condecorado apela então para o rei da França, usando sua posição como veterano de guerra para pedir autorização para um duelo até a morte. O livro posiciona este confronto como o último duelo legalmente sancionado no país europeu – daí o título.

O filme estava sendo desenvolvido há alguns anos na Fox, mas a expectativa da aquisição do estúdio pela Disney tinha deixado o projeto no limbo. Não está claro se o estúdio continua envolvido, mas a produção será compartilhada pela empresa do diretor Ridley Scott, Scott Free, e a produtora criada pelos dois astros, Pearl Street Films.

Vale lembrar que o cineasta já trabalhou com Damon no bem-sucedido “Perdido em Marte” (2015), uma experiência que foi positiva para ambos.

A produção também inclui Jodie Come (“Killing Eve”) no elenco, como a esposa violada.